O Role Play é um método que tem sido cada vez mais utilizado nos processos de seleção, recrutamento e treinamento de colaboradores. Na prática, o objetivo é aprimorar as habilidades do profissional por meio de situações reais, simuladas em um ambiente controlado e seguro.
Com isso, o departamento de Recursos Humanos pode, por exemplo, identificar qual o comportamento da equipe diante de determinadas ocasiões. Ou seja, é uma estratégia de aprendizagem que pode trazer uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo.
Quer entender o que é Role Play, quais são suas principais práticas e como aplicar a técnica na empresa? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
O que é Role Play?
Role Play é um método de capacitação capaz de aperfeiçoar as habilidades e competências dos profissionais. Em português, o termo significa “interpretação de papéis”, e, por isso mesmo, a ação envolve a simulação de situações que podem ocorrer na vida real.
Dessa forma, o Role Play é adotado nas organizações justamente para identificar o perfil comportamental e o mindset dos funcionários. No ambiente simulado, por exemplo, as pessoas têm liberdade para errar e receber feedbacks construtivos, tornando-se uma excelente oportunidade para o setor de RH desenvolver seus talentos.
Devido à versatilidade, a técnica do Role Play pode ser usada em praticamente todos os departamentos das empresas, como vendas e gestão. É uma maneira também de orientar os profissionais para que atuem de acordo com normas e acordos preestabelecidos.
Para que serve o Role Play no RH?
No departamento de Recursos Humanos, o Role Play auxilia significativamente os treinamentos da equipe. Em processos de recrutamento e seleção, igualmente, a estratégia pode ser adotada para aprimorar as qualidades dos novos talentos.
Na área de vendas, por exemplo, a técnica pode ser útil para o time entender como lidar com diferentes personalidades de clientes e consumidores. Isso porque é possível aprender novas maneiras de contornar desafios e, com isso, ter mais facilidade para fechar negócios.
Além de tudo, o Role Play é bastante utilizado para desenvolver as soft skills dos funcionários, como empatia, persuasão, tomada de decisões, comunicação e persistência. Assim, as simulações que o método de aprendizagem gera permitem que as pessoas se mantenham em constante aprimoramento.
Como funciona essa técnica?
O Role Play permite que os profissionais, sobretudo os novatos, aprendam determinadas competências por meio de atitudes práticas. É uma maneira interessante e dinâmica de simular situações extremas, permitindo que os colaboradores superem desafios e tenham mais inteligência emocional.
Para isso, o RH cria um ambiente controlado, ou seja, um cenário no qual a equipe pode aprender de múltiplas formas. Quando feito em equipe, inclusive, o Role Play facilita o desenvolvimento de soluções inovadoras e a geração de feedbacks construtivos.
A frequência dos encontros vai depender muito da maturidade do time e pode durar, em média, de 30 minutos a 1 hora. Dessa forma, o RH consegue garantir o engajamento e o interesse dos participantes. Em boa parte dos casos, a atividade pode ser realizada uma vez por semana ou conforme as necessidades da empresa.
Quais os tipos de Role Play no RH?
Por assumir diferentes formatos e aplicações, a estratégia do Role Play representa uma ferramenta dinâmica que pode otimizar diversos departamentos dentro das organizações. Especialmente no setor de Recursos Humanos, a técnica pode ser adotada em diferentes atividades. Veja a seguir!
Recrutamento e seleção
Nessa área, o Role Play pode ajudar a avaliar as habilidades e competências dos candidatos às vagas em aberto. Isso porque eles são testados a lidar com desafios sociais, comportamentais e comunicativos, demonstrando suas maiores qualidades e desafios.
Treinamento e desenvolvimento
Já na área de treinamento e desenvolvimento, o Role Play é utilizado como alternativa para aperfeiçoar a equipe de profissionais. A vivência nas situações simuladas, por exemplo, permite que o time internalize os conteúdos e, consequentemente, aprenda mais facilmente.
Capacitação de lideranças
Da mesma forma, o Role Play permite que o RH capacite os líderes e gestores com habilidades técnicas e socioemocionais. Por meio de exercícios práticos, os colaboradores são preparados para assumir os cargos e tomar decisões cada vez mais embasadas e dinâmicas.
Coaching
Outro uso muito recorrente do Role Play é o coaching, ou seja, um método que conduz os profissionais a alcançarem metas e objetivos. Ao submeter os colaboradores a situações simuladas, por exemplo, fica mais simples conduzi-los e fornecer feedbacks que visam o aprimoramento constante.
Como fazer Role Play no RH na prática?
Antes de tudo, é fundamental que o Role Play seja inserido na cultura organizacional das empresas. Todos devem entender a importância da estratégia e quais os benefícios e diferenciais que a técnica oferece para a companhia. Com isso, a equipe terá mais motivação para participar de forma ativa.
O Role Play no RH deve ser pensado a partir de três etapas principais. Veja a seguir:
- planejamento: é a fase de elaboração dos objetivos da empresa com o Role Play. Para isso, é preciso definir quem serão os responsáveis, quais os indicadores de RH e como será o cronograma das atividades;
- execução: é o momento de colocar a estratégia em prática e facilitar o desenvolvimento dos profissionais. O RH deve criar um ambiente saudável e acolhedor, proporcionando situações de aprendizagem à equipe de trabalho;
- mediação: é a etapa de atribuir funções, fazer perguntas, fornecer feedbacks e garantir que todo o time esteja aproveitando a experiência. O mediador conduz os participantes e pratica a escuta ativa, lidando com qualquer tipo de conflito que possa surgir.
Para que a estratégia de Role Play realmente traga resultados, tenha em mente que é fundamental seguir todas as etapas listadas. Sem isso, a empresa pode ter prejuízos de recurso e tempo, fazendo com que os profissionais de RH não tenham o retorno esperado.
Deu para perceber que a técnica de Role Play favorece o desenvolvimento dos colaboradores e pode representar um diferencial competitivo para as organizações. Seguindo todas as etapas, o setor de RH da sua companhia tem uma série de vantagens ao investir no avanço de seus talentos.
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