Você trabalha no setor de Recursos Humanos e quer entender o que são jogos empresariais? Os games são repletos de atividades que ajudam a engajar e motivar os colaboradores, possibilitando que eles adquiram conhecimento de maneira eficiente
Esse tipo de ação estimula o aprendizado e garante um melhor treinamento de habilidades e competências. A estratégia tem sido adotada em negócios de todos os setores do mercado para desenvolver os profissionais de uma maneira mais lúdica, dinâmica e permanente.
Ficou interessado no assunto? Então acompanhe o post e entenda o que são, como funcionam e quais são os jogos empresariais mais adotados nos empreendimentos!
O que são jogos empresariais?
Os jogos são ferramentas bastante úteis para o aprendizado de diferentes temas e conhecimentos. No mundo corporativo, igualmente, os games são adotados para ajudar no treinamento e na capacitação dos colaboradores, permitindo que absorvam conteúdos de maneira lúdica e interativa.
Portanto, é um modo, inclusive, de sair da rotina e ter momentos mais descontraídos de troca entre os colegas de trabalho. Nos jogos empresariais, por exemplo, os participantes vivenciam assuntos do dia a dia, mas de forma mais divertida e totalmente dinâmica.
Com a metodologia, as companhias podem treinar e potencializar as habilidades e competências dos funcionários, por meio de práticas de simulação eficientes. O ambiente fictício ajuda a liderança e o próprio departamento de RH, a repassar técnicas que podem ser aplicadas no cotidiano profissional.
Por que investir em jogos empresariais?
Os jogos empresariais estimulam as capacidades já existentes em cada colaborador e são excelentes recursos para aprimorar determinadas competências, como pensamento crítico, adaptação, trabalho em grupo e tomada de decisão. Ou seja, é uma ferramenta e tanto para o avanço e crescimento de um empreendimento.
A vantagem é que os jogos podem ser facilmente aplicados à cultura organizacional do ambiente corporativo, por meio de atividades previamente planejadas. Existem plataformas e aplicativos, por exemplo, que permitem que os gestores organizem e acompanhem em tempo real o desempenho dos participantes.
Ao contrário do que se imagina, em vez de estimular a competição, os games afetam positivamente o relacionamento entre a equipe e favorecem o desenvolvimento integral dos talentos. O investimento vale a pena, justamente por ser um recurso atrativo e dinâmico, que oferece resultados sólidos para os negócios.
Quais são as vantagens dos jogos empresariais?
Ao contar com os jogos empresariais no dia a dia, os colaboradores têm a oportunidade de aperfeiçoar técnicas gerenciais e comportamentais. Além disso, é possível ganhar experiências significativas que podem transformar a vida profissional. Para as companhias, é uma maneira de assegurar a competitividade e se diferenciar.
Sem contar que os games auxiliam as lideranças no cumprimento dos objetivos e metas do negócio. Isso é possível graças aos conteúdos e conhecimentos especializados transmitidos aos funcionários quando vivenciam o ambiente fictício.
Existem, é claro, diversos outros benefícios de investir em jogos empresariais, como:
- redução de custos: os jogos são econômicos e elaborados a partir de tecnologias modernas, exigindo apenas um dispositivo conectado à internet;
- ambiente seguro: os games ocorrem em ambientes simulados que não afetam os demais setores da empresa;
- dinamismo: os jogos são dinâmicos, flexíveis e adaptáveis a diferentes necessidades, ou seja, podem ser facilmente personalizados para os objetivos de cada empreendimento;
- trabalho em grupo: os games também permitem desenvolver a liderança, a competição saudável e a colaboração entre os funcionários, favorecendo as vivências em equipe.
Sem dúvidas, os jogos empresariais são excelentes oportunidades para trocar experiências, potencializar habilidades e aprimorar a aprendizagem dentro do negócio. Para a companhia, a implementação deste tipo de recurso pode ser um propulsor de crescimento e gerar bastante motivação e interesse por parte dos colaboradores.
Quais jogos empresariais podem ser adotados na rotina corporativa?
Em geral, os jogos voltados para as corporações devem ter algumas características básicas para atrair a participação dos profissionais. A indicação é que o setor de RH tenha diferentes opções de atividades disponíveis para manter os funcionários engajados.
Atualmente, existem diferentes modalidades de games que podem ser adotadas na rotina de trabalho: comportamentais, funcionais, sistêmicos, de mercado e de processos. Cada alternativa visa desenvolver habilidades e competências específicas nos talentos.
Veja mais informações sobre cada um dos jogos empresariais a seguir!
Jogos comportamentais
Ajudam a aperfeiçoar determinadas habilidades comportamentais e emocionais no time, como relacionamento interpessoal, comunicação, confiança, flexibilidade, entre outras soft skills.
Jogos funcionais
Já os jogos funcionais são voltados para os processos técnicos e funcionais. O intuito, portanto, é trabalhar as competências que auxiliam a manter os negócios estáveis e em crescimento contínuo, como os departamentos de RH, contabilidade e marketing.
Jogos sistêmicos
Nessa modalidade, os games abrangem a empresa como um todo. Ou seja, gestores, líderes e colaboradores participam em prol de integrar todos os setores do empreendimento. Geralmente, as atividades são mais sofisticadas e desafiadoras para potencializar a capacitação de toda a equipe.
Jogos de mercado
As ações dos jogos de mercado são voltadas, justamente, para o aumento da competitividade do negócio e dos próprios colaboradores no mercado de trabalho. Nesse caso, eles são treinados para se relacionar melhor com os clientes, parceiros e fornecedores da empresa, para refinar a execução dos processos internos.
Jogos de processos
Os jogos de processos têm o objetivo principal de aprimorar as capacidades técnicas de cada funcionário. Isso é possível por meio de simulações que ajudam a melhorar o poder de negociação, a parte financeira, a liderança e a organização da companhia como um todo.
Além dos jogos empresariais, os empreendimentos também podem investir em outras iniciativas para contribuir com o desenvolvimento do time e do negócio. Por exemplo, realizar feedbacks, medir o desempenho de cada funcionário, analisar a performance de cada setor e estabelecer metas para os treinamentos.
Conseguiu perceber que os jogos empresariais são recursos altamente eficientes, dinâmicos e lúdicos, que favorecem o crescimento da organização e dos profissionais? Portanto, para definir as atividades ideais e ter bons resultados, é essencial considerar as necessidades, o setor e o contexto atual da companhia.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter da Catho Empresas para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo!