A preocupação ambiental vem crescendo constantemente entre indivíduos e empresas, tornando esse um tema abordado em diferentes esferas da vida. Por isso, incorporar o recrutamento sustentável nos processos de seleção realizados pelo negócio pode ser uma estratégia eficiente.
Os profissionais talentosos estão cada vez mais dando valor ao aspecto ambiental e social, por isso, aderir valores sustentáveis na cultura e incluir os princípios ESG no dia a dia do empreendimento representa uma ótima oportunidade de gerar impactos positivos em toda a sociedade. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira nosso texto agora mesmo!
A importância dos valores sustentáveis
Investir em valores sustentáveis e colocar o ESG como um dos pilares da empresa é essencial para se diferenciar dos concorrentes e atrair profissionais talentosos. Porém, muitas companhias não adotaram práticas relacionadas à sustentabilidade até o presente momento, o que traz oportunidades para o mercado.
Isso é o que sugere uma pesquisa realizada em 2024, que explica que 29% dos negócios brasileiros ainda não incluíram esse conceito no empreendimento. O estudo também relata que os valores ambientais fortalecem a reputação corporativa para 77% dos entrevistados e gera impactos positivos no meio-ambiente, para 78%.
Já outro relatório aponta que 88% dos colaboradores de empresas ESG se dizem felizes por estarem no quadro de funcionários. Assim, a construção desse tipo de valor se demonstra relevante por todos os motivos apresentados.
Avaliação de competências sustentáveis
A avaliação das competências dos candidatos pelo RH e o alinhamento que apresentam com os valores sustentáveis também é um fator a ser observado. Por isso, além de observar capacidades técnicas, é aconselhável analisar aspectos comportamentais.
Isso porque profissionais com competências sustentáveis tendem a ser mais responsáveis durante suas atividades diárias. Consequentemente, adotam práticas que reduzem o consumo de papel, geram menos resíduos, aproveitam os materiais disponíveis ao máximo e ajudam na incorporação de uma cultura organizacional forte nesse quesito.
Sustentabilidade como parte da cultura corporativa
O recrutamento interno sustentável também deve ser alinhado com a cultura corporativa. Para isso, é preciso superar desafios crescentes a fim de criar conscientização dos profissionais e construir valores fortes que farão a diferença.
Vale a pena, por exemplo, elaborar um plano de ação relacionado ao ESG, destacando os pilares que serão adotados e as metas sustentáveis que a empresa perseguirá ao longo dos anos em sua atuação.
A adesão do alto escalão às práticas, bem como a comunicação constante por meio de palestras e feedbacks, também faz diferença para que tais valores sejam fortalecidos. Assim, as chances de que todos os funcionários coloquem em prática as ações sustentáveis são maiores.
Comunicação da missão e valores sustentáveis
Além de comunicar aos funcionários que já fazem parte do quadro da empresa, os valores sustentáveis e a missão também devem ser repassados durante os processos seletivos.
Nesse sentido, é aconselhável incluir nos anúncios de vagas e descrição de cargos tal elemento. Essa prática é útil ao objetivo de atrair talentos com uma visão parecida com a da empresa, o que simplifica o processo seletivo e tende a gerar uma adesão crescente aos princípios de sustentabilidade.
Porém, lembre-se de ter atenção para adotar uma abordagem inclusiva. Isso pode ser feito por meio de um planejamento adequado do processo seletivo, que, inclusive, deve ser padronizado a fim de simplificar diante de novas demandas e reduzir custos.
Entrevistas com foco na sustentabilidade
As entrevistas também podem ser elaboradas pensando em promover conscientização dos candidatos e selecionar pessoas com valores ambientais similares aos da empresa. Por exemplo, você pode incluir questionários relacionados à sustentabilidade nessa etapa.
Para não ter a necessidade de realizar impressões, tal documento deve ser preenchido de maneira online. Inclusive, uma das tendências que vale a pena observar é a de paperless, que tem diversos impactos importantes.
Dados da Deloitte, por exemplo, sugerem que essa abordagem aumenta a segurança em 69% e melhora os processos operacionais em 59%. Por isso, é útil aderi-la durante as entrevistas, seja para os questionários, para envio de currículos ou para a etapa de triagem.
Colaboração com organizações ecológicas
A colaboração com organizações ecológicas é mais uma prática que ajuda a encontrar talentos alinhados à cultura. Esse passo permite ter acesso a uma rede de profissionais que já contribuem com causas relevantes.
Assim, eles podem desempenhar funções específicas, auxiliando a fortalecer os princípios ambientais e gerando engajamento de mais colaboradores com essa causa tão relevante.
Para colocar essa abordagem em prática, busque por instituições que tenham uma visão parecida com a da sua organização e firme parcerias, apoiando as iniciativas dela. Assim, é possível ter acesso aos talentos com valores parecidos com os do seu negócio.
Desafios do recrutamento sustentável
Há diferentes dificuldades que podem ser enfrentadas na hora de adotar o recrutamento sustentável. Por exemplo, a adesão dos candidatos, bem como dos colaboradores pode ser pequena, exigindo uma abordagem estratégica para vencer essa adversidade.
Além disso, incluir métodos inovadores, que reduzem o impacto ambiental, é desafiador. Há ainda grande resistência contra entrevistas virtuais, digitalização de processos e adesão dos novos elementos na cultura organizacional.
Uma boa saída para isso é utilizar alguns recursos que já se provaram eficientes no dia a dia de outras empresas. Por exemplo, ao contar com a Catho você dispõe de uma plataforma que vai auxiliar na digitalização do recrutamento, inclusive, podendo buscar profissionais com valores ambientais a partir dos filtros disponíveis.
Promoção da diversidade e inclusão sustentáveis
Por fim, é necessário compreender que na hora de promover a diversidade e a inclusão sustentável no recrutamento, é primordial ter critérios claramente estabelecidos. Assim, fica mais fácil encontrar profissionais com alinhamento quando o assunto é sustentabilidade.
Ao entender o que é o recrutamento sustentável e como ele pode beneficiar a sua empresa, fica mais simples colocá-lo em prática. Porém, vale ter atenção para que o alto escalão faça a adesão dos princípios, além de contar com ferramentas adequadas que ajudem a incluir essa abordagem no negócio sem comprometer o desempenho.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, confira qual é a visão dos CFOs nas decisões sobre sustentabilidade!