Assessment: saiba como aplicar e confira os benefícios para a empresa

Assessment: saiba como aplicar e confira os benefícios para a empresa

Com certeza, conseguir o profissional certo para ocupar posições estratégicas aumenta muito as chances de sucesso dos projetos da empresa. Nesse processo, o assessment surge para revelar qual o perfil ideal desse profissional.

No geral, seu uso investiga e apresenta o grupo de competências apresentadas pelas equipes contratadas e pessoas candidatas. O objetivo é buscar o ponto de equilíbrio entre as características profissionais e as habilidades exigidas pela organização.

Dessa forma, é possível verificar se quem está disputando a vaga tem perfil aderente aos objetivos estratégicos e fit cultural. Continue a leitura e saiba o que é assessment e como ele atua nessa dinâmica.

O que é assessment?

Assessment foi um processo desenvolvido para indicar e compreender as tendências comportamentais, o desempenho e o potencial de colaboradores ou pessoas candidatas a uma vaga. Esse formato de avaliação se posiciona como modelo para o RH, sendo capaz de definir se tal pessoa possui os requisitos para determinado cargo.

Esse método vai além da análise técnica, buscando informações mais pessoais. As empresas passam a compreender os colaboradores e suas aspirações, seus planos de carreira e podem construir um ambiente saudável de negócios a partir desses dados.

Além de reter os talentos que já fazem parte da empresa, essa referência é fundamental para o recrutamento e seleção. O guia revela traços de desempenho que devem ser buscados nas pessoas que podem ocupar as vagas.

Principais características do assessment

O assessment está focado na tendência de comportamento que os profissionais poderão apresentar ao depararem com os desafios da função e da empresa. Para atingir esse objetivo, é aplicado em formato de questionário que não pode ser substituído por metodologias tradicionais, como dinâmicas de grupo e testes de perfil comportamental.

Esse questionário deve conter perguntas abertas, sendo possível avaliar a vivência do profissional que já está na empresa ou concorrendo a uma vaga. Desse modo, as questões devem fugir do “sim” e “não”.

Por exemplo, se fizer perguntas como “você se considera um profissional criativo?”, as pessoas podem responder, sim, não, um pouco, depende, mais ou menos. No entanto, quando se pergunta “fale um pouco sobre como você já usou a criatividade no trabalho”, a tendência é que exponham e expliquem as situações.

As lideranças e os gestores de pessoas podem cruzar essas informações com outros dados do colaborador, como avaliações de desempenho. Como resultado, conseguem trabalhar nas características ideais de pessoas candidatas para o mesmo cargo, setor ou desafios semelhantes.

Outra característica importante do questionário de assessment é o seu tamanho. Para que o respondente mantenha o engajamento em todas as respostas, é importante que a estrutura seja sucinta.

Conheça os principais tipos de assessments que podem ser aplicados

Embora o assessment tenha características particulares, não é um processo padrão com ferramentas obrigatórias. As perguntas que serão feitas dependem da decisão que vão apoiar, por exemplo: promoção de talentos, desligamento ou recrutamento e seleção.

Confira a seguir os tipos de assessment e quando usar cada uma deles:

Assessment pessoal

Esse tipo é um dos mais utilizados pelo setor de recursos humanos, pois ele é capaz de indicar se o profissional tem skills relacionadas ao cargo que pretende ocupar ou que já ocupa dentro da empresa.

Essa abordagem é interessante para a gestão de talentos, seja no recrutamento, seja na gestão de carreira ou na formação de equipes de alta performance.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Assessment cultural

O assessment cultural define quais ideias, valores e crenças interferem na motivação e na produtividade do colaborador. A avaliação também identifica os objetivos profissionais e pessoais de um indivíduo.

O RH é responsável por compreender a cultura organizacional e estabelecer padrões relevantes, para alcançar um relacionamento harmonioso entre a empresa e os seus funcionários.

Assessment para desempenho

O assessment de desempenho foca em estabelecer referências e padrões a fim de compreender os fatores que podem influenciar positivamente ou não nos resultados de uma equipe.

Porém, esse tipo de avaliação merece atenção a um aspecto: as características pessoais de cada profissional são diferentes. Ou seja, a macro avaliação dos motivos da queda no desempenho pode acabar apresentando resultados relativamente incertos.

Coaching assessment

Essa avaliação é usada para definir como os candidatos ou colaboradores podem ser treinados para atuar nos pontos exatos de melhoria.

Isto é, o coaching assessment tem uma função essencial para o desenvolvimento dos profissionais. Com esse relatório, o RH pode incentivar mudanças, destacar a importância e os benefícios do perfil do funcionário.

Ao capacitar os funcionários para obter uma força de trabalho de alta performance, o coaching assessment é amplamente envolvido. Isso porque desenvolver os colaboradores que já fazem parte da empresa pode ser mais eficaz do que buscar novas contratações no mercado.

Descubra os benefícios em aplicar o assessment no recrutamento

Até aqui, você deve ter notado que o assessment é uma avaliação abrangente e profunda sobre as necessidades e demandas dos profissionais. Mas você pode estar se perguntando os benefícios de submeter colaboradores e pessoas candidatas a essa avaliação.

Reforçamos o poder da estratégia para fornecer informações valiosas sobre os elementos que compõe o fit cultural entre pessoas e empresa. Descobrir o que impulsiona esse match é fundamental para investimentos precisos em endomarketing, qualidade de vida e benefícios em geral. Consequentemente, a rotatividade poderá reduzir significativamente.

Confira as ferramentas podem ser utilizadas no assessment

Como falamos, não existe uma ferramenta de assessment definida. A princípio, o questionário aplicado pode ser integrado a outros instrumentos, como o teste de perfil comportamental e as dinâmicas.

Por meio do encontro entre as informações obtidas por todos esses métodos, é possível ter uma avaliação mais precisa sobre o perfil dos colaboradores.

Inclusive, certos canais de recrutamento oferecem ferramentas para avaliar habilidades de candidatos. Assim, sua empresa filtra profissionais com competências já pré-avaliadas, facilitando seu trabalho e trazendo eficiência operacional para o RH.

Afinal, a gestão de pessoas é desafiadora para qualquer negócio, seja para os colaboradores que já compõem o time, seja na busca e aquisição de talentos. Esse processo exige o uso de ferramentas que facilitem o match perfeito, o employer branding e a retenção de talentos.

Como você pôde notar ao longo do artigo, o assessment contribui para alcançar esses objetivos. Saber mais sobre o colaborador, quais fatores impulsionam sua produtividade e reforçam seus comportamentos positivos são maneiras de acertar nas ações internas e selecionar novos talentos pelo fit cultural.

Não perca nenhuma estratégia de RH. Acesse o nosso glossário e entenda o vocabulário completo da área.

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal