pesquisa salarial

Pesquisa salarial e crescimento: entenda como os salários dos colaboradores se relacionam com a sua empresa

A pesquisa salarial é uma ferramenta fundamental para atrair e manter os melhores profissionais do mercado, o que traz diversos benefícios para a empresa, como a redução do turnover.

Com esse instrumento, a sua organização consegue fazer uma avaliação da média salarial praticada no mercado e, assim, pode oferecer salários mais atrativos, o que também ajuda a atrair os melhores talentos.

Para fazer uma pesquisa salarial eficiente, você precisa de ferramentas de pesquisa e de estar atento ao mercado de trabalho. Ao longo desta leitura, traremos para você mais informações sobre pesquisa salarial e crescimento, e como os salários dos seus funcionários podem ajudar a sua empresa a crescer. Acompanhe!

Afinal, o que é pesquisa salarial e qual a sua importância?

Trata-se de uma ferramenta utilizada pelas organizações para identificar o quanto ela é competitiva em relação às outras empresas do mercado ou região.

Para tanto, é utilizada a média salarial praticada pelas empresas, o que ajuda a elaborar um plano de cargos e salários que atenda às demandas da companhia de forma competitiva. Os benefícios concedidos aos colaboradores podem ser considerados, já que também servem como atrativos para a atração de talentos.

Uma pesquisa salarial também ajuda a empresa a ter mais conhecimento sobre as expectativas dos colaboradores, o que eleva a motivação e, como consequência, aumenta a produtividade das equipes.

Isso porque salários considerados bons impulsionam as pessoas a se dedicarem com mais afinco às suas tarefas, e os profissionais ainda se sentem gratos à organização, ajudando a construir uma marca empregadora forte. Isso porque eles comentam da empresa de forma positiva com seus parentes e amigos, reforçando os valores e a imagem da companhia.

Para resultados realmente efetivos, a pesquisa salarial precisa ser realizada de forma periódica, pois fatores econômicos e sociais podem colaborar para deixar a folha de pagamento defasada em um curto espaço de tempo.

Além do mais, uma empresa que se preocupa em remunerar seus funcionários de forma justa é bem-vista por seus clientes, fornecedores e outros públicos de relacionamento, o que é fundamental para o sucesso do negócio.

Afinal de contas, ninguém quer fazer negócio com companhias reconhecidas por remunerar mal seus funcionários, o que, inclusive, pode repercutir na qualidade dos produtos ou serviços prestados.

Ainda, ignorar a pesquisa salarial como fator de crescimento para a companhia pode fazer com que o índice de rotatividade de pessoal aumente, ficando acima de uma média aceitável, o que é muito mais caro para a companhia.

Logo, a pesquisa salarial é importante porque oferece suporte para a definição das estratégias de remuneração criadas pelo plano de cargos e salários, principalmente para os cargos de alta gestão, buscando competitividade diante do mercado.

Como fazer a pesquisa salarial?

Apesar de parecer algo simples, uma pesquisa salarial deve contar com um planejamento estruturado, a fim de que possa abranger o máximo de detalhes possível. Dessa forma, ela pode agregar valor à organização e fazer a diferença na vida dos colaboradores. Veja a seguir como conduzir uma pesquisa salarial!

Selecione as empresas que vão participar da pesquisa

Se sua empresa é nova no mercado, não faz sentido compará-la com uma multinacional já estabelecida, mesmo que o segmento de negócio seja o mesmo. Assim, você deve verificar quais são as empresas que fazem parte do seu nicho de mercado, mas que estejam no mesmo estágio de crescimento da sua organização.

Outro fator importante a ser avaliado é o número de empresas pesquisadas para amostragem. Se você se atém a quatro ou cinco empresas, dificilmente elas vão, de fato, mostrar a realidade do mercado.

Dessa forma, é importante investir em uma pesquisa salarial que contemple os dados de salários e benefícios de, pelo menos, 15 companhias.

Outras questões que devem ser consideradas na sua pesquisa salarial são:

  • região onde ela atua e segmento;
  • cargos com atividades próximas que podem ser comparados;
  • a estrutura interna da organização;
  • ações estruturadas de recursos humanos que promovam qualidade de vida e bem-estar.

Com o levantamento desses primeiros dados, já é possível fazer um filtro das informações com mais eficiência, com o objetivo de elaborar um comparativo que torne possível a análise precisa do seu mercado de atuação.

Analise a política de benefícios

Com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho, oferecer benefícios atrativos e diferenciados é fundamental para conquistar a preferência desses profissionais.

Portanto, ao fazer a pesquisa salarial da sua empresa, é interessante considerar a política de benefícios, a fim de identificar aqueles atrativos que são mais valorizados pelos profissionais que fazem parte do seu nicho de mercado. Com isso, você pode elaborar um projeto parecido ou ainda melhor.

Verifique os procedimentos de gestão

Finalmente, é imprescindível levar em consideração a sua estrutura de gestão no momento de realizar a sua pesquisa salarial. Isso porque ela está fortemente atrelada à forma com a qual o setor de Recursos Humanos e a gestão atuam, o que interfere de maneira direta nas iniciativas que atraem e retém os melhores profissionais do seu segmento.

Como trabalhar as informações da pesquisa salarial?

Logo quando começarem os trabalhos, é preciso avaliar os cargos pesquisados e filtrar cada dado apurado para fazer um comparativo com o que é praticado na sua organização hoje.

O segundo passo é avaliar, passo a passo, a média salarial e as informações que a companhia já pratica. Dessa forma, você pode observar quais são os pontos fortes e as melhorias que devem ser consideradas.

Como a Catho pode ajudar?

A Catho conta com um serviço de Pesquisa Salarial. Com ele, você tem acesso a uma pesquisa de política de remuneração competitiva e atualizada. Logo, fica mais fácil elaborar o planejamento estratégico da sua companhia e fazer o gerenciamento de salários mais competitivos, dentro da realidade do seu mercado.

Como vimos ao longo desta leitura, a pesquisa salarial é fundamental para o crescimento da empresa, na medida em que, por meio desse instrumento, é possível encontrar a média salarial por cidade, estado e região, comparar salários com empresas concorrentes e definir os melhores benefícios de acordo com o cargo, conferindo importes diferenciais para a sua empresa, como atração e retenção dos melhores talentos do mercado.

Se você gostou deste artigo sobre pesquisa salarial e crescimento, entre em contato para conhecer as nossas soluções!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.