Recrutamento misto: quais são as vantagens e como fazer?

Recrutamento misto: quais são as vantagens e como fazer?

O recrutamento misto é uma forma eficiente para atrair e reter talentos. Veja como ele funciona!

Você está com dificuldade de atrair talentos qualificados e engajar os colaboradores nos programas de desenvolvimento? Então, talvez, o recrutamento misto possa solucionar esses problemas.

Essa estratégia envolve buscar talentos do mercado e dos times que compõem a empresa, motivando os funcionários a se capacitarem para conquistar novas oportunidades sem pedirem o desligamento.

Quer saber como esse processo funciona, suas vantagens e as melhores práticas? Continue a leitura e fique por dentro!

Pesquisa de Tendências RH para 2023

O que é recrutamento misto?

O recrutamento misto é uma forma de selecionar candidatos e talentos que atuam no mercado de trabalho e profissionais que já trabalham em uma empresa. Ou seja, os colaboradores podem concorrer às mesmas vagas que os trabalhadores que estão em busca de novas oportunidades no mercado.

Os objetivos do recrutamento misto são preencher vagas com profissionais qualificados para os cargos, sem excluir as pessoas que já fazem parte da empresa.

Quando os colaboradores percebem que existe essa oportunidade, a tendência é que eles procurem se desenvolver e, assim, construir um plano de carreira considerando que podem crescer no local onde trabalham. Assim, a empresa promove a retenção dos talentos.

Quais são os benefícios?

O recrutamento misto de pessoas traz vantagens para as empresas e candidatos. Profissionais comprometidos almejam uma carreira em crescimento e, para isso, precisam se qualificar.

Quando a companhia abre oportunidades internas com frequência, esses colaboradores sabem que podem colocar em prática sua experiência e os conhecimentos adquiridos na qualificação na própria organização. Com isso, o investimento no desenvolvimento dos profissionais retorna de forma mais efetiva ao negócio.

Como também trabalha com candidaturas externas, a empresa amplia o leque de possibilidades para um recrutamento e seleção eficientes. Afinal, se não encontrar a pessoa certa no mercado, há uma possibilidade de ela já atuar em seus times. O contrário também é válido.

Veja, abaixo, mais benefícios do recrutamento misto!

Agilidade no R&S

A estrutura de qualquer processo de R&S eficiente exige estudo e planejamento sobre a vaga. Quando a empresa sabe exatamente o que procura em um candidato, o recrutamento ocorre de forma rápida e objetiva.

Ao entender que há a possibilidade de trabalhar com candidatos internos, é possível desenvolver o capital humano pensando nas vagas que pessoas com perfil compatível à função podem ocupar no futuro. Com isso, antes mesmo de abrir alguns processos, a empresa já tem o candidato ideal.

Redução de custos

Demitir e contratar novos profissionais é um processo custoso, tanto em relação ao dinheiro quanto ao tempo dos profissionais e o período de adaptação.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Com oportunidades internas conhecidas, além de reter os talentos que já fazem parte do time, pessoas que buscam por estabilidade são atraídas com mais facilidade. A tendência é que o número de colaboradores interessados em crescer seja maior do que aqueles que vão buscar uma nova oportunidade.

Retorno dos investimentos em capacitação

Todo investimento em capacitação de colaboradores pode retornar ao negócio quando os candidatos preferem se candidatar às vagas internas do que procurar oportunidades no mercado.

Por outro lado, profissionais experientes e qualificados são disputados pelas organizações. Aquelas que investem no crescimento interno acabam se tornando mais atrativas e, ao lado de outros benefícios, podem ser escolhidas por essas pessoas.

Como fazer o recrutamento misto?

O recrutamento e seleção de talentos é um processo complexo e, quando envolve o público externo e interno, deve ser pensado de forma estratégica. O primeiro passo é estabelecer se o processo será simultâneo ou qual será a prioridade na abertura da vaga.

Quando bem estruturado e transparente, o recrutamento misto tem muitas vantagens. A falta de transparência pode gerar insatisfação dos candidatos, quando descobrem que disputavam a posição com os próprios colaboradores da empresa ou, em outro caso, com os profissionais do mercado.

Estando ciente da importância da transparência, veja como realizar o recrutamento misto de pessoas!

Priorize o recrutamento externo

Quando a empresa decide abrir a vaga para o mercado, ela tem um instrumento poderoso em mãos. Na entrevista, o profissional pode oferecer insights valiosos para a organização e, quando o match acontece, uma pessoa nova traz frescor ao departamento.

Entretanto, encontrar profissionais qualificados e com fit cultural pode ser desafiador. Caso as skills não batam, é hora de extrair os pontos positivos da entrevista e partir para o recrutamento interno.

Priorize o recrutamento interno

Se a cultura da companhia é dar oportunidade para os colaboradores, priorizar o recrutamento interno é o ideal. Essas pessoas podem se candidatar primeiro às vagas disponibilizadas pelo portal de R&S utilizados no recrutamento externo ou nos sistemas internos da empresa.

Caso a vaga não tenha o número de inscritos desejados ou os colaboradores ainda não estejam prontos para assumir o desafio, ela poderá ser disponibilizada externamente.

Realize processos simultâneos

Nada impede que o processo de recrutamento misto seja simultâneo. Ao escolher esse formato, a tendência é que a empresa leve menos tempo para fechar a vaga. Assim, todos os candidatos são submetidos à avaliação ao mesmo tempo, e o recrutador poderá ter um panorama comparativo em tempo real.

Como realizar o recrutamento externo com mais eficiência?

Para o recrutamento externo, conte com a ajuda de uma solução que facilita o match com os candidatos mais adequados em todas as etapas. Uma delas é a Catho, um dos portais de recrutamento e seleção mais tradicionais do Brasil.

Com a Catho você pode:

  • fazer a triagem inteligente e enviar um alerta do perfil dos candidatos ideais, para que você faça o hunting quando necessário;
  • acessar a base de candidatos PcD, com laudo médico já validado;
  • anunciar vagas gratuitamente, sem limites de anúncios;
  • enviar mensagens e agendar entrevistas diretamente com o candidato;
  • verificar a média salarial do mercado para as suas vagas, garantindo recursos para tornar as oportunidades mais atrativas.

Como você viu, o recrutamento misto expande a busca por profissionais qualificados ao mercado, além de ser uma estratégia que motiva e retém talentos que já fazem parte das equipes. Logo, quando a empresa divulga a prática interna e externamente, a tendência é que mais pessoas invistam na qualificação e se dediquem aos programas de desenvolvimento.

Continue se desenvolvendo na arte de recrutar pessoas! Saiba mais sobre técnicas de Recrutamento & Seleção com o material Glossário de RH!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal