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Recrutamento e Seleção

CRM de talentos: como a ferramenta agrega no recrutamento

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 03/07/2023 | 
  • 12 min de leitura
CRM de talentos: como a ferramenta agrega no recrutamento

Tópicos vistos nesse conteúdo

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  • O que é CRM de Talentos?
  • Quais são as vantagens do CRM de Talentos?
    • Segmentar candidatos de forma estratégica
    • Fornecer conhecimento sobre a empresa
    • Personalizar a comunicação e torná-la mais acertada
    • Centralizar as estratégias de R&S
    • Gerar engajamento com a marca empregadora
    • Entender melhor suas falhas
  • Como escolher uma boa ferramenta de gestão de talentos?

As etapas de Recrutamento e Seleção (R&S) são fundamentais para a escolha dos candidatos certos para compor uma equipe. São elas que cuidam do alinhamento do profissional escolhido com o fit cultural. O grande problema é que a falta de tempo para se dedicar a essa escolha pode atrapalhar muito o setor na hora de fazer boas admissões. Por isso, uma boa ideia é contar com uma ferramenta que agilize o processo, como um CRM de talentos.

Se você ainda não ouviu falar sobre o Talent CRM ou se não sabe muito bem como ele funciona, pode se tranquilizar. A seguir, organizamos as principais informações sobre o assunto. Você vai descobrir o que precisa sobre:

  • o que é CRM de talentos;
  • quais são as vantagens de utilizar esse tipo de recurso;
  • o que fazer para acertar na escolha de uma boa ferramenta.

Está na hora de aproveitar as informações. Boa leitura!

O que é CRM de Talentos?

Um CRM de talentos é uma ferramenta utilizada para melhorar o relacionamento da empresa com os seus clientes internos, ou seja, com os profissionais que já são ou que potencialmente serão seus colaboradores. CRM é uma sigla para se referir aos termos, em inglês, “Candidate Relationship Management” ou Gerenciamento de Relacionamento com Candidatos, em português.

A proposta desse recurso é que o relacionamento com o candidato se inicie antes mesmo de uma vaga ser disponibilizada. Desse modo, a partir do momento em que um currículo entra na base de dados, você pode começar a interagir de maneira mais eficiente com esse indivíduo, agilizando a contratação sempre que uma nova oportunidade surgir.

Atualmente, quem trabalha com R&S sabe que, em questão de horas, centenas de candidatos podem se cadastrar para uma única vaga divulgada na internet. Com tantas opções, triar e analisar todos esses talentos pode ser trabalhoso e demorado. Então, a melhor maneira de otimizar esse processo é estreitando o relacionamento com candidatos em potencial.

Quais são as vantagens do CRM de Talentos?

Agora que você já sabe o que é CRM de talentos, está na hora de entender melhor como essa ferramenta pode auxiliar nas atividades diárias da empresa e proporcionar vantagens ao negócio. Então, fique atento e aproveite!

Segmentar candidatos de forma estratégica

Com o CRM de Talentos, você não terá apenas um banco de currículos vasto e enriquecido, mas também a possibilidade de segmentá-lo a partir de características sobre os candidatos que são decisivas para uma vaga. Assim, mesmo que centenas de pessoas cumpram com os requisitos técnicos para um cargo, por exemplo, você ainda pode adicionar uma nova etapa de análise, incluindo informações sobre o perfil comportamental ou suas experiências.

Quanto mais personalizada for essa triagem inicial, maiores serão as suas chances de fazer uma admissão precisa e eficaz. Porém, para ter acesso a essas informações sobre os candidatos, é preciso que haja comunicação, ou seja, relacionamento.

Fornecer conhecimento sobre a empresa

Muitos recrutadores gostam de questionar os candidatos sobre o quanto eles conhecem de uma empresa. Mas o que poucas delas fazem é convidar um potencial colaborador para ser apresentado à marca. Com um CRM de talentos, você pode trabalhar essa apresentação etapa por etapa, compartilhando mais sobre:

  • as suas políticas de contratação;
  • o clima organizacional;
  • os times de trabalho;
  • a história da empresa;
  • os benefícios que ela gera;
  • as conquistas que ela teve etc.

Tendo mais contato com a empresa e conhecendo mais sobre ela a partir de uma fonte confiável, os talentos começam a fortalecer o seu interesse, afinidade e desejo de fazer parte.

Personalizar a comunicação e torná-la mais acertada

Como seria poder abordar um candidato falando objetivamente sobre o que você precisa dele? Isso certamente faria com que você eliminasse muitas etapas, que existem apenas para poder recusar aqueles profissionais que não estão alinhados.

Com uma comunicação clara e direta, você pode abordar um indivíduo de forma transparente, deixando bem explícito quais foram os pontos da sua trajetória que mais chamaram a atenção e explicando por que sua empresa está tão interessada nele. Ao mesmo tempo, pode comunicar abertamente detalhes sobre a vaga que vão permitir o aceite ou a negativa por parte do candidato em relação a continuar no processo.

