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Cultura Organizacional

O que é turnaround e quando é necessário?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 03/03/2022 | 
  • 9 min de leitura
O que é turnaround e quando é necessário?

Tópicos vistos nesse conteúdo

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  • O que é o turnaround
    • Fatores internos
    • Fatores externos
  • Qual é o papel do RH no turnaround?
  • Como implantar uma estratégia de turnaround em RH?
    • Redesenhar a estrutura organização
    • Comunicar abertamente
    • Ser transparente
    • Contribuir com a recolocação
    • Apoiar a empresa

Perguntar o que é turnaround abre espaço para diversas respostas. Você pode encontrar o significado da expressão, em inglês, como “dar a volta por cima”. Pode, ainda, se deparar com a explicação no contexto da bolsa de valores ou da tecnologia da informação.

Mas vamos tratar neste artigo sobre o turnaround das empresas, uma estratégia de recuperação e reestruturação de negócios. Essas mudanças podem ser financeiras, políticas, operacionais, gerenciais ou tecnológicas. Despertamos sua curiosidade e você deseja entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

O que é o turnaround

Por conta das diferentes respostas para o que é turnaround, até mesmo no contexto corporativo pode causar confusão. É comum que as pessoas confundam o significado com o de downsizing, sendo que:

  • downsizing — caracteriza-se pela redução temporária ou permanente da força de trabalho, visando a redução de custos;
  • turnaround — é a reestruturação e recuperação da empresa, sendo que o principal objetivo é passar por um profundo processo de mudança, que pode ser motivado pelos mais diversos fatores.

Vamos saber um pouco mais sobre os fatores que motivam o turnaround.

Fatores internos

Os fatores internos podem motivar o turnaround, ou seja, pode ser que a empresa já esteja enfrentando-os. Por outro lado, as organizações mais bem planejadas podem usar a reestruturação para evitar que eles aconteçam:

  • baixa credibilidade no mercado;
  • crise de imagem no mercado;
  • desequilíbrio nos custos;
  • desmotivação das equipes;
  • endividamento;
  • excesso de retrabalho;
  • falha na análise dos indicadores de desempenho;
  • falta de conhecimento sobre as oportunidades e ameaças que a envolvem;
  • falta ou mudança de estratégia no mercado;
  • gestão ou planejamento financeiro mal executados;
  • perda de competitividade;
  • problemas de gestão;
  • processos de tomada de decisão mal planejados;
  • redução na carteira de clientes;
  • ruídos na comunicação;
  • taxas altas deturnover e absenteísmo.

Fatores externos

Os fatores externos são aqueles que podem pegar a empresa de surpresa, como a pandemia nos ensinou. Também pode acontecer de a organização saber que há um risco iminente e precisar de um plano para que suas operações sigam tranquilas. Alguns exemplos são:

  • concorrência;
  • desastres naturais;
  • intervenção governamental;
  • recessão econômica.

Qual é o papel do RH no turnaround?

Em um processo de recuperação ou reestruturação, todos os elementos da organização devem ser examinados para determinar quais áreas podem ser rapidamente melhoradas, aumentando a eficiência e evitando falhas.

O capital humano é um recurso da empresa como qualquer outro. Faz sentido, tanto no sentido financeiro como para a questão estratégica, envolver os profissionais do RH. Afinal, a prioridade do setor é gerenciar pessoas.

Nos momentos de mudança, esse trabalho é ainda mais necessário e até mesmo complexo, pois toda reestruturação gera incertezas, que pode se refletir em baixa produtividade, falta de engajamento, crise na comunicação, entre outros problemas que só pioram o processo. Dito isso, o papel no RH no turnaround envolve, entre outras medidas:

  • revisar os contratos de trabalho e se certificar de que todos os termos da lei estão sendo respeitados;
  • revisar remunerações, salários e benefícios, com o objetivo de tentar encontrar maneiras de reduzir custos caso seja necessário, sem infringir a legislação e as convenções coletivas;
  • identificar antecipadamente quais colaboradores podem ser eventualmente desligados, caso seja necessário.

Como implantar uma estratégia de turnaround em RH?

O RH tem um papel fundamental na criação de estratégias para motivar os trabalhadores e disseminar a cultura organizacional adequada, especialmente durante um processo de turnaround.

Ainda que, para você, tenha ficado explícito o papel da gestão de pessoas durante a reestruturação ou recuperação de uma empresa, separamos algumas dicas de estratégias que podem ser adotadas pelo setor.

Redesenhar a estrutura organização

O turnaround provoca uma mudança profunda da organização. Logo, a estrutura organizacional também sofre alguns impactos. Será que a estrutura e o modelo de liderança aplicados atualmente também vão estar alinhados à organização após o processo?

Ter as pessoas certas nos cargos certos será ainda mais importante. É hora de colocar o plano de carreira em ação, utilizando o potencial do capital humano nos cargos de liderança.

Comunicar abertamente

Os colaboradores devem ser informados sobre o turnaround antes de qualquer movimentação acontecer na prática.

Deixar que sejam gerados burburinhos ou até mesmo que comentários sejam ouvidos fora dos limites da empresa pode causar pânico e desmotivação. Afinal, é um período de incertezas que se aproxima.

Seja qual for o nível hierárquico, todos devem ser comunicados do que está para acontecer e precisam entender os motivos para uma mudança tão significativa. Além de receberem a notícia e as transformações com tranquilidade, isso evita que o desempenho sofra uma queda, atrapalhando o processo. 

Ser transparente

A comunicação aberta anda de mãos dadas com a transparência. Se a decisão pelo turnaround partiu de uma necessidade que complica a situação do negócio e até mesmo dos colaboradores, eles precisam saber a verdade.

Não é justo que as pessoas que se dedicaram há anos à empresa descubram a gravidade do problema quando não há mais nada a ser feito. É importante que os profissionais estejam preparados para possíveis ações negativas, como demissões em massa.

Portanto, cultura de feedback deve permanecer para que a empresa continue sendo parceira e honesta com o seu capital humano. Dessa forma, permite-se que eles se organizem e busquem por novas oportunidades se acharem necessário. Ninguém é pego de surpresa, a organização demonstra respeito e o impacto na vida pessoal desses talentos é reduzido.

Contribuir com a recolocação

Neste processo, o RH também pode contribuir com a recolocação de algumas — ou todas — essas pessoas. Redigir cartas de recomendação, colocar o networking para funcionar e conseguir entrevistas de emprego contribui para manter o bom relacionamento e o employee experience.

Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer após a recuperação. A empresa pode se reerguer e reestruturar os times com os mesmos profissionais.

Apoiar a empresa

Além de oferecer apoio aos colaboradores, o RH permanece como um dos pilares mais importantes da liderança.

Todas as ações tomadas nesse período devem ser vistas como parte fundamental do processo de turnaround, pensadas para reduzir os possíveis impactos negativos e melhorar as estratégias de recuperação ou reestruturação do negócio.

Com as informações de produção, engajamento e satisfação que os gestores de RH têm em mãos, é possível contribuir de forma ampla e profunda, oferecendo soluções em mão de obra, habilidades e experiências para que o turnaround seja bem-sucedido.

Gostou de saber o que é turnaround nas empresas e o papel do RH nesse processo cheio de complexidade, mas recheado de importância para o negócio?

Durante este post, contamos para você que uma das ações dos gestores de pessoas no turnaround é se preparar para os processos de tomada de decisões. Para ajudar, indicamos a leitura de 5 indicadores de recrutamento e seleção para analisar. 

Catho
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