Open hiring: entenda como funciona esse modelo de contratação

Open hiring: entenda como funciona esse modelo de contratação

Open Hiring é um modelo de contratação mais amplo, que dá oportunidades iguais a pessoas de realidades distintas.

As empresas estão em constante busca pelos melhores talentos do mercado. Por isso, o processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas essenciais desempenhadas pelo setor de Recursos Humanos de uma organização. Para formar uma equipe de excelência, você precisa identificar e contratar os profissionais mais alinhados aos valores e objetivos do negócio.

Um conceito que tem crescido bastante — e que pode aprimorar o processo de recrutamento e seleção em diversas situações — é o Open Hiring. Trata-se de um modelo que busca ser mais inclusivo e diversificado, promovendo uma disputa justa e igualitária entre os candidatos, ao passo que gera economia para o setor de RH.

Quer saber mais sobre esse método de contratação e conhecer suas principais características, vantagens e desvantagens? Continue a leitura!

O que é Open Hiring?

Open Hiring, que em tradução livre significa contratação aberta, é um modelo de contratação mais amplo. Também conhecido como recrutamento às cegas, trata-se de um processo de seleção aberto a um pool maior de profissionais, sem considerar o histórico pessoal de cada um deles como ponto de corte.

Por ser um formato de recrutamento mais amplo, acaba dando iguais oportunidades a pessoas que vêm enfrentando dificuldades no mercado de trabalho, como desempregados, profissionais com pouca ou nenhuma experiência, pessoas com antecedentes criminais, entre outras barreiras.

Além disso, como as empresas que adotam esse método não criam obstáculos à candidatura, todo o processo se torna mais dinâmico e diversificado.

Como o Open Hiring funciona?

Como forma de não impor barreiras às candidaturas e à análise dos perfis, no Open Hiring não é realizada a coleta de todos os dados. Com isso, a escolha é baseada nas qualificações e experiências, evitando que informações pessoais, como etnia, orientação sexual, idade, gênero, educação, além de características sociais, econômicas e culturais, influenciem a decisão do recrutador.

O processo utiliza uma abordagem mais simples que os métodos tradicionais. Assim, no Open Hiring a empresa contratante abre a vaga e os candidatos se inscrevem. Em geral, não há envio de currículo, nem a verificação de antecedentes, ou mesmo realização de entrevistas. Por ser um processo de recrutamento simplificado, cada empresa define como ele será realizado.

Algumas etapas comuns são:

  • divulgação da vaga;
  • inscrição dos candidatos em uma lista de espera;
  • chamada por ordem de inscrição.

Quais são as vantagens desse método?

Como vimos, esse modelo proporciona mais inclusão e diversidade ao processo de recrutamento. Com isso, é um método que oferece muitos benefícios às empresas que o implementam. Confira, a seguir, algumas vantagens de utilizar o Open Hiring!

Maior número de candidatos

No recrutamento, como sabemos, quanto menos requisitos a vaga exigir, maior será pool de candidatos. Isso costuma ser bastante vantajoso para:

  • cargos de nível inicial;
  • posições difíceis de preencher;
  • casos em que os futuros colaboradores serão treinados pela empresa.

Contratações mais rápidas

Os métodos tradicionais de recrutamento costumam ser bem demorados devido às diversas etapas do processo. Contudo, na contratação aberta isso não ocorre. Afinal, por se tratar de um modelo simplificado e menos burocrático, há uma redução das etapas e, consequentemente, mais agilidade na contratação.

Mais diversidade na empresa

Como vimos, uma das características do Open Hiring é que as informações pessoais — como demografia, etnia, gênero etc. — não são coletadas. Assim, esses dados não causam um viés no recrutamento.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Com isso, há maior participação de grupos minoritários, o que aumenta as chances de contratação dessas pessoas, contribuindo para a diversidade na empresa.

Menor rotatividade de funcionários

Ao participar de um processo Open Hiring, os candidatos sentem que estão competindo em igualdade de condições. Ao passo que essa prática oferece as mesmas oportunidades, independentemente da vida pregressa e do histórico profissional, os escolhidos tendem a ser mais leais à empresa. Por sua vez, esse aumento da satisfação gera uma redução do turnover.

Fortalecimento do negócio

Usar um método que não tenha foco no passado do profissional contribui para uma sociedade mais justa. Desse modo, a empresa que utiliza a metodologia de recrutamento às cegas passa uma boa imagem para seus clientes e funcionários, algo crucial no fortalecimento do negócio.

Existe alguma desvantagem nessa metodologia?

Agora que você conhece as vantagens do Open Hiring, deve estar se perguntando se existe alguma desvantagem, não é mesmo? Embora realmente tenha um impacto bastante positivo na área de recrutamento e seleção, existem alguns inconvenientes que devem ser considerados antes de adotar a metodologia. Confira!

Riscos de segurança

Como o recrutamento às cegas não analisa todos os requisitos, a contratação sem conhecimento de algumas informações pode oferecer um risco à segurança da empresa, dos outros funcionários e dos clientes.

Por exemplo, sabemos que usualmente o Open Hiring não avalia os antecedentes criminais. Desse modo, a contratação é baseada na confiança. Embora a crença na mudança das pessoas seja um ponto positivo, não ter acesso a esse tipo de informação pode se tornar problemático a depender do indivíduo contratado e da função ocupada.

Exclusão de candidatos com falta de acesso à tecnologia

Embora a contratação aberta se proponha a dar oportunidades a grupos minoritários, isso pode não se concretizar. Afinal, entre as minorias existem muitas pessoas sem acesso à tecnologia, que é o principal meio para anunciar essas vagas.

Desse modo, uma desvantagem é impossibilitar que pessoas sem acesso à internet consigam ser contratadas por esse método. Ainda, como as contratações geralmente consideram a ordem de inscrição dos candidatos, indivíduos com menos acesso aos meios de comunicação podem ser prejudicados, mesmo que consigam se candidatar.

Inadequação do processo para algumas posições

É importante destacar que nem todos os cargos serão beneficiados pela contratação aberta. Por exemplo, para posições de liderança, ou cargos de especialista que exigem histórico específico, há necessidade de um método de recrutamento mais criterioso.

Assim, o Open Hiring é mais indicado para funções que possam ser treinadas, independentemente da experiência do contratado.

Quando vale a pena usar esse método?

Como vimos, a contratação aberta apresenta vantagens e desvantagens. Além disso, alguns aspectos da metodologia podem parecer difíceis de adotar, especialmente por recrutadores mais acostumados a utilizar formas de recrutamento tradicionais.

No entanto, mesmo nesse caso, vale a pena investir no Open Hiring. Afinal, trata-se de um modelo que abre portas para diversos profissionais marginalizados. Por isso, mesmo que a implementação total do método não seja sempre adequada, é possível implementar pequenas mudanças.

Então, avalie como está o processo de recrutamento e seleção na sua empresa e determine quais cargos podem se beneficiar da contratação aberta. Somente assim será possível determinar qual é momento ideal para mudar o estilo de contratação da organização e em quais contextos vale a pena optar pelo Open Hiring.

Ao longo deste artigo, trouxemos as principais informações sobre como funciona o Open Hiring. Algumas empresas têm dificuldade na implementação do método, contudo, vale a pena adaptar alguns aspectos da contratação aberta para que o processo possa atender à realidade de cada organização. Criando um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado, todos saem ganhando.

Gostou do nosso conteúdo? Quer melhorar ainda mais seus processos de recrutamento? Acesse nosso passo a passo e descubra como elaborar roteiros para entrevista!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal