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O que é BRAVING? Saiba como aplicar na empresa

A busca pelo maior engajamento dos profissionais é fundamental, não é mesmo? Mas como garantir que os colaboradores tenham mais interesse em metas, objetivos e outras questões envolvendo a realidade da empresa? Para sanar essa dúvida, você precisa conhecer o conceito de BRAVINGe como pode ser útil para criar um clima organizacional saudável na sua equipe.

O que acha de se aprofundar nesse termo? Continue a leitura do nosso artigo e saiba como aplicar o BRAVING na sua empresa!

O que é BRAVING?

BRAVING é um acrônimo criado pela pesquisadora Brené Brown, da Universidade de Houston. O conceito indica a anatomia da confiança, cobrindo sete aspectos:

  • Boundaries (limites)
  • Reliability (confiabilidade)
  • Accountability (responsabilidade)
  • Vault (cofre)
  • Integrity (integridade)
  • Non-Judgment (não julgamento)
  • Generosity (generosidade)

Cada letra que forma o acrônimo tem um significado que precisa ser colocado em prática para que o engajamento dos colaboradores seja maior. Na prática, são as pequenas ações durante o dia, em uma reunião de trabalho ou em um almoço em equipe, que tornam o ambiente mais saudável. Entender o significado dos sete elementos é fundamental, especialmente na busca por engajamento no trabalho remoto.

O que cada letra significa?

Mas, afinal, quais são as especificidades de cada letra e como o BRAVING pode ser aplicado nas rotinas organizacionais? Acompanhe as próximas linhas e descubra!

Boundaries (limites)

Estabelecer limites é o primeiro passo para criar uma relação de confiança entre diferentes colaboradores. Por mais que existam níveis de intimidade entre eles, é preciso definir limites para que todos os profissionais naquele ambiente se sintam protegidos e seguros. Traçar essa linha é essencial para garantir que não aconteçam problemas no futuro.

Reliability (confiabilidade)

A confiabilidade é outro conceito importante para criar uma relação de confiança. Ou seja, o nível em que cada profissional confia no outro. Um gestor deve ter a confiança de que o seu time vai resolver um problema, por exemplo. Ao mesmo tempo, os colaboradores precisam confiar nos seus líderes, seja prometendo aumento a partir do cumprimento de certas metas, seja resolvendo dores daquela equipe.

Accountability (responsabilidade)

Assumir responsabilidades também é outra característica que precisa estar presente na realidade das empresas. Falhas acontecem e fazem parte do processo de qualquer companhia. O diferencial daqueles ambientes saudáveis é justamente a capacidade de cada profissional em assumir os seus erros, identificar o que pode ser corrigido e mostrar com atitudes — sejam elas técnicas, sejam elas de relacionamento — que melhorou.

Vault (cofre)

Chamado de cofre por Brené Brown, esse conceito trata da confiança entre os colaboradores em um nível ainda mais alto. Ou seja, quando um profissional conta para outro que está esperando por uma promoção, ele espera que aquela informação não deixe a conversa, o que poderia atrapalhar os seus planos. É outro quesito essencial para a criação de um espaço aberto para a troca entre os profissionais, ideal para criar uma cultura de feedback, por exemplo.

Integrity (integridade)

A integridade é outro conceito importante da metodologia de BRAVING, em que é preciso pensar no sucesso do negócio e no próprio, mas desde que não ultrapasse determinadas práticas morais, por exemplo. Nenhum resultado positivo vale mais do que fazer algo ilegal ou que não seja eticamente adequado. A integridade deve ser superior aos eventuais ganhos.

Non-Judgment (não julgamento)

Esse ponto está diretamente relacionado à diversidade e como ela é cada vez mais importante no ambiente de trabalho. É uma forma de estimular todos os colaboradores a respeitarem e aceitarem o diferente, seja na cultura, na origem, na geração ou mesmo no nível de conhecimento. É preciso respeitar e não perder tempo julgando os companheiros de trabalho.

Generosity (generosidade)

A generosidade também está conectada ao tema diversidade e precisa se fazer presente para garantir que o ambiente seja realmente saudável para todos. Isso é demonstrar empatia nos mínimos detalhes, criando um clima positivo na organização. Entender que os outros profissionais estão do seu lado em busca de um mesmo objetivo, o que pode ajudar a combater a competitividade negativa.

Qual é a importância do BRAVING no espaço corporativo?

O conceito de BRAVING é essencial para o funcionamento de uma empresa. Afinal, a satisfação e a confiança dos colaboradores em seus superiores e em seus colegas é fundamental para a criação de um clima organizacional positivo. Mais também se trata de uma forma de contribuir com a saúde mental e a qualidade de vida dos profissionais que estão naquele ambiente.

Em um momento em que muitas empresas estão repensando os seus métodos de trabalho e a forma como realizam a gestão de pessoas, o BRAVING pode ser um guia para estabelecer práticas e atitudes que contribuam para a criação de um ambiente em que todos se sintam respeitados. Afinal, o conceito também fala da importância e do respeito à diversidade nas organizações.

Assim, fica mais fácil posicionar a sua empresa como referência em seu segmento. Engajados, motivados e valorizados, os profissionais podem usar a sua criatividade para encontrar soluções para problemas externos (que afetem o cliente final) e internos (que otimizem o fluxo de trabalho). Ou seja, a empresa tem muito a ganhar com a implementação desse conceito.

Como o RH pode ajudar no engajamento de seus colaboradores?

O papel da área de Recursos Humanos é essencial para estabelecer o BRAVING na cultura de uma organização. Um trabalho que pode começar com a prática defeedbacks positivos na hora de avaliar os profissionais e vai até mesmo a garantia de que as principais lideranças também estão seguindo essas atitudes, o que é fundamental para o sucesso da aplicação do BRAVING.

O BRAVING é um conceito que pode ajudar bastante na gestão de pessoas. Ele cobre valores importantes, que ajudam a fortalecer a cultura empresarial e estão todos alinhados às necessidades e demandas do mercado e da sociedade. Implementar esse conceito estimula diretamente o engajamento, gerando mais criatividade e maior produtividade de todos os profissionais.

Você já sabe o que é BRAVING e como esse conceito pode contribuir para o sucesso da sua equipe. Agora, que tal fazer com que a mensagem chegue a mais pessoas? Assim, fica ainda mais fácil de colocar o conhecimento em prática. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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