As empresas possuem a excelente oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de jovens e novos talentos por meio do programa de estágio. Os estudantes estão, geralmente, passando pelas primeiras vivências no mercado de trabalho.
Por isso, têm maior facilidade em se adaptar à cultura organizacional da empresa e absorver o que a empresa compartilha como essencial. As experiências são novas, mas o estágio permite que a empresa acolha e vivencie novas ideias e energias, utilizando-as para melhores resultados.
Para isso, ela precisa também colaborar, promover práticas para valorização do estagiário e possibilitar o desenvolvimento de cada um. Assim, poderá potencializar as habilidades, aliando a teoria estudada nas salas de aula com as vivências práticas das atividades.
O resultado do trabalho dos estagiários está diretamente ligado ao acompanhamento e à valorização que as organizações oferecem aos colaboradores, já que, quanto mais as empresas valorizam os estagiários, mais elas se preocupam e investem nos programas de estágios que disponibilizam.
Acompanhe a leitura e entenda melhor sobre como é possível criar possibilidades de valorização do estagiário dentro da sua instituição!
Ações para a valorização do estagiário no dia a dia
Os estudantes são novos talentos que, com o investimento no desenvolvimento das habilidades e no acompanhamento, podem surpreender, colaborando positivamente para a empresa. Podem ser os profissionais ideais que farão a diferença. Pensando nisso, reunimos cinco ações que ajudam a promover a valorização do estagiário. Confira!
1. Programa de desenvolvimento de habilidades do estagiário
O programa de estágio precisa ser elaborado de forma estratégica. Por isso, é preciso considerar sempre que as atividades serão exercidas, em sua maioria, por jovens estudantes com pouca experiência no mercado de trabalho. Isso requer que o RH, a gestão e toda a equipe estejam alinhados ao que é pertinente às funções disponibilizadas.
Por ter o objetivo de aliar a teoria estudada à prática da função — que precisa ter ligação com o curso do estudante — a empresa necessita praticar uma comunicação clara e assertiva. Além disso, é essencial que o estagiário receba suporte, apoio e treinamento para a capacitação e o desenvolvimento de suas habilidades.
2. Desafios práticos
O estagiário é um aprendiz com potencial e, por isso, requer desafios para se desenvolver. Assim, a empresa precisa englobar atividades práticas desafiadoras nos programas, que estimulem, motivem e tirem o estudante da zona de conforto.
Delegue tarefas importantes, compartilhando responsabilidades. Utilize metas alcançáveis e dê autonomia, mostrando que há chances de se destacar. Os desafios são muito bem recebidos, mas devem estar de acordo com as possibilidades do estudante. Ele é um profissional em formação, que precisa de desafios para crescer, mas também necessita de acompanhamento e orientação.
3. Reconhecimento diário
O reconhecimento por um trabalho bem-feito motiva o estagiário e indica que ele está no caminho certo. organizações que só têm a percepção de um bom resultado de forma pontual — como apenas nos momentos de premiação — não enxergam a construção diária do trabalho, além do que nem todos os colaboradores que cumpriram com suas responsabilidades, com eficiência e dedicação, serão premiados.
O mesmo acontece com os estagiários. Se uma tarefa foi bem cumprida, informe e reconheça, até para que ele perceba que está sendo visto e que também será sinalizado, em caso da não realização das atividades da função, em decorrência de negligência. É importante valorizar pequenas conquistas e os que são responsáveis por elas.
4. Premiação simbólica
Além do reconhecimento diário, é possível valorizar o trabalho do estagiário com premiações simbólicas para os que se destacarem. Elas não devem substituir o reconhecimento diário, mas sim complementá-la. Afinal, o de frequência diária é importante para que todos se sintam capazes de conseguir a premiação.
Esse prêmio pode ser mensal ou acontecer por meio da gamificação das metas — e não pode ser esquecida. Com o mercado cada vez mais competitivo, a motivação dos funcionários é fundamental para o sucesso do negócio.
5. Possibilidade de efetivação
Uma excelente forma de valorizar o estagiário é ter no programa a possibilidade de efetivação, caso tenha disponibilidade de vaga, após o término do contrato de estágio — que é de até dois anos. O estagiário é um profissional aprendiz e está disponível para se desenvolver de acordo com as necessidades da organização, trabalhando e aprendendo.
Uma vantagem da sua contratação é o fato de ele já conhecer o clima e a cultura organizacional da empresa, como missão, visão, valores, normas de conduta essenciais, metas e objetivos. Ter conhecimento da rotina otimiza a produtividade.
Maneiras de implantar um programa de estágio eficaz
O programa de estágio deve ser bem estruturado e levar em conta todas as etapas — que vão do processo de recrutamento e seleção até o momento de efetivação ou término do contrato de estágio. Organizar o programa, observando os detalhes de cada etapa do processo, pode ser determinante para a sua eficácia.
Defina o perfil da vaga
Antes de contratar um estagiário, é necessário definir o seu perfil — que é o conjunto de características desejadas pela empresa para o preenchimento da vaga. Ele vai além da descrição da função e engloba aspectos como comportamento e habilidades emocionais. Para um programa eficiente, é necessário iniciar com a responsabilidade sobre o que é desejado e a expectativa para que, então, a contratação no programa seja assertiva.
RH e gestores devem alinhar e definir as competências que serão exigidas, observando os seguintes pré-requisitos:
- semestre de curso do estudante;
- horário disponível;
- habilidades técnicas necessárias;
- soft skills.
Determine o processo de recrutamento
Após as informações da vaga, é importante definir a forma com que o processo de seleção será realizado. No planejamento, deve constar se haverá triagem por meio de currículo ou por banco de dados, se haverá entrevistas e avaliações, etc. As orientações devem ser claras e objetivas, sendo compartilhadas para o maior número de candidatos possível. O uso de softwares pode facilitar esse trabalho, assim como contar com empresas especializadas no assunto.
Considere as necessidades do estagiário
O estagiário está buscando aplicar, na prática, o que vê durante as aulas — a parte teórica. Ele está aprendendo e, por isso, precisa de apoio e orientação para o bom desenvolvimento das atividades. Considerar as suas necessidades é um ato de empatia e respeito que resulta em bons resultados.
Acompanhe e ofereça feedback duplo
Falamos que as atividades serão desempenhadas pelo estagiário, de forma orientada e supervisionada. Portanto, o acompanhamento precisa acontecer. Para tal, é necessário que ele saiba dos deveres da função, mas que tenha também o suporte necessário.
Um excelente método que colabora para o acompanhamento é o feedback duplo. Por estes feedbacks, o estagiário passa a saber sobre os pontos que precisam de mais atenção e também tem um retorno positivo na realização das funções. É importante que o contrário também aconteça e o estagiário informe as suas impressões, para que a empresa possa trabalhar em cima das observações. O objetivo é o de melhoria para ambos.
A contratação de estagiário permite que os estudantes coloquem em prática o que aprendem para o desenvolvimento das habilidades profissionais. Por trazerem ideias inovadores, energia e maior probabilidade que outros colaboradores de adaptação à cultura da empresa, são talentos potenciais.
A valorização do estagiário é percebida na forma com que a instituição elabora o seu programa, observando a regulamentação. As normativas legais precisam ser cumpridas nos programas e, caso necessário, empresas especializadas podem colaborar.
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