Nos últimos anos, a adoção de horários de trabalho flexíveis tem ganhado força, inclusive em setores mais conservadores. Essa modalidade promete benefícios como uma melhor qualidade de vida para o colaborador, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e o engajamento com os objetivos empresariais.
Embora existam diversas vantagens, é válido compreender quais são as necessidades dos seus colaboradores e como a flexibilidade pode trazer impactos positivos para o dia a dia. Pensando nisso, elaboramos um guia detalhado sobre como implementar horários de trabalho flexíveis.
Siga a leitura e saiba como levar essa estrutura para sua empresa!
Quais as vantagens dos horários de trabalho flexíveis?
Há várias vantagens de investir em flexibilização do horário de trabalho. Esse tipo de ação aumenta a satisfação dos trabalhadores. Não é à toa que mais de 63% dos funcionários declaram ter esse benefício, segundo pesquisa. Confira as diversas razões que as empresas já observaram para a flexibilização:
- aumenta a produtividade — os colaboradores conseguem se programar para exercer as atividades em horários mais produtivos, melhorando o desempenho;
- ajuda a reter talentos — empresas que oferecem horários flexíveis costumam ser mais atraentes para candidatos, ajudando a manter bons funcionários;
- reduz o estresse — a flexibilidade permite que os colaboradores equilibrem responsabilidades pessoais e profissionais, reduzindo o estresse;
- diminui o absenteísmo — a possibilidade de ajustar horários pode reduzir as faltas, pois os colaboradores conseguem atender a compromissos pessoais sem afetar o trabalho.
Essas e outras vantagens podem ser atingidas. Mas, para alcançá-las, é necessário entender as necessidades dos colaboradores e implementar essa flexibilização de maneira adequada.
Como compreender as necessidades dos funcionários?
O entendimento do que os colaboradores estão demandando é fundamental para implementar um sistema que tenha alta adesão. Para isso, a primeira ação que pode ser aderida é fazer pesquisas e coletar feedbacks para entender o que eles esperam em relação aos horários de trabalho.
Além disso, avaliar dados de desempenho pode auxiliar a estabelecer o melhor formato para a sua equipe. A partir disso, inclusive, é possível adotar um regime híbrido de trabalho ou até mesmo o home office.
Promova ainda uma cultura organizacional aberta, que permita que os colaboradores ofereçam as opiniões e ideias que eles têm. Isso vai ajudar a ter uma compreensão mais clara em relação à flexibilização a fim de criar um ambiente de trabalho mais adaptável e satisfatório.
Como implementar os horários de trabalho flexíveis com sucesso?
A implementação de horários flexíveis vai exigir muito cuidado e um planejamento apropriado por parte do departamento de recursos humanos. Mas não se preocupe, pois apresentamos a seguir várias dicas que vão ajudar com essa tarefa. Continue lendo e confira!
Defina políticas claras
O primeiro passo para ter sucesso com essa abordagem é ter uma política clara sobre como vai funcionar a flexibilização. Essas regras devem se aplicar para todos os colaboradores e precisam ser esclarecidas desde o primeiro momento.
Você deve, por exemplo, alinhar as expectativas sobre quais são os resultados esperados para que os colaboradores continuem usufruindo desse benefício. Além disso, é válido criar um procedimento para que os funcionários solicitem os ajustes de horários, para que todos saibam o que precisam fazer.
Conte com tecnologia e ferramentas de colaboração
O avanço da tecnologia foi fundamental para que essa tendência fosse aplicável nas empresas sem nenhum prejuízo de desempenho Por isso, investir em ferramentas que ajudem na implementação dos horários flexíveis é muito importante.
Atualmente é viável usar plataformas de comunicação para simplificar a resolução de problemas de forma rápida, independentemente do local em que o colaborador está; sistemas de gerenciamento de projetos para que as tarefas sejam concluídas no prazo; e até softwares de acesso remoto, para efetuar as atividades à distância quando necessário.
Faça um gerenciamento baseado em resultados
Outra prática que pode ajudar na hora de estabelecer horários flexíveis é concentrar os esforços nas metas, e não no tempo passado no escritório. Assim, você é capaz de maximizar os resultados da empresa e promover um ambiente com maior satisfação e motivação.
Para isso, vale a pena usar a metodologia SMART para ter metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Ainda, acompanhe regularmente esses objetivos para ajustá-los e também a fim de recompensar os colaboradores que estão apresentando um bom desempenho.
Invista em uma comunicação transparente
Ter uma boa comunicação é crucial para alinhar expectativas, garantir que os profissionais fiquem bem informados e, com isso, possibilitar a implementação do sistema de horários de trabalho flexíveis.
Aqui, o uso de canais de comunicação bem estabelecidos vai ajudar a entender as opiniões dos funcionários e a compartilhar as informações relevantes sobre esse tipo de benefício.
Vale ainda fazer atualizações regulares na política interna, informando sempre aos colaboradores o que mudou e o que eles precisam fazer de novo. Pratique também a escuta ativa para incorporar adequações que melhorem o sistema.
Faça avaliações e ajustes contínuos
Implementar os horários de trabalho flexíveis pode demandar ajustes constantes para manter um funcionamento adequado. Por isso, o acompanhamento de indicadores, como produtividade, engajamento do time e outros, pode ser relevante para verificar se o processo está tendo sucesso.
Aqui, vale contar com ferramentas que liberem relatórios e ajudem a tomar decisões sobre os ajustes que precisam ser realizados. Com esse sistema de avaliação contínua e adequações relevantes, é possível atender as necessidades da equipe.
Invista em treinamento de gestores
A liderança tem um papel crucial para manter os colaboradores motivados e para ajudar na implementação de horários de trabalho flexíveis. Eles precisam ter treinamentos para saber como gerir as equipes que estão fazendo turnos diferentes, além de saber como receber e dar feedbacks apropriados.
É por meio da liderança também que a empresa tem uma percepção mais apurada do que os colaboradores estão demandando. Com isso, os treinamentos ainda auxiliam a capacitá-los para compreender os ajustes que precisam ser realizados no plano.
A adoção de horários de trabalho flexíveis pode transformar o ambiente da sua empresa, promovendo maior motivação e engajamento entre a equipe. Com uma implementação bem planejada, essa prática beneficia tanto os colaboradores quanto a organização, criando condições mais favoráveis para o crescimento e o bem-estar de todos os envolvidos.
Quer saber como atrair e reter talentos para sua marca? Então baixe nosso ebook e entenda como melhorar a experiência do colaborador!