Há diversas formas para destacar avanços dos profissionais e as organizações podem trabalhar em parceria com o departamento de Recursos Humanos e com os demais gestores para reconhecer seus colaboradores e equipes de trabalho em momentos de crise.
A importância de motivar
O reconhecimento profissional é uma ferramenta muito importante para engajar e motivar funcionários na conquista de bons resultados. Quando as lideranças sabem fazer uso desse recurso, principalmente em momentos críticos, elas conseguem motivar os colaboradores para que eles alcancem objetivos em comum e melhorem o desempenho da equipe.
Saber reconhecer o bom trabalho desenvolvido, elogiando e recompensando os bons exemplos, ajuda os líderes a reter os bons talentos na organização.
O que motiva os colaboradores?
A motivação é algo muito pessoal para cada indivíduo. Por isso, é necessário entender melhor quais são as características da equipe de colaboradores para conseguir melhorar a sua atuação. Entre as melhores opções para motivar destacam-se aumento de salário, oportunidades de estudo, elogios e reconhecimentos, benefícios, flexibilidade de horário e participação em projetos importantes.
Desenvolva as lideranças
Outro item fundamental para motivar colaboradores é desenvolver as lideranças. Assim, eles saberão como agir e como construir times que vestem a camisa da empresa e passam a desejar construir um futuro junto com a organização. Treinamentos voltados ao desenvolvimento das lideranças podem ter bons resultados na motivação dos funcionários. Crie cronogramas de capacitações específicas para lidar com motivação e reconhecimento entre gestores e subordinados.
Invista na comunicação
A comunicação é outro fator fundamental na garantia de motivar os funcionários na crise. Isso porque é preciso informar o que, de fato, está ocorrendo e o que a empresa espera de cada um dos colaboradores. Só assim haverá mais comprometimento. O endomarketing está em alta, por isso, aposte em jornais e TVs corporativas, boletins, reuniões e todo tipo de recurso para divulgação das informações da empresa. Estimule também a participação dos funcionários na construção das notícias.