A seleção de talentos para a sua empresa pode ser facilitada a partir de aplicação de um teste técnico bem elaborado e com adaptação às necessidades da sua organização. Por meio dessa ferramenta, é possível encontrar profissionais com as habilidades ideais e que resolvam as demandas por novos colaboradores em sua empresa.
Para aproveitar ao máximo tais testes, é muito importante entender quais são os principais passos para elaborar com precisão. Para ajudar com essa tarefa, montamos um guia completo com diversas dicas práticas e fáceis de serem aplicadas. Quer saber mais? Então, continue a leitura e veja em detalhes!
Qual a importância de usar testes técnicos no recrutamento?
Realizar o processo de recrutamento e seleção e encontrar pessoas talentosas no mercado é um ponto que merece atenção. Há desafios que podem atrapalhar a inclusão de especialistas em cargos importantes para o sucesso do negócio.
Isso é visto em uma pesquisa que indica que, atualmente, 81% dos recrutadores têm dificuldades para contratar profissionais qualificados para a empresa. O estudo ainda sugere o medo de perder talentos para os concorrentes.
Nesse sentido, investir em estratégias para teste técnico, que ajudem na identificação de colaboradores com boas aptidões, é essencial para ter profissionais com as habilidades necessárias para o cargo, além de oferecer oportunidades para talentos que já fazem parte do quadro de funcionários.
Como montar um teste técnico eficaz?
Agora que você já conhece a importância, que tal descobrir como criar teste técnico efetivo que auxilie a identificar candidatos com as habilidades necessárias para a vaga? A seguir, destacamos algumas dicas que vão ajudar.
Defina os objetivos do teste claramente
Com a definição de objetivos, o teste tende a ter maior relevância para a função que a empresa pretende preencher, tornando o processo seletivo mais claro, eficiente e alinhado com o fit cultural da organização.
Para cumprir essa etapa, você deve saber com exatidão o que precisa avaliar no candidato, desde aspectos técnicos, até habilidades comportamentais que fazem a diferença na escolha.
Imagine que a vaga exige, por exemplo, grande conhecimento em programação. A partir disso, um objetivo pode ser realizar testes para resolver problemas ligados a tais habilidades, como escrever um código.
Identifique as habilidades técnicas essenciais
Para que a etapa anterior seja cumprida, vale fazer uma avaliação cautelosa da vaga que será aberta para entender quais são as habilidades técnicas essenciais para cumprir a função em questão. Isso pode envolver:
- resolução de problemas — isso vai ajudar a criar situações no teste para verificar como o candidato lida com ocorrências complexas;
- conhecimentos específicos — ao observar que a vaga tem aspectos inerentes a ela, também é possível colocar esse quesito no teste;
- capacidade analítica — essa é outra habilidade que normalmente é avaliada nos testes e são relacionadas aos cargos mais técnicos.
Para identificar cada um dos pontos acima e outros que sejam relevantes, vale a pena conversar com os responsáveis pelo setor no qual o novo colaborador será incorporado.
Conheça os formatos comuns de teste técnico
Para fazer a avaliação de habilidades técnicas, existem diferentes formatos de testes que podem ser usados. Por exemplo, pode-se incluir no processo seletivo atividades práticas, úteis para observar a aplicação do conhecimento de cada pessoa na prática.
Outra possibilidade são os testes teóricos, que também ajudam a entender o quanto o candidato entende dessas tarefas relacionadas ao cargo. Essa segunda opção pode ser questionários, múltipla escolha e até mesmo dissertações, que podem ser feitas online.
Desenvolva as questões e os problemas
Ao optar por um dos testes destacados acima, é necessário desenvolver o tipo de aplicação prática ou as questões a serem apresentadas aos candidatos. Elas devem ser elaboradas com cuidado, visando refletir o ambiente de trabalho e os desafios existentes.
Por isso, pense na relevância do problema ou questão, definindo o propósito que ela deve cumprir no seu processo de recrutamento. Além disso, evite testes muito específicos, que podem favorecer pessoas e tornar a seleção menos justa.
Por exemplo, para programadores você pode solicitar que resolvam uma questão de codificação normal na empresa. Pense em situações reais do dia a dia para tornar o teste mais eficaz.
Tenha critérios de avaliação e pontuação
É fundamental estabelecer critérios de avaliação que estejam alinhados aos objetivos estipulados antes. Esse cuidado vai ser primordial para não ter vieses, garantindo que os melhores profissionais sejam escolhidos.
As pontuações usadas na hora de avaliar os candidatos podem ser objetivas e subjetivas, a depender do cenário. Por exemplo, para perguntas com respostas exatas, os critérios são do primeiro tipo. Já para aspectos criativos, a avaliação é mais abstrata.
Faça considerações éticas na aplicação do teste
Por fim, é preciso ter cuidado com os dados dos indivíduos e respeitar os direitos deles para que o processo seletivo seja ético e transparente. Essa abordagem vai envolver uma série de cuidados.
Por exemplo, adotar sistemas que ajudem a proteger a privacidade de dados, evitando vazamento de informações pessoais e até mesmo das respostas do teste é importante. Além disso, cuide para que as perguntas não excluam ou favoreçam ninguém e deixe claro os critérios usados na avaliação.
Por que adaptar os testes para as necessidades da empresa?
Os passos destacados até aqui trazem um guia para que os testes técnicos sejam efetivos e ajudem a superar a dificuldade na hora de escolher bons candidatos. Mas lembre-se de observar aspectos específicos e necessidades presentes no dia a dia para garantir que as demandas existentes sejam supridas.
Assim, você garante que os novos colaboradores tenham habilidades técnicas relevantes, adequação cultural e aspectos comportamentais alinhados ao que a empresa deseja. Com isso, as chances de melhorar os processos seletivos são elevadas.
Ao entender o que é preciso seguir para ter um teste técnico eficiente, fica mais fácil garantir eficiência nessa etapa. Assim, os processos de seleção são otimizados, evitando custos elevados, alta rotatividade de profissionais e necessidade de novas contratações com maior frequência. Portanto, não deixe de aplicar cada uma das dicas que viu ao longo deste texto.
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