Recrutamento e seleção por competências: saiba como funciona e como aplicar

Recrutamento e seleção por competências: saiba como funciona e como aplicar

Recrutamento e seleção não são apenas processos dentro das empresas, uma vez que se tratam de etapas responsáveis por moldar a cultura e, mais do que isso, garantir o capital humano necessário para o negócio.

Por esse motivo, pensar em um recrutamento e seleção por competências tem se tornado fundamental para as empresas que se preocupam em atrair talentos capazes de fazer diferença. Mas você sabe como fazer isso?

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre essa abordagem, desvendando as nuances e benefícios do recrutamento e seleção por competências. Você também vai conferir como utilizar essa estratégia, na prática, em seu negócio.

Continue com a leitura até o final para ficar por dentro!

Entenda o que é recrutamento e seleção por competências

O recrutamento e seleção por competências tem o objetivo de identificar se o aspirante à vaga conta, de fato, com as capacidades técnicas e comportamentais adequadas ao posto.

Ao adotar essa metodologia, você deve se preocupar em saber como o indivíduo se adapta, enfrenta desafios e colabora. Dessa forma, o potencial de acertar na escolha cresce exponencialmente, o que faz com que as suas contratações sejam mais alinhadas aos interesses do negócio.

Saiba como funciona o recrutamento e seleção por competências

Muitos se perguntam: como tornar o processo de contratação mais eficaz? E uma das respostas, com certeza, está no recrutamento e seleção por competências.

Essa abordagem foca nas habilidades específicas do candidato, ou seja, não apenas no que está no currículo, mas nas suas capacidades comportamentais e técnicas. Dessa forma, as empresas encontram profissionais com maior fit cultural.

O processo começa com a definição clara das competências desejadas:

Nesse tipo de recrutamento e seleção, as entrevistas se tornam mais direcionadas. Além disso, dinâmicas de grupo e testes práticos podem ser aplicados para avaliar as competências de maneira ainda mais efetiva. Com essa estratégia, os recrutadores conseguem prever com mais precisão o desempenho do candidato na posição.

Existem várias ferramentas para apoiar essa modalidade, que contribuem para uma maior eficiência operacional. Por exemplo, o mapeamento de competências é uma ferramenta vital.

Por outro lado, o feedback 360° é um mecanismo que permite avaliar um candidato sob diversas perspectivas, geralmente envolvendo possíveis colegas, superiores e subordinados.

6 Vantagens do recrutamento e seleção por competências

Você já entendeu como funciona o recrutamento e seleção por competência? Mas será que vale mesmo a pena investir tempo e recursos nessa estratégia? A resposta é simples: vale, sim, e por várias razões. Acompanhe!

Alinhamento às necessidades da empresa

Quando falamos de contratações, é essencial ter precisão. E o recrutamento por competências oferece essa característica, permitindo que as empresas contratem candidatos que se encaixem perfeitamente às necessidades específicas da organização.

Economia de tempo e recursos

Imagine investir horas em entrevistas e treinamentos e perceber, tarde demais, que escolheu o candidato errado. A seleção por competências, nesse sentido, atua como um filtro. Ao utilizá-la, você garante que apenas os mais aptos avancem no processo.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Desenvolvimento a longo prazo

Esse tipo de seleção pode ser considerado um investimento, não apenas para atender necessidades imediatas, mas pensando a longo prazo. Afinal, candidatos selecionados por suas competências tendem a se adaptar e crescer mais facilmente.

Abordagem objetiva

Opiniões? Todos temos. Mas saiba que elas podem ser prejudiciais durante o recrutamento. Ao selecionar candidatos por competências, você não corre esse risco, pois o processo se torna mais objetivo, ou seja, as decisões são baseadas em fatos, e não em sentimentos.

Diversidade e inclusão

Pode parecer surpreendente, mas sim, esse método promove diversidade. Como? Pela eliminação do viés inconsciente. Ao utilizá-lo, a ênfase está no que o candidato pode oferecer, e não em sua aparência ou background.

Redução de rotatividade

A rotatividade sai muito caro para empresas, tanto em termos financeiros, quanto em relação ao clima no ambiente de trabalho. Ao investir na seleção por competências, você reduz esse problema, pois contrata pessoas que realmente se encaixam aos interesses do negócio.

Confira as características do recrutamento e seleção por competências

Agora que você já conhece as principais vantagens de investir nessa modalidade de contratação, é importante conhecer as suas características. Acompanhe!

Variedade nas abordagens

Ao investir nesse tipo de recrutamento, você perceberá um desvio claro das tradicionais abordagens baseadas apenas em experiência e formação. A ideia é simples: identificar as habilidades que realmente importam para o cargo. Além disso, é vital entender o potencial de um candidato para crescer e se adaptar.

Mapeamento de habilidades

Mapear competências não é apenas listar qualidades — envolve um profundo entendimento das necessidades da empresa. Com isso, os recrutadores buscam alinhar características individuais à cultura e aos objetivos organizacionais. Ou seja, não se trata apenas de quem o candidato é agora, mas de quem ele pode se tornar.

Métodos avançados

Métodos inovadores de entrevista são comuns aqui. Situações hipotéticas, por exemplo, são utilizadas para revelar habilidades de resolução de problemas. Avaliações comportamentais, por sua vez, ajudam a prever a adaptabilidade e o ajuste cultural de um candidato.

Resultados a longo prazo

Selecionar candidatos por competências é investir no futuro. Candidatos selecionados dessa forma tendem a ser mais adaptáveis e a crescer com a empresa. Esse método, portanto, é altamente benéfico em ambientes de negócios em constante evolução.

Saiba como realizar recrutamento e seleção por competências

Esse processo pode até parecer complexo, mas, com as estratégias certas, pode ser facilmente aplicados no seu negócio. Veja algumas dicas!

Faça um mapeamento das competências

Você já parou para pensar nas competências necessárias para trabalhar na sua empresa? Saiba que esse é o primeiro passo para uma contratação bem-sucedida. Para isso, trace as habilidades técnicas e comportamentais indispensáveis. Com essa análise, você consegue ter uma direção mais clara durante o processo.

Use ferramentas especializadas

No mercado, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas. Escolha aquelas que focam em habilidades de comportamento e técnicas. Assim, você consegue encontrar o candidato mais adequado para a sua vaga.

Anuncie com precisão

Anunciar é uma arte e você deve realizá-la de maneira clara e precisa. Dessa forma, o candidato consegue verificar se realmente se enquadra à vaga.

Faça a entrevista

Para entrevistar um candidato, você deve usar um roteiro, mas é importante ser flexível. Além disso, é essencial elaborar perguntas de recrutamento e seleção por competências que ajudem a traçar o perfil dos entrevistados. O importante aqui é mergulhar em histórias reais, sentir as emoções e traçar os resultados.

O mundo do RH passa por uma transformação ágil. Nesse contexto, o recrutamento e seleção por competências não é apenas um modismo, e sim a resposta contemporânea para encontrar talentos verdadeiramente alinhados às demandas da empresa.

Com certeza, desvendar esse método é essencial para quem deseja estar à frente no jogo corporativo. Conheça as soluções da Catho e veja como podemos ajudar você a contratar profissionais alinhados aos objetivos da sua empresa.

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal