Apesar de a área de Recursos Humanos tratar de pessoas, é importante fazer a análise de indicadores e números que representam o desempenho dos colaboradores da empresa. Dessa maneira, alguns indicadores de RH são indispensáveis para o setor criar estratégias para otimizar resultados.
Mas você conhece os principais indicadores de RH? Ainda não? Vem com a gente entender mais sobre eles e saber como mensurá-los na rotina.
O que são os indicadores de RH?
Os indicadores de RH são métricas que podem orientar como está o desempenho dos colaboradores em diversos aspectos. A partir deles, o setor de Recursos Humanos consegue verificar se o trabalho realizado pela área está tendo sucesso.
Além disso, por meio dos principais indicadores de RH, a empresa consegue entender quais os pontos fortes e fracos da gestão. Também é possível identificar problemas no comportamento ou na produtividade dos funcionários.
A importância dos indicadores de RH
Os indicadores de desempenho do RH são importantes, pois direcionam estratégias do setor. Dessa forma, a equipe consegue ter metas mais definidas e estruturadas.
Conheça algumas vantagens de ter indicadores de RH:
- auxilia na gestão de Recursos Humanos;
- dá uma visão ampla sobre o funcionamento da empresa;
- contribui para estimular o desempenho dos colaboradores;
- ajuda na tomada de decisões efetivas;
- reduz a taxa de turnover.
Os indicadores são muito importantes para mensurar não só o desempenho dos colaboradores, mas da própria empresa. Além disso, eles podem trazer insights para criação de ações inovadoras.
Então, se ainda não há indicadores definidos na sua empresa, é hora de começar a estudar sobre eles.
Quais são os indicadores de RH?
Existem vários indicadores de RH que podem definir a performance e o sentimento dos colaboradores em relação à empresa. É preciso conhecer bem esses KPIs para criar as estratégias necessárias para melhorar o desempenho do time.
1. Absenteísmo
O absenteísmo é um indicador que pode ser determinante para a análise do desempenho do colaborador. De maneira geral, ele diz respeito à quantidade de faltas não-programadas no trabalho. Também trata da falta de pontualidade dos colaboradores de forma constante.
Ao analisar esse indicador, é possível entender o que pode estar acontecendo com o colaborador: se o problema pode ser pessoal ou na rotina de trabalho.
Para calculá-lo, é preciso quantificar as faltas e os atrasos dos colaboradores por meio do espelho de ponto, além da presença em reuniões e outros eventos internos. É necessário definir também uma quantidade aceitável para os colaboradores, fazendo com que seja mais fácil analisar.
2. Turnover
A rotatividade de funcionários talvez seja um dos principais desafios das equipes de Recursos Humanos. Portanto, é importante que esse indicador seja avaliado de forma constante e que estratégias sejam criadas para evitar que ele cresça.
Para calcular o turnover você deve somar o número de admissões e demissões e dividir por 2. O resultado dessa operação deve ser dividido pelo número total de colaboradores da empresa.
O turnover pode expor diversos problemas na empresa, como:
- estruturais;
- na gestão;
- falta de recursos;
- falta de organização;
- baixos salários.
O tempo de empresa pode ser um indicador mensurado também. Se o seu negócio, por exemplo, tem colaboradores com mais de 10 anos de casa, é uma forma de medir essa rotatividade.
A redução do turnover é uma meta de muitas empresas e é importante para entender a reputação da empresa como brand employeer.
3. Produtividade
A produtividade é um indicador difícil de ser identificado, pois pode ser subjetivo para cada empregado ou setor. No setor de Marketing, por exemplo, ela não pode ser medida da mesma forma que no setor de metalúrgica de uma indústria. Assim, a equipe de RH deve estudar sobre cada setor e tarefas inerentes a ele e definir quais são as métricas que orientam a produtividade.
Feito isso, basta dividir o número de atividades realizadas pelas horas trabalhadas.
4. Satisfação do colaborador
Como medir a satisfação de um colaborador? Como saber se ele está feliz na empresa? Bom, esse pode ser um grande desafio para o RH. Esse indicador mede alguns pontos que podem contribuir para a felicidade dos empregados. Por exemplo, benefícios, política salarial, plano de carreira e ambiente de trabalho.
A satisfação pode ser mensurada conforme outros indicadores, como produtividade e absenteísmo. As faltas e atrasos ou as entregas deficitárias podem representar a insatisfação do colaborador.
5. Treinamentos e capacitação
Os treinamentos e capacitação são fundamentais para o desenvolvimento dos colaboradores. Eles estimulam o aprendizado e podem contribuir para o aumento de outros indicadores como produtividade e satisfação no trabalho.
Além disso, ter uma quantidade suficiente de treinamentos e capacitações é fundamental para a aquisição de novas habilidades, contribuindo para a possibilidade de promoção interna. É uma forma, também, de medir o engajamento dos colaboradores com ações promovidas pela empresa.
Para ter a porcentagem desse indicador, basta pegar o número de colaboradores que participaram do treinamento e dividir pelo número total de funcionários. Depois, é só multiplicar por 100.
6. Salários e competitividade
Uma política salarial e a competitividade na empresa podem ser cruciais para um colaborador continuar ou para melhorar a satisfação dele no ambiente de trabalho. Afinal, ter objetivos dentro da empresa ajuda a melhorar o desempenho e a produtividade.
É importante ter uma política salarial definida para entender quanto custa o funcionário para empresa e não cometer erros na contratação.
7. Diversidade na empresa
Apesar de ser um tema mais recente nas empresas, a diversidade é fundamental para melhorar a criatividade. Além disso, trazer mais inovação e ofertar oportunidades para pessoas que não são incluídas na sociedade de maneira igualitária.
Esse é um indicador medido por meio do aumento da produtividade, de projetos inovadores e melhora no clima organizacional. Uma forma de aumentar a diversidade na empresa é a criação de vagas afirmativas para minorias, como negros, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAP+.
Esses são os principais indicadores de RH que a empresa deve analisar constantemente. Você percebeu que eles estão interligados?
Isso mostra como é complexo o processo de gestão dos indicadores e da avaliação do desempenho dos colaboradores. A baixa em um resultado pode indicar problemas em outra área relacionada a outro indicador.
Portanto, é indispensável fazer análises minuciosas, entendendo de onde vem cada insatisfação.
Os indicadores de RH podem e devem ser prioridades para a tomada de decisão não só para esse setor, mas por gestores da empresa. Então, essa análise deve ser realizada de forma profissional e orientada por números, relatórios e análises de dados em geral.
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