A relação entre cultura organizacional e liderança é mais íntima do que muitas pessoas imaginam. Isso porque a figura de quem conduz a equipe diz muito sobre a filosofia e as propostas de uma empresa.
É por esse motivo que toda organização precisa levar esse ponto em consideração ao escolher quais serão os líderes. Se o objetivo da empresa é ser um ambiente inspirador e acolhedor, essas mesmas características precisam ser bem expressas pelos líderes e gestores.
Mas, afinal, como relacionar cultura e liderança, na prática? Acompanhe este post e saiba mais!
Por que a cultura organizacional é importante para as lideranças?
Na hora de preparar ou selecionar um líder para atuar em uma empresa, é fundamental garantir que o profissional saiba bem como funciona a cultura organizacional do lugar. Essa é a única maneira de garantir que a imagem da liderança transpareça os valores, as normas e as crenças da organização.
Isso reforça, ainda mais, a importância de ter uma cultura organizacional bem definida. Afinal, é isso que vai determinar como será o clima do ambiente de trabalho e, consequentemente, a dinâmica dos profissionais na rotina corporativa.
Qual é o papel do líder na cultura organizacional?
Independentemente da área de atuação de um negócio, toda a reputação será construída com base no desempenho dos seus profissionais. Desde os serviços de atendimento até as tomadas de decisões, todas as ações são realizadas por um quadro de colaboradores com os mais variados cargos.
Sendo assim, é possível entender que os profissionais são a cara de uma empresa no mercado. No entanto, quem é que representa o perfil dos colaboradores?
Esse é o papel do líder. É por isso que a relação entre liderança e cultura organizacional é tão íntima. Afinal, é por meio das decisões e das atitudes tomadas pelo profissional líder que todos os objetivos de uma empresa serão cumpridos.
Como a liderança pode impactar positivamente a cultura organizacional?
Tendo em vista a relevância da figura do líder para as equipes e, principalmente, para preservar a cultura organizacional de um negócio, o primeiro passo que toda empresa deve tomar para proporcionar impactos positivos é o treinamento da liderança.
É importante ter em mente que as decisões realizadas pelo líder vão expressar os ideais da organização. Dessa forma, adotar uma postura colaborativa, uma comunicação aberta, uma gestão acolhedora e ter uma atitude empática são aspectos fundamentais para promover um bom relacionamento entre as equipes.
Vale destacar também que toda empresa precisa escolher um perfil de líder que esteja realmente alinhado à cultura organizacional. Se o objetivo do negócio é se destacar em tecnologia e inovação, é fundamental contar com uma liderança inclusiva, criativa, flexível e humanizada.
Desse modo, uma boa liderança traz impactos positivos para o desenvolvimento de uma empresa justamente por:
- realizar uma boa gestão de talentos;
- promover um clima organizacional positivo;
- valorizar a filosofia do negócio;
- melhorar a gestão de pessoas;
- proporcionar uma melhor relação entre os colaboradores e a empresa.
Como você viu, a relação entre cultura organizacional e liderança é bastante forte. Por esse motivo, a escolha dos profissionais que ocuparão os cargos executivos e gerenciais faz toda a diferença para manter a harmonia interna e fazer com que as atividades da empresa expressem bem os seus valores.
Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para ver muito mais conteúdos sobre liderança e gestão!