Em toda empresa, o departamento de Recursos Humanos engloba as diversas atividades que envolvem a gestão de pessoas, como recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e oferta de benefícios. As funções do RH, portanto, representam uma importante estratégia para o crescimento dos negócios.
Nos últimos anos, o RH tem se tornado cada vez mais uma peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro dos empreendimentos. Para isso, a equipe responsável combina uma série de práticas visando administrar da melhor forma o relacionamento com os colaboradores.
Acompanhe a leitura e entenda quais são as principais funções do RH na empresa e como esse departamento pode potencializar os resultados do negócio!
O que é o setor de RH?
O setor de Recursos Humanos é responsável por todas as atividades relacionadas à gestão de talentos em uma companhia. O RH é fundamental, pois fortalece as competências, gera motivação e engajamento, permitindo que os colaboradores atinjam um bom desempenho e atuem sempre alinhados aos valores da empresa.
É esse departamento, por exemplo, que lida com a manutenção das relações profissionais, identificando os funcionários como uma parte importante do patrimônio do negócio. De modo geral, o RH tem o principal objetivo de ser o mediador entre as necessidades e demandas da organização e dos talentos.
Por contar com uma série de atribuições, o setor de RH tem se tornado cada vez mais relevante na rotina corporativa. A equipe responsável é capaz de desenvolver times mais engajados e motivados, que atuam movidos em prol de alcançar os melhores resultados.
Para que serve o RH nas empresas?
Todo empreendimento é composto por pessoas que movem a empresa e que tornam possível o planejamento, a execução de estratégias, o processo de atendimento ao cliente, entre outras tarefas operacionais essenciais. Para gerir da melhor forma e oferecer as condições para ter uma equipe de sucesso, é essencial investir na área de Recursos Humanos.
O RH trabalha tanto para cumprir as obrigações que envolvem a contratação de profissionais quanto para proporcionar a capacitação e melhora contínua dos colaboradores. É, portanto, um departamento muito importante para fortalecer os relacionamentos e o clima organizacional.
Quais são as principais funções do RH em uma organização?
Existem processos cruciais que todo setor de Recursos Humanos executa em um empreendimento. Veja a seguir!
Recrutamento e seleção
É papel do RH buscar profissionais com o perfil adequado para os cargos disponíveis nas diferentes áreas da empresa. Para isso, a equipe realiza o recrutamento, a seleção e a contratação de candidatos para preencher as vagas em aberto.
Treinamento e desenvolvimento
Outra tarefa desempenhada pelo RH é o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. O time pode organizar eventos, palestras, cursos, workshops, entre outros tipos de iniciativas que visam a capacitação dos funcionários.
Definição de salários e benefícios
Tudo que diz respeito à definição de salários e benefícios é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Para isso, a equipe se dedica a uma série de tarefas, como depósitos, cálculo de remuneração, entrega de holerites, pagamentos, entre outras demandas.
Clima organizacional
A manutenção do clima organizacional é uma atividade que faz parte da rotina do departamento pessoal. Por sua vez, o RH trabalha com o monitoramento e a identificação de problemas para garantir que o ambiente corporativo seja saudável, harmonioso e positivo para todos os profissionais.
Manutenção da saúde física e mental
Algumas práticas do departamento de Recursos Humanos também contribuem para a manutenção da saúde física e mental dos funcionários. Esse setor pode, por exemplo, implementar programas de ginástica laboral, fornecer planos de academia, disponibilizar apoio psicológico e organizar eventos com dicas sobre saúde e bem-estar.
Avaliação de desempenho
Outra importante atribuição do RH é realizar, de forma contínua, a avaliação de desempenho dos colaboradores. Esse processo é essencial para analisar a performance do time, identificar falhas, alinhar as expectativas e permitir que a liderança tome decisões mais objetivas e transparentes.
Quais são as diferenças do RH para o Departamento Pessoal?
É comum confundir as atividades do RH com as do Departamento Pessoal (DP). O DP cuida da parte administrativa e burocrática, e desempenha ações como as relacionadas à folha de pagamento, registro das carteiras dos profissionais, cálculo de impostos, processos de demissão, entre outras.
Geralmente, o DP também cuida e distribui todos os tipos de documentos necessários para o gerenciamento do pessoal, desde a contratação até o desligamento. O setor ainda lida com o controle de frequência e pontualidade, pagamentos, cálculo de férias, aposentadorias e muito mais.
As funções do RH e Departamento Pessoal se diferenciam, justamente, devido ao DP ser mais voltado para a área burocrática e o RH para a gestão de talentos, responsável por cuidar do relacionamento na prática. Contudo, ambos os setores são cruciais para o bom gerenciamento do capital humano nos negócios.
Como desenvolver um setor de RH que agregue valor?
A gestão estratégica que o RH desempenha no dia a dia é um dos fatores responsáveis por criar ações internas e externas que aumentam a valorização da empresa. No entanto, é preciso contar com uma equipe que realmente trabalhe em prol da melhora do negócio e dos colaboradores.
Para isso, é necessário potencializar a visibilidade da área de RH e favorecer a imagem do próprio departamento dentro da empresa. Felizmente, existem diversas práticas inovadoras que podem auxiliar a garantir os melhores resultados nesse sentido.
O primeiro passo, portanto, é definir processos mais otimizados e que tenham como foco principal o bem-estar das pessoas. A estrutura do setor de Recursos Humanos ainda deve:
- ter um planejamento estratégico de negócios, com táticas e operações alinhadas com o que a empresa deseja construir a longo prazo;
- contratar especialistas para a área de RH e definir processos voltados para profissionais qualificados;
- adotar as ferramentas certas que simplificam as tarefas do dia a dia por meio de tecnologia e automação;
- elaborar regulamentos internos do RH, como normas e procedimentos;
- investir em programas de integração e treinamentos para o time de RH.
Conseguiu perceber que as funções do RH são muito importantes para o desenvolvimento e crescimento de qualquer negócio? Cada vez mais, as empresas notam a relevância do setor para o aperfeiçoamento das operações corporativas. Para ter um desempenho ainda mais positivo, lembre-se de que é essencial investir em qualificação e treinamento de qualidade para os colaboradores que integram o departamento.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter da Catho para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do RH!