A diversidade de vagas disponíveis no mercado aponta para a necessidade de diferentes estratégias para recrutar e selecionar. Felizmente, com a modernização da área de recursos humanos, as técnicas de seleção de pessoas foram favorecidas e estão cada vez mais certeiras.
A tecnologia é uma ótima aliada para assegurar que o tempo e os recursos usados nos processos terão o retorno esperado — ou, pelo menos, aproximar-se dele. Se está procurando um novo método para incorporar à sua rotina de recrutador, este é o artigo certo para você. Continue a leitura!
1. Banco de currículos
Quem imaginou dezenas de pastas com páginas amassadas, levante a mão! Brincadeiras à parte, quando se menciona banco de currículos, a ideia não mais se refere a essa forma de armazenamento. Hoje, há plataformas como a Catho, que servem para isso, além de agilizar a triagem e identificar os melhores candidatos pelas suas competências técnicas e experiências.
É para isso que um banco é válido. Quanto mais robusto e atualizado ele for, melhor. O ideal é que inclua não só candidatos externos, que já tentaram entrar na empresa, mas também, informações sobre os próprios colaboradores, pois isso pode ser aproveitado em uma seleção interna ou uma promoção.
2. Processo de recrutamento interno
Um estudo realizado pela Boston Consulting Group destacou que, embora relevante, a remuneração nem entra nos motivos que proporcionam felicidade no trabalho. O que, de fato, é considerado nessa lista é a experiência como colaborador, o reconhecimento e a oportunidade de se desenvolver.
Naturalmente, uma promoção é uma forma válida de reconhecer funcionários. É uma demonstração de que o trabalho é bem feito e está sendo visto, assim como há interesse na companhia em fazê-lo crescer. Para o recrutador, existe certa facilidade, visto que ele está mais familiarizado com aquele perfil e consegue enxergar melhor seu encaixe junto à vaga em aberto.
3. Anúncio de vagas na internet
As redes sociais são excelentes veículos de informação, inclusive, para divulgação de vagas. É vantajoso porque o alcance é imenso, chegando facilmente a outros estados, e tudo acontece gratuitamente.
Contudo, o recrutador deve contar com um portal específico para esse fim, como a Catho, já que os candidatos acessam buscando posições com seu perfil. Dessa forma, os dois lados são favorecidos.
4. Inbound recruiting
O termo inbound recruiting vem de inbound marketing. Primeiro, vamos entender o segundo conceito. Trata-se de uma estratégia que objetiva atrair e educar novos clientes, demonstrando autoridade no assunto, a partir de artigos em blogs, e-books (livros digitais), e-mails etc.
Naturalmente, para que essa estratégia se cumpra com perfeição, a empresa tem que investir em conhecer bem quem compra dela. Isso vai fazer com que o conteúdo produzido seja direcionado a essa pessoa, facilitando sua conversão como cliente ou, ainda, fidelizando-a.
Trazendo para o mundo de RH, o inbound recruiting almeja atrair e educar candidatos. No final, o que a companhia está “vendendo” é a vaga. A prática é a mesma: desenvolver materiais relacionados à empresa, que transmitam sua identidade e linguagem. Não faltam pautas disponíveis!
Em uma empresa de TI, por exemplo, dá para abordar quais posições estão em alta, quais são as tendências de tecnologia previstas para aquele ano, como se diferenciar enquanto profissional da área etc. Além disso, de modo mais específico, citar como é o clima organizacional, o propósito, a história da empresa etc.
Vale ressaltar que o inbound recruiting serve até para candidatos que não foram aprovados na seleção. Enviar conteúdos interessantes por e-mail pode fortalecer a imagem da companhia, aumentando o desejo de fazer parte dela e melhorando sua reputação como marca empregadora.
5. Vídeos
Os vídeos chegaram para ficar, e a pandemia da Covid-19 atestou isso. Eles funcionam como um tipo de entrevista. Com eles, o recrutador consegue avaliar vários aspectos do candidato, principalmente, em relação a sua personalidade e até a conduta profissional.
Estabelecendo um tempo limite, quem está concorrendo à vaga ganha a chance de falar de si, qualidades, defeitos, pontos altos e não tão bons durante a trajetória como trabalhador. Quem está selecionando economiza tempo e aperfeiçoa seu funil de recrutamento.
6. Inteligência artificial
Quando se percebe o avanço da inteligência artificial, é comum que as pessoas sintam medo de perder seus postos de trabalho, sendo futuramente substituídas por robôs. Entretanto, não funciona assim. Na verdade, acredita-se que o desenvolvimento da tecnologia depende da mente humana por trás, ou seja, um está relacionado ao outro.
Na área de recursos humanos, a inteligência artificial é vista em plataformas que atuam no recrutamento e seleção de pessoas. É graças a ela que os filtros existem e podem levar a um match mais ágil e eficaz nos processos.
7. People analytics
Ainda sobre a tecnologia, a técnica do people analytics (PA) realiza a coleta, a organização e o diagnóstico dos dados referentes aos candidatos. O software cruza as informações, ajudando os recrutadores a tomar decisões mais acertadas sobre qual é o mais indicado para a posição em aberto.
Inclusive, esse recurso é um dos mais estratégicos para seleções internas e até para frear o turnover. Tem exemplos de grandes empresas que conseguiram excelentes resultados usando a tecnologia, como o Credit Suisse, famoso banco suíço.
Em 2015, a companhia usou os dados para antecipar quem poderia deixá-la. Melhor: por quais motivos isso aconteceria.
Se estiver se perguntando como isso é possível, saiba que a metodologia do PA inclui uso de questionários que a própria organização pode aplicar (até anonimamente), visando a respostas que deseja saber sobre os empregados. Resultado: o banco conseguiu economizar 70 milhões de dólares!
A Catho conta com uma técnica de recrutamento e seleção eficiente nesse sentido: a Recrutamento Perfeito. Com ela, é possível encontrar os candidatos mais perto da sua empresa e com um perfil aderente à vaga que está tentando fechar. Tudo isso, com auxílio da inteligência artificial, para tornar o processo rápido e eficiente.
Quanto mais o recrutador investe em um processo dinâmico, com técnicas de seleção diferenciadas, mais ele se aperfeiçoa no que faz, explorando sua capacidade e conhecendo melhor os candidatos. Vale reforçar que esses métodos permitem dedicar tempo a atividades mais estratégicas, agilizando o operacional. Aproveite as dicas dadas aqui!
Que tal conhecer nossa ferramenta de recrutamento e seleção melhor e adotá-la em seus processos? Entenda como funciona o Recrutamento Perfeito da Catho!