Centralizar as estratégias de R&S

Para quem tem dificuldade em buscar candidatos de maneira ágil e eficiente quando uma nova vaga surge, o CRM de talentos pode ser uma solução pontual. A ideia é que ele reúna todos os talentos em um mesmo local, possibilitando que você dispare mensagens periódicas e provoque o engajamento dessas pessoas, aumentando o conhecimento sobre elas.

Quando uma oportunidade se abre, você mesmo pode fazer o movimento de encaixar os perfis disponíveis na vaga gerada. Desse modo, é perfeitamente possível disparar uma comunicação personalizada e mais objetiva exclusivamente para os candidatos nos quais o negócio tem interesse.

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Gerar engajamento com a marca empregadora

Além de ser uma excelente ferramenta de apoio à automação de processos de RH, o CRM de talentos ainda ajuda a fortalecer a marca empregadora da sua empresa e a atrair pessoas que se engajem com ela. Em outras palavras, você direciona sua comunicação para quem está verdadeiramente interessado em fazer parte.

As interações periódicas são ótimas para manter o banco de talentos ativo, aquecido e interessado. Então, mesmo que um profissional não seja chamado diretamente para preencher uma vaga, ele continuará se relacionando e percebendo valor nessa troca. É uma maneira de nutrir o interesse pela marca.

Entender melhor suas falhas

Debruçar sua estratégia de R&S sobre um CRM de talentos também vai tornar mais explícito quais são as etapas em que a sua empresa ainda tem fragilidades. De uma forma simples, você conseguirá identificar em que fase desse processo o seu público-alvo está desistindo de acompanhar a empresa, ou seja, desengajando.

Com base nisso, você pode adotar diferentes estratégias para aprofundar os seus conhecimentos e corrigir as falhas. Conversar com profissionais já contratados por meio de CRM é uma maneira de entender o que está havendo. E, a partir disso, resta apenas ajustar o que precisa ser modificado.

Como escolher uma boa ferramenta de gestão de talentos?

O primeiro passo para escolher uma boa ferramenta de gestão de talentos é descobrir quais são aqueles momentos nítidos em que o seu R&S está precisando melhorar. Uma organização que tem um bom relacionamento com os candidatos já descobriu como fazer isso. Mas se você ainda perde muito tempo para selecionar talentos, seus processos não são eficientes.

Se você quer ser ainda mais preciso nesse diagnóstico, considere fazer algumas perguntas sobre os seus processos de R&S:

  • Você recebe muitos currículos e perde um tempo enorme na triagem de candidato?
  • Seu time é composto de vários recrutadores e, frequentemente, as informações entre eles não batem?
  • O tempo até fechar uma vaga é longo, especialmente para vagas que exigem soft skills?

Se as respostas a essas perguntas foram positivas, a possibilidade de você ter um processo ineficiente em mãos é bem grande.

O ideal é que ao abrir uma vaga você já consiga ter em mente (ou no software) a indicação de alguns poucos candidatos que podem parecer “perfeitos” para o cargo. Isso vale, inclusive, para aquelas funções mais exigentes, que demandam pessoas com conhecimentos bem específicos.

É claro que você ou o seu recrutador não precisam ter em mente cada um dos candidatos cadastrados na plataforma. Para isso, a tecnologia na Gestão de Pessoas é extremamente útil. É ela quem fará o processamento dos dados em busca da pessoa mais indicada.

A Catho trabalha para desenvolver tecnologia eficiente a fim de qualificar o seu processo seletivo. Contribuímos com o seu relacionamento com os candidatos oferecendo uma ferramenta que permite buscar a pessoa certa.

Os filtros permitem encontrar profissionais por região, aplicando mais de 25 especificidades avançadas que apontam os currículos com a maior compatibilidade com a vaga. Imagine, por exemplo, que você pudesse fazer uma pesquisa no Google com o perfil de candidato perfeito, como:

  • gerente de marketing;
  • a até 20 km da empresa;
  • especialista em performance;
  • com 5 anos de experiência etc.

Você também pode filtrar os candidatos que já foram avaliados em habilidades específicas, como Excel, inglês, raciocínio lógico e assim por diante.

O buscador devolve para você apenas os perfis de candidatos que respondem aos requisitos e você pode começar a conversar com eles para descobrir mais sobre suas experiências, conhecimentos e aspirações. Se gostar do profissional, pode agendar uma entrevista. Tudo muito rápido e fácil de usar.

Se você já usa outro software, com o nosso API de vagas é possível publicar de forma automática as suas vagas na Catho. A integração dos sistemas é gratuita e a publicação ocorre em até 20 minutos após a aplicação.

Como você viu ao longo de todo este conteúdo, contar com um CRM de talentos é uma maneira de qualificar o seu processo seletivo. Isso não diz respeito apenas a contratar as pessoas certas, mas também a tornar o relacionamento dos candidatos com a marca melhor e mais próximo. Apostar nessa estratégia muda a percepção das pessoas sobre a sua marca empregadora.

Se você gostou do que viu por aqui, aproveite e baixe o nosso e-book de Pesquisa de Tendências de RH 2023!

Catho
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