Estratégias para alinhar a cultura organizacional aos objetivos da empresa

Estratégias para alinhar a cultura organizacional aos objetivos da empresa

Veja o que pode ser feito para aperfeiçoar a cultura e o clima interno na sua organização!

Você sabe qual é a importância da cultura organizacional das empresas? Uma cultura sólida e alinhada com os objetivos do negócio pode ser um ativo valioso, já que impacta positivamente o desempenho dos colaboradores e o sucesso das organizações.

Por outro lado, o desalinhamento cultural pode levar a problemas internos e externos que ameaçam o equilíbrio das companhias. Nesse caso, o departamento de Recursos Humanos (RH) deve estar comprometido e investir em estratégias para instaurar um ambiente saudável, que apoie as necessidades do empreendimento e das pessoas envolvidas.

Acompanhe o conteúdo até o final e descubra quais são as principais ações para alinhar a cultura organizacional com os objetivos e metas da empresa!

Avaliação da cultura atual

Compreender a cultura organizacional existente no negócio, de forma a identificar os valores, as crenças e as práticas atuais, é fundamental para avaliar o nível de satisfação dos profissionais envolvidos. Caso a cultura não esteja clara para todos, o resultado pode ser negativo.

A tendência, com isso, é que ocorram conflitos internos e maiores problemas, como queda de produtividade e insatisfação por parte dos colaboradores. A avaliação, nesse caso, ajuda a gestão a detectar o que pode ser aperfeiçoado na rotina, contribuindo para um melhor clima geral.

Definição de objetivos estratégicos

Também é muito importante que os objetivos estratégicos da empresa sejam claros e específicos para manter o alinhamento cultural. Ao definir as metas do empreendimento, ainda é preciso considerar as necessidades das pessoas que trabalham na companhia.

Para tanto, os funcionários precisam compreender a importância de cada um para o alcance dos objetivos corporativos. A liderança do negócio, nesse caso, tem a responsabilidade de repassar informações com frequência, permitindo que a equipe saiba exatamente qual caminho seguir.

Identificação de lacunas culturais

Em uma cultura organizacional sólida, os resultados do time são compatíveis e alinhados com a missão e os valores da companhia. Nesse sentido, é essencial que o departamento de RH se mantenha atento e identifique possíveis lacunas culturais que podem atrapalhar o bom desenvolvimento dos processos internos.

Pode ocorrer, por exemplo, de um determinado profissional não apresentar o fit cultural necessário para o cargo que ocupa. Da mesma forma, um gestor pode ter comportamentos tóxicos que afetam o bem-estar da equipe. Como citamos, avaliar constantemente a cultura é fundamental para o crescimento e o sucesso da empresa.

Comunicação eficaz

A comunicação com o time deve estar alinhada para que todos saibam exatamente o que fazer, como agir e quais decisões tomar para alcançar os objetivos do negócio. Para tanto, o departamento de RH precisa dialogar frequentemente com os profissionais para ter mais chances de construir bons relacionamentos internos.

Inclusive, todas as normas, diretrizes e condutas precisam estar bem claras para os colaboradores, já que a ação contribui para uma maior fluidez e conforto no ambiente de trabalho. A prática também é essencial para que a equipe compreenda e incorpore a cultura no dia a dia.

Engajamento dos funcionários

Uma cultura organizacional de alta performance leva em consideração o potencial de engajamento e a motivação dos funcionários. Para tanto, a cultura deve incentivar a autonomia, a proatividade, a responsabilidade, entre outras competências indispensáveis para o sucesso da organização.

É interessante, nesse caso, que o departamento de RH estimule o desenvolvimento contínuo dos profissionais para que todos se envolvam e atuem visando o crescimento do negócio. Caso seja necessário, vale a pena investir em treinamentos e cursos para o aperfeiçoamento do time.

Liderança e exemplo

Boa parte das ações dos colaboradores são influenciadas pela cultura organizacional e, sobretudo, pelos exemplos da liderança. É por meio das atitudes do líder que os funcionários reconhecem os valores do empreendimento e identificam o que deve ser feito para manter sempre o clima alinhado à cultura.

Para isso, é interessante que o RH invista na capacitação da liderança e forneça suporte para que os gestores adotem uma posição e conduta cada vez mais estratégicas. A consequência dessa ação tende a ser bastante positiva, uma vez que a equipe se sente mais motivada com a presença de uma liderança de qualidade.

Medição e monitoramento

Monitorar constantemente o clima organizacional é fundamental para medir a eficácia das ações voltadas para o alinhamento cultural. A prática é imprescindível para as companhias verificarem se estão, de fato, caminhando na direção de uma cultura positiva.

Da mesma forma, o acompanhamento possibilita que o departamento de RH tome medidas para a melhoria e/ou para a transformação de determinadas regras e condutas. Igualmente, é uma alternativa para pensar em formas contínuas de permanecer estimulando a cultura e a manutenção dos processos internos.

Aprendizado contínuo e adaptação

Diante dos diferentes tipos de cultura organizacional, é interessante que a gestão corporativa esteja aberta o suficiente para aprender e adaptar continuamente as estratégias. Nesse sentido, é fundamental considerar as opiniões e necessidades dos colaboradores.

Essa oportunidade possibilita fortalecer cada vez mais a cultura da empresa e melhorar a satisfação dos profissionais. Para o bom desenvolvimento desse processo, é importante, ainda, contar com algumas ferramentas, como feedbacks e pesquisas internas.

Criação de uma cultura inclusiva e diversificada

Promover uma cultura organizacional inclusiva e diversificada oferece muitos benefícios aos empreendimentos. Além de favorecer o clima, a ação ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável e incentiva a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais.

Felizmente, existem inúmeras ações que o RH pode tomar para construir uma cultura mais respeitosa, diversa e onde todos se sentem valorizados. Por exemplo, é possível implementar políticas internas que consideram as necessidades individuais e favorecem uma convivência mais harmoniosa entre os funcionários.

Até aqui, você percebeu que o alinhamento é essencial para o sucesso a longo prazo da cultura organizacional. Lembre-se de que a liderança, a comunicação eficiente e o engajamento dos colaboradores desempenham papéis cruciais nesse processo.

Além do mais, as estratégias apresentadas ao longo do conteúdo vão contribuir diretamente para alinhar a cultura com os objetivos do negócio. O resultado será crescimento mais ágil, maior bem-estar, produtividade e redução de conflitos dentro do time.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter Momento Catho agora mesmo para ficar por dentro das tendências e novidades do RH!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal