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Cultura Organizacional

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional? Entenda!

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 24/08/2022 | 
  • 4 min de leitura
Qual a diferença entre cultura e clima organizacional? Entenda!

Tópicos vistos nesse conteúdo

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  • O que é cultura organizacional?
  • O que significa clima organizacional?
  • Como a cultura e clima organizacional se relacionam?
  • Como fortalecer a cultura organizacional?

Dois conceitos são muito difundidos na área de Recursos Humanos: cultura e clima organizacional. Os profissionais da área devem saber diferenciar bem esses termos e entender como eles se relacionam para exercer o papel de desenvolver pessoas.

Por isso, vamos entender melhor qual a diferença entre cultura e clima organizacional e o que precisa ser feito para que um fortaleça o outro.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional diz respeito a um conjunto de crenças, hábitos, atividades e regras dos colaboradores de uma empresa. Essa cultura está relacionada ao posicionamento do negócio e seus valores. Ela deve ser transmitida interna e externamente. Em suma, a cultura organizacional é o DNA da empresa.

Para ter uma cultura organizacional bem definida, é preciso inserir o processo defit culturalnas seleções realizadas pela empresa e um processo de onboarding de novos funcionários, além de criar programas de disseminação da cultura da empresa.

O que significa clima organizacional?

O clima organizacional diz respeito às percepções e às sensações que os colaboradores têm sobre a empresa. Essa percepção pode ser negativa ou positiva.

Diferentemente da cultura organizacional, o clima depende das relações entre os times e lideranças, além de outros fatores como estrutura física, remuneração, benefícios e mais.

O clima organizacional pode ser medido por meio de pesquisas que vão mapear quais são as percepções dos colaboradores sobre os processos da empresa. Assim, o RH poderá mensurar se o clima é positivo ou negativo. A partir disso, é possível elaborar um plano junto aos gestores para melhorá-lo.

Como a cultura e clima organizacional se relacionam?

Apesar de não serem sinônimos, esses dois conceitos se relacionam de forma direta. Isso porque as empresas podem definir uma cultura organizacional e não seguirem os valores definidos, perdendo a coerência pelo caminho. Esse tipo de atitude costuma gerar sentimentos e percepções negativas sobre o clima entre os colaboradores.

Um bom exemplo dessa relação é quando a empresa define, em sua cultura organizacional, que valoriza os colaboradores e retém talentos, mas, na prática, está sempre contratando profissionais externos para assumir cargos e oportunidades — sem oferecer a possibilidade de promoção aos colaboradores da empresa. Assim, a cultura organizacional pode ser vista como fraca por parte deles, contribuindo para um clima negativo.

Como fortalecer a cultura organizacional?

Mas como fortalecer a cultura organizacional da empresa para influenciar positivamente no clima da organização? São várias as formas que contribuem para um clima mais positivo, desde a contratação até a demissão.

Isso mesmo: vários processos internos podem ser incorporados à cultura para esse fortalecimento do clima. Saiba quais:

  • ter um processo seletivo eficiente;
  • ter uma política sustentável;
  • investir em treinamentos internos;
  • promover integração entre as equipes;
  • aplicar pesquisas de clima organizacional;
  • investir na comunicação interna;
  • ter um processo ético, respeitoso e responsável de demissão;
  • construir um plano de carreira eficiente.

Essas são algumas das formas de contribuir para um clima organizacional positivo, fortalecendo a cultura da empresa e aumentando a credibilidade dela perante o mercado. O profissional de RH tem um papel fundamental nesses dois conceitos, avaliando o clima e traçando estratégias para a melhoria dele.

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