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Recrutamento e Seleção

Como fazer recrutamento interno de forma eficiente? Veja aqui

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 08/11/2021 | 
  • 8 min de leitura
Como fazer recrutamento interno de forma eficiente? Veja aqui

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  • Como funciona o recrutamento interno?
  • Quais são os tipos de recrutamento interno?
    • Informal
    • Abertura de vagas
    • Reenquadramento
  • Quais são as melhores estratégias para recrutamento interno?
    • Saiba como se comunicar
    • Mantenha os desempenhos atualizados
    • Realize testes, entrevistas e feedbacks
  • Quais as vantagens do recrutamento interno para a empresa?

Toda empresa tem a seu dispor dezenas de estratégias para recrutar, selecionar, atrair e reter talentos com eficiência. Uma delas é o recrutamento interno. Popularizado como promoção interna ou plano de carreira, suas estratégias merecem destaque no funil de recrutamento.

Preparamos um post que aborda como fazer recrutamento interno com detalhes e ensina você a aproveitar o melhor da sua equipe, otimizando o seu trabalho e garantindo a retenção de talentos.

Como funciona o recrutamento interno?

O recrutamento interno, como o próprio nome sugere, acontece quando a seleção de profissionais para vagas na empresa ocorre primeiro dentro da empresa, ou seja, seu objetivo é recrutar profissionais que já são colaboradores. 

A oportunidade é disponibilizada para o público externo somente nos casos em que a organização não identifique nenhum talento interno para o cargo.

Quais são os tipos de recrutamento interno?

Conforme as políticas internas da casa, o perfil da vaga e a necessidade da equipe, há pelo menos 3 tipos de recrutamento alinhados a essa forma de recrutar. Veja!

Informal

Acontece quando o colaborador mantém o seu desenvolvimento positivo conforme o esperado pela empresa, e, em uma oportunidade de crescimento, seu gestor faz a sua indicação para vaga. 

Geralmente, não há concorrência nesse processo. Por isso, também pode ser considerado como uma promoção de cargo.

Abertura de vagas

A empresa publica, em seus meios de comunicação internos, que há vagas disponíveis. O anúncio acompanha o perfil buscado e as regras para participar.

Havendo interesse, o colaborador pode se candidatar ao processo seletivo.

Reenquadramento

É destinado a colaboradores promovidos seguindo as políticas internas da empresa, de acordo com o plano de carreira e de cargos e salários.

A principal diferença para o recrutamento informal é que não se trata apenas de reconhecer o bom desempenho, mas de fazer valer as políticas internas do negócio. 

Portanto, independentemente da forma ou da situação do recrutamento interno, é extremamente importante que a empresa esclareça sobre suas normas e políticas internas, assim como a transparência nos processos.

Quais são as melhores estratégias para recrutamento interno?

Optar por essa forma de recrutar parece ser uma ótima alternativa, não é? Mas para um recrutamento interno eficiente, é extremamente importante fazer o planejamento dessa estratégia.

Inicialmente, a empresa deve investir em sua equipe de RH, buscando profissionais competentes, que estejam atualizados e entendam sobre as particularidades dos processos de recrutamento, independentemente do modelo escolhido.

Até mesmo os pequenos equívocos na hora de contratar talentos podem trazer diversos impactos negativos, por exemplo:

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  • aumentar o índice de rotatividade de colaboradores, resultando na perda financeira e manchando a imagem da empresa como marca empregadora;
  • menos produtividade, já que o novo colaborador leva um tempo para se adequar ao clima organizacional, e quando o alcança é desligado da empresa ou até mesmo opta em se demitir;
  • desmotivação dos demais colaboradores, que não enxergam a empresa como uma instituição que reconhece seus valores.

Boas estratégias de recrutamento interno, aliadas a uma equipe de RH eficiente, evitam que esses problemas aconteçam. Confira algumas sugestões.

Saiba como se comunicar

Escolher como comunicar, onde comunicar e estruturar a comunicação interna da melhor forma possível é fazer a diferença na divulgação de vagas e na candidatura.

Desde um quadro de avisos para empresas pequenas, até o uso de mailing devem ser devidamente organizados.

Além disso, é importante que a empresa busque canais efetivos de comunicação com seus colaboradores, conforme o perfil dos profissionais e funções desempenhadas.

Por exemplo, não adianta utilizar só o e-mail corporativo se existe um grande time de vendedores que trabalham nas ruas. 

Dessa forma, a publicação de uma vaga não se torna apenas mais um papel colado no quadro de avisos ou um e-mail que demora semanas para ser aberto. Esse problema pode ser resolvido com uso de aplicativos e sistemas internos.

Mantenha os desempenhos atualizados

Empresas que optam em fazer o recrutamento interno devem também adotar a estratégia de feedback, de forma que mantenham o desempenho de seus colaboradores atualizado a cada avaliação feita.

Informações de produtividade fazem com que o processo de seleção ocorra de modo mais tranquilo, mantendo o clima organizacional equilibrado diante da concorrência pela vaga e estimulando os profissionais a darem sempre o seu melhor. 

Podemos obter informações de produtividade analisando as seguintes características:

  • produtividade obtida pelo colaborador dentro do que é esperado pela empresa;
  • qualificações técnicas e conhecimento prático que ele tem;
  • se busca o desenvolvimento contínuo e tem interesse nos treinamentos oferecidos pela empresa;
  • realizando testes de perfil comportamental periodicamente.

Realize testes, entrevistas e feedbacks

Mesmo que o processo de contratação para a vaga seja feito internamente, é necessário que haja um processo avaliativo do candidato, para ter a certeza que aquele colaborador é o certo para ocupá-la.

Sendo assim, o processo avaliativo pode ser feito por meio de testes e entrevistas. Ao ser concluído, fazer o feedback com cada colaborador a fim de apontar suas qualidades e pontos a serem melhorados — caso não seja escolhido, é uma forma de demonstrar respeito e contribuir com a evolução do profissional.

Quais as vantagens do recrutamento interno para a empresa?

Com a leitura deste post, você deve estar imaginando que o recrutamento interno é uma ação estratégica bastante utilizada por empresas que visam reter talentos e serem reconhecidas por sua qualidade no ambiente organizacional.

Isso é verdade! Aderir a essa prática deixa seus colaboradores mais confiantes e seguros, trabalhando com mais motivação e reconhecendo o valor da empresa em suas vidas.

Para a empresa, essa estratégia otimiza as atividades do RH, por já conhecer o colaborador e ter acesso às suas informações. Além disso, possibilita que a empresa demonstre que valoriza e confia na capacidade de seus colaboradores.

Quando falamos em benefícios, o recrutamento interno é vantajoso para todos. Colaboradores que experimentam o crescimento, na prática, tendem a se tornar embaixadores do negócio — tudo o que uma organização precisa para se posicionar como uma grande marca empregadora!

Ficou com alguma dúvida ou tem experiências relacionadas a como fazer recrutamento interno para compartilhar? Deixe um comentário!

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