Programa de trainee para mulheres: qual importância e como montar um

Programa de trainee para mulheres: qual importância e como montar um

A inclusão feminina no mercado de trabalho não é algo que começou hoje. Nem ontem. Nem no dia anterior. Na verdade, as mulheres já atuam nesse segmento há muitos e muitos anos, mas seu papel muito foi visto como inferior.

Felizmente, isso mudou! Hoje, o talento das mulheres não é apenas reconhecido, mas também valorizado pelas empresas. Cada vez mais vagas são destinadas a essas profissionais, que se destacam por sua resiliência e competência para qualquer tipo de segmento.

Então, que tal você aprender um pouco sobre a importância da implementação de programas de trainee para mulheres em sua empresa? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e ver algumas dicas importantes!

Por que fazer um programa de trainee para mulheres?

Antes de descobrirmos o “como”, é importante saber o “por que”! Veja quais são os motivos que fazem com que os programas de trainee para mulheres sejam tão relevantes.

Igualdade de oportunidades

Infelizmente, as mulheres seguem preteridas quando o assunto são oportunidades no mercado de trabalho. Ainda que muita coisa tenha mudado, há uma disparidade muito grande quando números e dados são analisados nesse contexto. Assim, programas de trainee são uma ótima chance de mudar esse cenário.

Combate ao preconceito

Muito desse cenário se dá por conta de preconceitos que fazem crer que as mulheres são inferiores aos homens no mercado de trabalho. Trazer oportunidade para o público feminino é uma das formas de trabalhar essa questão, mostrando ao mundo que não, as mulheres não são menos do que os homens em nenhum contexto.

Desenvolvimento de lideranças femininas

De modo geral, há poucas lideranças do sexo feminino no mundo corporativo, independentemente de qual seja o segmento analisado. Programas de trainee oferecem oportunidades e a possibilidade de que isso mude em longo prazo, a partir da qualificação de mais mulheres em trabalhos variados.

Promoção da diversidade

Treinar mulheres faz com que a diversidade no mercado de trabalho também aumente, seja pela inclusão delas nesse cenário, seja pela possibilidade de que, no futuro, elas sejam líderes mais preocupadas com a diversidade. Assim, é criar uma corrente de revolução no mercado.

Responsabilidade social

Por fim, o tema “responsabilidade social” é um dos mais importantes da atualidade. Investir no treinamento certeiro de mulheres é uma forma de mostrar ao mundo que a sua empresa não parou no tempo e está preocupada em fornecer mais oportunidades a estas que, muitas vezes, “ralam” sozinhas para prover seus dependentes.

Como planejar o programa de trainee?

Agora, é hora de você descobrir como planejar um programa de trainee da forma adequada. Vamos lá?

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Faça um bom planejamento

O primeiro passo é analisar o que você quer e desenvolver um planejamento eficaz para as necessidades da sua empresa. Alguns pontos que devem ser definidos são:

  • competências e habilidades que serão buscadas nas trainees;
  • áreas e projetos em que elas serão alocadas;
  • quais serão as exigências para as candidatas (formação acadêmica, habilidades, entre outras);
  • qual é o perfil das profissionais ideais para aquela empresa;
  • quantas vagas o processo vai ter, entre outros.

Estruture bem o programa

Fazer um programa de trainee é muito mais do que oferecer vagas para o treinamento de mulheres em sua empresa. É preciso ter um bom plano! Alguns detalhes que não podem ficar de fora são:

  • períodos em que as trainees ficarão em cada área da empresa;
  • oferta de treinamentos específicos;
  • presença de uma boa mentoria e de um acompanhamento focado no desenvolvimento para o mercado;
  • promoção de oportunidades de networking;
  • desenvolvimento de habilidades, entre outros.

Tenha uma boa divulgação de vagas

O próximo passo é investir em uma boa divulgação dessas vagas. É preciso que tudo seja bem explicado para que o seu trabalho de triagem seja reduzido ao longo do processo seletivo. Então, capriche na descrição e trabalhe com objetividade, inclusive usando ferramentas de recrutamento e seleção.

Conduza o processo de forma inclusiva

Não pare apenas no gênero! Embora mulheres de todas as etnias e características sejam preteridas nesse contexto, é preciso abrir o leque e ir além. Leve em consideração aspectos como etnia, idade, situação social, orientação sexual e abra mais portas também para mulheres PcD.

Capriche no acompanhamento do desempenho

É importante realizar avaliações regulares do desempenho das trainees, fornecendo feedback construtivo para o seu desenvolvimento. E não pare por aí! Que tal mantê-las sob o seu radar também após a conclusão do programa e seguir buscando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para essas mulheres?

Qual é a importância de ter mulheres em cargos de liderança?

Você sabia que as mulheres ocupam menos que 30% dos cargos de liderança no Brasil no setor industrial? Os outros 71% são destinados aos homens, que por centenas de anos ocupam esse tipo de posição no mercado de trabalho.

Outro dado preocupante é o do recebimento de maiores salários. Apenas cerca de 35% das mulheres ocupam os pontos mais altos do gráfico de remuneração, o que também é um ponto muito preocupante. Ainda mais quando consideramos que, até os dias atuais, há uma grande disparidade salarial envolvendo homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos e têm a mesma qualificação.

Isso torna possível perceber a relevância da preocupação em desenvolver mulheres e ajudá-las a ocupar cargos de liderança. Afinal, elas merecem! E alguns dos benefícios desse tipo de desenvolvimento são:

  • diversidade de perspectivas graças às experiências diversas e a visão que as mulheres têm do mundo;
  • representatividade e igualdade de oportunidades;
  • inovação e criatividade;
  • comunicação mais precisa com os clientes;
  • resolução de conflitos e construção de equipes;
  • desenvolvimento de um clima organizacional mais saudável;
  • melhora da reputação e da imagem da sua empresa, entre outros.

Como podemos ver, os programas de trainee para mulheres são uma ótima forma de praticar a diversidade e a inclusão em sua empresa, abrindo portas para a capacitação de dezenas ou centenas de profissionais altamente qualificadas que, muitas vezes, têm dificuldades em ingressar no mercado de trabalho. Faça parte dessa revolução!

Ah! Antes de ir, aproveite para assinar a newsletter da Catho! Com ela, você aprende cada vez mais sobre Recursos Humanos e fica frente a frente com dicas sempre atualizadas sobre como tocar a sua gestão de pessoas. Tudo isso com apenas alguns cliques!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal