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Gestão de pessoas

Ex-colaborador: por que e como fazer uma carta de recomendação?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 22/06/2023 | 
  • 8 min de leitura
Ex-colaborador: por que e como fazer uma carta de recomendação?

Tópicos vistos nesse conteúdo

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  • O que é carta de recomendação?
  • Por que oferecer uma carta de recomendação para ex-colaboradores?
  • Como compor uma carta de recomendação para ex-funcionário?
    • Defina quem escreverá a carta recomendação
    • Comece pelo cabeçalho
    • Dirija-se ao destinatário
    • Mencione a pessoa recomendada
    • Descreva as qualidades do profissional
    • Recomende o profissional
    • Assine a carta
  • Como proceder em caso de conduta inadequada do colaborador?

A relação da empresa com um funcionário não termina quando ele se torna ex-colaborador. Esse deve ser o pensamento de toda organização que deseja construir uma marca empregadora de sucesso.

Nesse sentido, oferecer uma carta recomendação é uma importante iniciativa para manter uma relação amigável com quem já passou pela sua empresa. Embora construir um vínculo duradouro com os colaboradores seja um objetivo constante dentro das organizações, nem sempre isso é possível.

Quando uma das partes decide buscar novos rumos, a carta de recomendação pode ajudar o ex-colaborador na sua recolocação profissional, além de contribuir para que ele continue tendo uma imagem positiva da empresa.

Você sabe qual é a importância desse instrumento? Neste post, abordaremos quais são os benefícios em oferecer uma carta recomendação para ex-funcionários e como elaborá-la. Confira!

O que é carta de recomendação?

A carta de recomendação profissional é um documento elaborado por uma empresa, por meio de um representante, para atestar as qualidades de um ex-colaborador. Ela pode, por exemplo, mencionar o perfil profissional, pontos positivos e conquistas da pessoa durante a sua relação de trabalho com a organização.

A finalidade desse instrumento é formalizar a opinião da empresa sobre as habilidades, aptidões técnicas e demais atributos de um profissional. Desse modo, pode ser utilizada como um complemento para o currículo.

Uma carta de recomendação bem fundamentada e um currículo de destaque aumentam as chances do ex-colaborador ter um desempenho bem-sucedido na disputa por uma vaga de emprego, principalmente em se tratando de vagas muito concorridas.

Por que oferecer uma carta de recomendação para ex-colaboradores?

As empresas não são obrigadas a oferecer uma carta recomendação para ex-colaboradores, uma vez que não existe nenhuma referência sobre isso na legislação trabalhista. Sendo assim, fica a critério do empregador optar por conceder ou não esse documento.

Porém, as empresas que se disponibilizam a elaborar uma carta de recomendação para os profissionais que já passaram pelo seu ambiente de trabalho podem colher diversos benefícios.

O primeiro deles é a manutenção de uma relação amigável mesmo após o término do contrato empregatício. Esse documento pode servir de critério de desempate entre os profissionais que estão concorrendo a uma vaga de emprego.

Isso significa que, ao oferecer a carta de recomendação, você está dando ao seu ex-colaborador uma vantagem competitiva e ajudando-o a se recolocar no mercado de trabalho.

Com isso, se o ex-funcionário tem uma boa impressão da empresa, vai mantê-la e poderá falar bem do antigo empregador para outras pessoas, o que impacta positivamente a sua marca empregadora e contribui para atrair novos talentos.

Como compor uma carta de recomendação para ex-funcionário?

Da mesma forma que acontece com qualquer outro documento, a carta de recomendação para ex-colaborador deve seguir um padrão formal. Veja, a seguir, as nossas dicas para elaborar esse documento!

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Defina quem escreverá a carta recomendação

Antes de tudo, é necessário definir quem será responsável por escrever a carta de recomendação profissional. Nesse caso, não existe uma regra específica sobre quem deve redigir o documento. Logo, pode ser elaborado por um colega de trabalho ou até por um gestor do departamento pessoal.

No entanto, para transmitir maior credibilidade, a carta recomendação deve ser escrita por gestores, líderes ou profissionais relevantes na área em que atuam. De preferência, esse procedimento também deve ser feito por uma pessoa que tenha convivido e trabalhado diretamente com o ex-colaborador.

Comece pelo cabeçalho

O cabeçalho é o primeiro elemento da carta de recomendação. Nesse lugar, é preciso inserir os dados que identificam o autor do documento, como nome, cargo ocupado, nome da empresa, data e local.

Dirija-se ao destinatário

No início da carta, você deve se dirigir ao destinatário. Se este já é conhecido, utilize o nome da pessoa. Já em casos genéricos, nos quais não se sabe quem vai receber o documento, você pode utilizar a expressão ‘’a quem possa interessar’’.

Mencione a pessoa recomendada

Dê início ao primeiro parágrafo, local que é necessário citar a pessoa que será recomendada. Descreva, também, qual é a relação de trabalho que ela teve com o autor da carta de recomendação enquanto esteve na empresa.

Descreva as qualidades do profissional

O segundo parágrafo deve ser constituído pela descrição das qualidades, competências e habilidades do profissional recomendado na carta. Em seguida, aborde quais foram as conquistas da pessoa durante o tempo que trabalhou na organização, como resultados de projetos dos quais teve uma participação importante.

Relate a sua experiência em ter convivido com esse profissional no ambiente de trabalho e características do seu comportamento que beneficiaram o seu desempenho na empresa.

Recomende o profissional

No último parágrafo, é o momento de afirmar, de forma clara, que você recomenda a pessoa mencionada para a vaga de emprego, seja ela específica ou genérica. Acrescente, ainda, que acredita que, devido às qualidades demonstradas pelo profissional na empresa anterior, exercerá um ótimo trabalho junto à futura contratante.

Assine a carta

Por fim, informe os seus dados de contato e coloque-se à disposição para fornecer mais detalhes ou sanar dúvidas que o destinatário possa ter. E encerre a carta com a sua assinatura.

Como proceder em caso de conduta inadequada do colaborador?

Um dos principais problemas relacionados à carta recomendação é quando o profissional que solicita esse documento teve alguma conduta inadequada durante a sua vivência na empresa.

Aí surge a dúvida: informar ou não esse fato? De acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, a intimidade, vida privada e honra de uma pessoa são invioláveis. Portanto, reportar a conduta inadequada do ex-funcionário pode ser passível de indenização por dano moral ou material decorrente da violação do seu direito.

É ilegal divulgar informações ou ferir a imagem da pessoa que trabalhou na sua empresa, mesmo que ela tenha tido um comportamento inadequado. Lembre-se de que esse ato é considerado ilegal.

A carta de recomendação de ex-colaborador é uma ação fundamental para as empresas que pretendem implementar o desligamento amigável. Com ela, você ajuda o ex-funcionário a dar segmento a sua carreira profissional, aumentando as chances de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, além de reforçar a imagem positiva da organização enquanto marca empregadora.

Quer otimizar e humanizar o processo de desligamento de funcionários? Conheça a nossa solução de Apoio à Recolocação e suas vantagens!

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