Boas práticas em IA: o jeito Catho de usar o ChatGPT no RH

Boas práticas em IA: o jeito Catho de usar o ChatGPT no RH

Os Recursos Humanos (RH) precisam lidar diariamente com grandes volumes de informações. Por isso, o uso de ferramentas digitais e Inteligência Artificial (IA) trouxe avanços para o setor, promove transformações profundas nos processos e valoriza a função estratégica dos profissionais.

O uso inteligente da tecnologia aliado às boas práticas em IA vem contribuindo para que as equipes se concentrem mais na gestão de pessoas e no alinhamento estratégico — ao invés de focar apenas em trabalhar manualmente com esse excesso de dados.

Para mostrar como superar os desafios dessa transformação digital, preparamos esse conteúdo com as principais informações sobre o tema, além de mostrar como a Catho vem inovando nesse cenário. Boa leitura!

Inteligência Artificial: ferramentas que já viraram rotina

A Inteligência Artificial direcionada para o RH faz uma análise dos dados de modo a contribuir para as tarefas do departamento — desde as mais simples até as complexas —, impulsionando os processos, otimizando a comunicação interna e aumentando a eficiência operacional. Confira, a seguir, os principais usos da IA no setor.

Recrutamento e seleção

Automatização da triagem e seleção de candidatos, identificando e classificando os currículos mais adequados para as necessidades da empresa por meio de algoritmos de Machine Learning.

Sistemas de gerenciamento de equipes

Otimização da alocação de tarefas e do gerenciamento de equipes. Isso melhora a eficiência e a produtividade dos colaboradores.

Engajamento e retenção de talentos

Monitoramento do engajamento dos funcionários por meio de informações específicas, como feedback. Assim, auxilia na identificação de problemas e na melhoria das taxas de retenção.

Análise preditiva

Realização de análises preditivas para identificar tendências de comportamento, auxiliando na resolução de problemas, como a alta rotatividade.

Treinamento e desenvolvimento

Personalização de programas de treinamento. Com isso, melhora-se a eficácia e ajuda os colaboradores a adquirirem novas habilidades.

Redução de custos

A automação com IA reduz custos operacionais em áreas como recrutamento, treinamento e tarefas administrativas.

Chatbots

Uso de chatbots para responder instantaneamente a perguntas dos funcionários, abrangendo tópicos como benefícios e folha de pagamento.

Tomada de decisão

Utilização das análises de IA, com informações em tempo real sobre o desempenho e o engajamento da equipe, o que melhora a tomada de decisão.

Chat GPT: como a Catho criou algo no RH

Por ser uma plataforma que usa a tecnologia para conectar empresas e candidatos, a Catho enfrenta o desafio do excesso de currículos em meio à escassez de vagas de emprego no Brasil.

Para abordar esse problema, a empresa lançou a “Análise Inteligente de CV“, uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial que visa aprimorar currículos no site, auxiliando tanto contratantes quanto contratados.

A ferramenta utiliza o GPT 3.5 da OpenAI, incorporado por meio de uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação, em tradução livre), para fornecer sugestões de melhoria aos campos do currículo. A IA não sugere informações falsas, mas ajuda os candidatos a melhorarem suas descrições de experiência profissional, destacando os diferenciais que trouxeram das empresas anteriores.

O foco na experiência profissional decorre da percepção de que muitos currículos carecem de detalhes essenciais. Isso dificultava tanto a análise por parte dos recrutadores quanto a apresentação do candidato.

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Em relação à constante preocupação atual com segurança de dados, há a garantia de que as informações permanecerão armazenadas internamente, assegurando a confidencialidade dos usuários. Assim, a ferramenta busca criar uma sinergia entre candidatos e empresas, o que auxilia a construção de currículos mais atraentes.

