Muito se fala sobre a evolução de várias áreas: da educação, do segmento médico… mas e os Recursos Humanos? Será que o RH já nasceu do modo como é hoje? A resposta é: claro que não! Ao longo dos anos, muitas evoluções foram vividas nessa área, que foi se transformando no que é atualmente, de maneira bem progressiva.
A evolução do RH é um processo muito interessante e que reflete, de certo modo, a história da sociedade. As pessoas foram, pouco a pouco, moldando o segmento por conta de suas próprias necessidades.
Sendo assim, podemos dizer também que o RH é um reflexo do que somos enquanto sociedade. Mas, afinal, quais foram os pontos que se destacaram e se destacam nesse contexto? Continue a leitura para saber mais detalhes!
Como o RH começou?
Quando a forma de trabalho como conhecemos hoje surgiu, “tudo era mato”. A Revolução Industrial chegou rapidamente e impôs condições de trabalho precárias aos colaboradores, fazendo com que eles atuassem em um regime de quase escravidão, com jornadas intensas e salários medíocres.
É claro que, naquele momento, pensar em direitos, cuidados e gestão de pessoas era algo que não passava na mente de nenhuma pessoa. Mas foi apenas uma questão de tempo para que tudo isso se tornasse uma pauta relevante no meio trabalhista.
Com um desenvolvimento progressivo, o RH começou a tomar forma. E se tornou uma força a partir do comecinho do século XX, mais precisamente por volta de 1920, quando as empresas começaram a se transformar em estruturas mais complexas e os direitos civis, mais bem-vistos por esses setores.
O “movimento de relações industriais” é, muitas vezes, visto como o “marco zero” para a criação desse setor. No entanto, foi durante a Segunda Guerra Mundial que ele ganhou mais força, provavelmente por conta das grandes contratações feitas no período para atendimento às demandas do combate.
Depois desse período, no finalzinho dos anos 1940, o RH se tornou uma grande força. As práticas de gestão de pessoas ganharam relevância e foram se desenvolvendo pouco a pouco, tornando-se uma preocupação constante no meio empresarial.
Quais são os marcos da história do RH?
E quais são os pontos de destaque na história do RH? Confira alguns dos mais relevantes a seguir!
1. Movimento de relações industriais
Como vimos anteriormente, o movimento de Relações Industriais foi o primeiro ponto de destaque no RH, visto muitas vezes como o marco inicial dessa área do estudo social.
Ele surgiu por volta de 1920 nos Estados Unidos e teve como objetivo o estabelecimento de uma abordagem mais científica e estratégia para o processo de contratação, gestão e demissão das pessoas no meio empresarial. Alguns dos focos desse processo foram as melhorias das condições de trabalho e a implementação de justiça na tomada de decisões nesse cenário.
2. Segunda Guerra Mundial
Outro ponto que já foi mencionado é a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, houve uma necessidade crescente de busca por novos talentos. O objetivo? Aumentar a força de trabalho para que as demandas da guerra fossem atendidas.
Alguns dos principais destaques no âmbito de contratação foram as pessoas que tinham conhecimento estratégico ou científico, mas várias outras áreas ganharam nova força de trabalho durante esse período.
3. Teorias e práticas de gestão de pessoas
Com o passar do tempo, o RH se tornou mais do que contratar e demitir pessoas: passou a ser, também, um instrumento de gestão de profissionais, que se preocupava com suas condições de trabalho (algo ainda muito “cru” no início da história do setor) e com o desenvolvimento da equipe nas empresas.
Com isso, surgiram as teorias e práticas para a gestão de pessoas, que levavam em consideração a importância do desenvolvimento dos colaboradores para o sucesso das empresas.
4. Gestão de talentos
A compreensão do papel do profissional no sucesso da empresa fez com que outra área se desenvolvesse no mundo do RH: a gestão de talentos.
De repente, o colaborador não era mais visto como uma força de trabalho, e sim como um indivíduo que poderia contribuir para o aumento dos ganhos e da produtividade em cada local. Assim, atender às suas necessidades e cuidar dele com carinho se tornaram prioridades e o são até hoje!
5. Transformação digital
A chegada da internet e das transformações tecnológicas foi outro marco para a evolução do RH. Com essa prática, detalhes como a automação de processos, a análise de dados e o uso do mundo digital para a condução de recrutamentos fez com que os Recursos Humanos passassem a ter uma nova cara.
O trabalho remoto também fez com que acontecesse uma transformação importante no setor e, hoje, muitas equipes de Recursos Humanos atuam quase que exclusivamente dessa forma.
6. Humanização e diversidade
Por fim, o colaborador não é mais um profissional ou uma ferramenta de crescimento para as empresas. Ele é, também, uma pessoa com sonhos, expectativas e direitos que devem ser sempre respeitados. E isso se chama preocupação com a responsabilidade social!
A humanização caminha lado a lado com a diversidade, outra importante parte da evolução do RH. Hoje, empresas buscam pela igualdade e trabalham com políticas afirmativas para a ocupação de vagas por mulheres, negros e outras minorias que foram, por muito tempo, preteridas pelo mercado de trabalho.
Quais são as perspectivas para o RH do futuro?
Agora, chegou o momento de você conhecer alguns detalhes extras sobre o que há no caminho do RH! Prever o futuro é impossível, mas veja algumas tendências que podem se tornar presentes nos próximos anos:
- aumento cada vez mais incisivo do uso da tecnologia e da automação nos processos de RH;
- análise massiva de dados para a tomada de decisões;
- foco na experiência do colaborador;
- aumento da preocupação com diversidade e inclusão;
- desenvolvimento de soft skills como prioridade nos recrutamentos;
- preocupação com o desenvolvimento de habilidades como um todo;
- uso maior da internet como cenário para o trabalho do gestor de RH;
- transformação cultural;
- preocupação com a saúde mental;
- gestão de carreira mais incisiva;
- preocupação com a sustentabilidade; entre outros.
Gostou de saber mais sobre a evolução do RH? Como vimos, esse foi um processo bem progressivo e que teve como plano de fundo as mudanças passadas pelo Brasil e pelo mundo enquanto sociedade. Seu desenvolvimento ainda está em curso e essa é uma área que sempre estará crescendo e desenvolvendo novos conceitos.
E já que o papo envolve a evolução tecnológica, aproveite para conhecer o site da Catho Empresas e fique por dentro das nossas soluções para facilitar o seu recrutamento na prática, com anúncio gratuito de vagas. Nos vemos por lá!