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Recrutamento e Seleção

O que é social hiring? Saiba como funciona essa tendência

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 22/06/2023 | 
  • 11 min de leitura
O que é social hiring? Saiba como funciona essa tendência

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  • O que é social hiring?
    • Como funciona?
  • Por que o social hiring é tendência?
  • Quais são os benefícios do social hiring?
    • Trabalha o seu employer branding
    • Possibilita a aplicação de estratégias de talent acquisition
    • Ajuda a reter talentos
    • Reduz custos do recrutamento e seleção
  • Como aplicar o social hiring? 
    • Desenvolva a sua marca nas redes sociais
    • Mantenha as plataformas digitais atualizadas
    • Utilize vídeos para engajar
    • Engaje os funcionários nas redes
    • Aposte em marketing de conteúdo

As redes sociais trouxeram impactos profundos para a sociedade. Se antes eram vistas unicamente como fonte de entretenimento, hoje em dia elas se tornaram ferramentas relevantes às empresas, sendo úteis tanto para impulsionar o seu marketing quanto atrair talentos. Esse novo cenário deu origem ao social hiring, uma tendência que otimiza o processo de recrutamento e seleção.

É notório o potencial das plataformas digitais para conectar empresas e candidatos. Porém, para que isso ocorra de forma interativa e certeira, é necessário que o setor de Recursos Humanos (RH) atue para tornar a marca empregadora mais interessante e atrativa — momento, então, de investir na tendência.

Quer saber mais sobre ela? Neste post, vamos abordar como funciona o social hiring. Confira!

O que é social hiring?

Social hiring, também chamado de recrutamento social, é uma estratégia de recrutamento e seleção que se baseia no uso das redes sociais para a divulgação de vagas e atração de talentos. 

Nesse modelo de hiring, as mídias sociais, que antes eram de uso pessoal, são vistas como um meio para fortalecer a sua marca empregadora, de modo a despertar o interesse dos profissionais disponíveis no mercado.

A metodologia contribui para o estabelecimento de uma conexão entre os candidatos e a empresa. Isso otimiza os processos de recrutamento, uma vez que as pessoas chegam à empresa já habituadas à sua cultura. 

Como funciona?

Depois de saber o que é o social hiring, é importante entender de que maneira esse conceito funciona na prática. Para aplicar o recrutamento social, o RH utiliza as redes sociais e tecnologias pertinentes a elas para publicar as vagas em aberto, selecionar e pesquisar os candidatos mais adequados e realizar as demais etapas do processo seletivo.

É importante ressaltar que a proposta do social hiring é ir muito além da divulgação das vagas, haja vista que também compreende a publicação de conteúdos relevantes para gerar identificação entre os profissionais e a cultura da marca empregadora.

Por que o social hiring é tendência?

O social hiring vem conquistando cada vez mais empresas, e uma das principais razões para isso é o forte potencial das redes sociais para conectar a marca a colaboradores que estejam alinhados ao seu propósito e valores, o que é considerado o ‘’match’’ perfeito.

Com o recrutamento social, as organizações podem se comunicar diretamente e de forma interativa com o seu público-alvo, fator que otimiza o processo de recrutamento e seleção. Após a análise inicial da candidatura, em vez de ligar para chamar o candidato para participar do processo seletivo, você pode analisar seu perfil com auxílio das redes sociais, contatá-lo e agendar uma entrevista por ali, por exemplo.

Quais são os benefícios do social hiring?

A adoção do social hiring não só ajuda a empresa a se adaptar à transformação digital e modernizar o seu processo seletivo, como também aproxima a marca empregadora dos melhores profissionais do mercado, estimulando-os a participar mais vezes da seleção de vagas futuras. Veja quais são os benefícios do recrutamento social.

Trabalha o seu employer branding

Conforme já mencionamos, o social hiring ajuda a fortalecer o seu employer branding, ou seja, a marca empregadora. O uso da estratégia pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a credibilidade da empresa e torná-la mais competitiva na atração de talentos.

Antes de participar de um processo seletivo, é comum que os candidatos pesquisem sobre a empresa nas redes sociais. Assim, ao utilizar essas plataformas regularmente, a empresa poderá nutrir o interesse dos profissionais por suas vagas e a admiração por seu ambiente de trabalho.

Possibilita a aplicação de estratégias de talent acquisition

As estratégias de talent acquisition (aquisição de talentos) consistem em práticas que visam identificar profissionais com uma performance diferenciada, que estejam acima da média.