A Catho já havia implementado a IA em suas operações, otimizando a correspondência entre currículos e vagas, além de filtrar e encaminhar automaticamente as inscrições. Essa estratégia demonstra a crescente integração da IA nos processos internos da empresa, como parte de sua evolução para uma cultura pautada na tecnologia.

Boas práticas na rotina de trabalho

O ChatGPT oferece uma abordagem versátil para aprimorar operações de RH e pode ser integrado de maneira eficaz às atividades diárias, otimizando as tarefas. Para alcançar a máxima eficiência da ferramenta, é fundamental aprimorar as ações seguindo as boas práticas. Confira algumas dicas a seguir.

Ofereça um contexto detalhado

Fornecer informações relevantes ao ChatGPT ajuda a obter resultados alinhados. Assim, descrever comandos de forma detalhada e específica leva a respostas mais precisas.

Faça solicitações objetivas

Formular comandos de maneira clara e objetiva evita informações irrelevantes e gera resultados mais focados.

Opere com a divisão em etapas

Dar comandos em etapas contribui para respostas mais precisas e alinhadas aos requisitos.

Forneça exemplos

Dar exemplos auxilia a ferramenta a entender o contexto e a fornecer respostas mais relevantes e coerentes.

Solicite alternativas múltiplas

Requisitar múltiplas opções de resposta amplia as possibilidades e melhora a eficiência da ferramenta.

Teste, revise e edite

Testar diferentes perguntas, revisar e editar as respostas geradas é fundamental para alcançar o resultado desejado e a linguagem adequada.

Pontos de atenção

A utilização da IA oferece vantagens significativas para o setor de RH. Afinal, algoritmos treinados reconhecem padrões, preveem tendências e aprendem com erros. No entanto, é vital abordar com cautela a eliminação automática de candidatos, considerando o potencial individual e a jornada de aprendizagem.

Embora seja uma ferramenta poderosa, seu uso deve ser conduzido com sensibilidade e compreensão das implicações éticas. Nesse sentido, é preciso ter bastante atenção a alguns pontos importantes:

  • informações defasadas: há possibilidade de ter dados ultrapassados, especialmente após 2021, exigindo revisão e validação para garantir precisão, especialmente em áreas como a legislação trabalhista, que está em constante mudança;
  • preconceitos algorítmicos: a IA pode replicar vieses sociais e culturais;
  • transparência: as decisões devem ser explicáveis e compreensíveis pelos colaboradores;
  • segurança de dados: deve-se assegurar a privacidade e prevenir o vazamentos de informações sensíveis.

O que esperar dos próximos anos

O Chat GPT emergiu como uma ferramenta versátil para diversos propósitos. Como vimos, embora a IA beneficie o setor de RH — especialmente na área de Recrutamento e Seleção —, a eliminação automática de candidatos se mostra uma preocupação ética, refletindo como a tecnologia pode comprometer o aspecto humano do recrutamento.

Assim, à medida que o Chat GPT no RH evolui, é provável que se torne mais sofisticado e difundido. Contudo, é fundamental que as empresas evitem a automação excessiva no processo de seleção. Desse modo, os princípios éticos devem sempre orientar o recrutamento, prevenindo vieses e assegurando a abordagem humana. Esse é futuro da IA no RH estratégico.

Nesse sentido, o futuro do uso dessas ferramentas está relacionado para a busca por um equilíbrio entre a automação e a atuação humanizada. Isso vai possibilitar a independência das empresas na implementação de estratégias com tecnologias inovadoras.

Mesmo que algumas organizações já empreguem ferramentas para analisar candidatos e evitar entrevistas incompatíveis com suas metas, a questão central é se essa abordagem é a mais adequada considerando as inovações tecnológicas atuais.

Nesse sentido, embora traga benefícios, a implementação da Inteligência Artificial deve ser guiada pela responsabilidade e ética. Para isso, é imprescindível seguir as boas práticas em IA, adaptando-se à tecnologia e, assim, alcançando um nível mais alto de desempenho e impacto nas organizações.

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