Esse método é aplicado de modo cíclico, proativo e dinâmico. Nesse sentido, o dinamismo das redes sociais, tendo em vista que os profissionais atualizam os seus perfis com frequência, ajuda os recrutadores a encontrarem candidatos que melhor atendem a esse requisito profissional. 

Ajuda a reter talentos

Reter talentos é fundamental para reduzir as taxas de alta rotatividade na organização e, consequentemente, melhorar a saúde organizacional. O social hiring contribui para o recrutamento de pessoas mais alinhadas à cultura da empresa, o que facilita a sua adaptação ao ambiente de trabalho.

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O interesse e o comportamento do candidato em suas redes sociais geram uma espécie de filtro para que os recrutadores avaliem se ele está de acordo com o fit cultural da empresa e se apresenta as habilidades e competências desejadas para o cargo.

Reduz custos do recrutamento e seleção

No recrutamento social, a maioria das etapas do processo seletivo é realizada por meio das próprias redes sociais, o que reduz os custos do recrutamento e seleção para a empresa, que não terá que gastar com materiais e a disponibilização de ambientes para receber os candidatos.

A estratégia também ajuda os profissionais a economizarem, uma vez que eles não precisarão comparecer presencialmente até a organização várias vezes.

Como aplicar o social hiring? 

A aplicação do recrutamento social requer um planejamento e estrutura digital de acordo com as pretensões da empresa em relação ao recrutamento e seleção. Acompanhe, a seguir, como implementar o social hiring na sua organização.

Desenvolva a sua marca nas redes sociais

Em primeiro lugar, é necessário desenvolver a sua marca empregadora nas redes sociais. Para isso, é imprescindível criar um posicionamento autêntico nas mídias sociais.

Geralmente, as redes sociais de uma empresa são utilizadas para divulgar os seus produtos e serviços. Para além disso, você pode alimentar as plataformas digitais com informações sobre a rotina de trabalho na organização, utilizando-as como ferramentas de recrutamento e seleção.

A iniciativa transmite aos seus clientes uma visão humanizada da empresa, fazendo com que os candidatos também se identifiquem com o clima organizacional. Afinal, os profissionais da geração atual não avaliam apenas os requisitos técnicos de uma vaga de emprego, mas também dão preferência a empresas com ambiente de trabalho mais saudável e descontraído, segundo pesquisa recente.

Vale ressaltar que, para reforçar a marca empregadora nas redes sociais, é preciso publicar conteúdos que valorizem a sua missão, visão e valores.

Mantenha as plataformas digitais atualizadas

Como vimos, muitas vezes, antes de se candidatar a uma vaga de emprego, os candidatos buscam informações sobre a empresa nas redes sociais.

Sabendo isso, não basta apenas criar as redes sociais da empresa empregadora: é altamente recomendável manter os perfis nas plataformas digitais sempre atualizados, com dados de contato atuais, resumo atrativo da empresa e conteúdos relevantes sobre a cultura e a vivência no ambiente de trabalho.

Utilize vídeos para engajar

Os vídeos são uma ótima ferramenta para estimular a interação entre os candidatos e as redes sociais da empresa. Eles podem ser utilizados para mostrar o dia a dia na organização, responder a dúvidas comuns sobre ela ou sobre as vagas abertas de emprego.

Outra forma de engajar os candidatos é criando vídeos com dicas sobre áreas profissionais, o que aumenta a autoridade e a credibilidade da empresa no mercado de trabalho, já que ela ajuda no desenvolvimento deles.

Engaje os funcionários nas redes

Ninguém melhor do que os funcionários atuais para ajudar a atrair talentos. Muitas vezes, os candidatos visitam os perfis institucionais que estão vinculados à página da empresa nas redes sociais para pesquisar o que eles estão falando sobre ela.

Sendo assim, invista no engajamento dos seus colaboradores, realizando ações que os valorizem e os façam sentir orgulho de fazer parte do sucesso da empresa. Pense também em encorajá-los a compartilhar na rede social as experiências vivenciadas durante a rotina de trabalho.

Aposte em marketing de conteúdo

Aliado ao social hiring, o marketing de conteúdo ajuda a aumentar a visibilidade e o impacto positivo da sua marca empregadora no recrutamento digital. Produza conteúdo relevante e com técnicas de SEO, para que cheguem a mais pessoas e, assim, você tenha mais chances de atrair o perfil desejado de profissional.

A transformação digital trouxe a digitalização para as mais diversas atividades da empresa. O social hiring faz parte do processo de digitalização do recrutamento e seleção, ajudando as organizações a se manterem competitivas no mercado de trabalho enquanto marcas empregadoras e a identificarem, com mais facilidade, talentos preciosos.

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