Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • /
  • O que é CIPA e como funciona?
Compartilhe
Treinamento e Desenvolvimento

O que é CIPA e como funciona?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 05/09/2022 | 
  • 5 min de leitura
O que é CIPA e como funciona?

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • Qual é o objetivo da CIPA?
  • Como a CIPA é formada?
  • Quais são as vantagens da CIPA?
  • Como a CIPA funciona na prática? 

Você sabe o que é CIPA e qual a sua importância para os ambientes corporativos? A sigla significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e seu objetivo é promover a saúde e preservar a vida dos colaboradores.

Adotar a CIPA na gestão do RH, portanto, é uma maneira de resguardar a vida e o bem-estar da equipe. Nesse sentido, é fundamental entender melhor sobre as suas aplicações e responsabilidades. 

Acompanhe a seguir e entenda o que é CIPA e qual seu objetivo.

Qual é o objetivo da CIPA?

A CIPA é uma comissão obrigatória para determinados tipos de empreendimentos, dependendo da quantidade de funcionários no quadro da organização. A CIPA é garantida e regulamentada pela legislação brasileira por meio da Norma Regulamentadora n.º 5 (NR5).

Basicamente, a CIPA tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O intuito é tornar o ambiente corporativo mais seguro, preservar a vida e promover a saúde dos colaboradores.

Diversas organizações e órgãos públicos, que tenham funcionários regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), devem ter e manter uma CIPA.

Como a CIPA é formada?

A CIPA é formada por representantes e colaboradores do empreendimento. Eles são eleitos pela organização para assumir o mandato. A quantidade de componentes da CIPA é estabelecida a partir do número de funcionários e do ramo de atuação. Os representantes são indicados pelos gestores e escolhidos por processo eleitoral.

Os membros da CIPA têm mandato de um ano, com possibilidade de reeleição pelo mesmo período. Um presidente é nomeado, assim como um vice-presidente, que deve ser indicado pelos titulares da comissão. Também é necessário definir um secretário e seu suplente.

Quais são as vantagens da CIPA?

Contar com uma CIPA no ambiente de trabalho é uma maneira de reduzir os prejudiciais acidentes e o dissídio salarial, criando um espaço corporativo mais adequado para os colaboradores.

A CIPA representa um diferencial para a manutenção de um ambiente mais produtivo e harmônico. Por meio de suas ações, a gestão promove melhorias contínuas nas condições profissionais, reduz o número de acidentes, adota regulamentos de segurança e melhora o clima organizacional.

São diversos pontos positivos de adotar a CIPA na organização. Em pouco tempo, a empresa pode ter mais produtividade da equipe, já que o espaço de trabalho se torna mais seguro e adequado para o desenvolvimento das atividades.

Como a CIPA funciona na prática? 

Na prática, os membros da CIPA devem participar de um treinamento sobre os riscos e as medidas de segurança que devem nortear as suas atividades. Isso porque a CIPA tem uma série de atribuições, como:

  • reconhecer e mapear os riscos no ambiente corporativo;
  • executar um plano de trabalho com ações de prevenção;
  • implementar um controle da qualidade das ações de prevenção, avaliando as prioridades de práticas no local de trabalho;
  • verificar de forma periódica o espaço e as condições profissionais, identificando situações que podem trazer riscos para a segurança e saúde dos funcionários;
  • promover a divulgação das informações a toda a equipe;
  • difundir o cumprimento das Normas Regulamentadoras, cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho.

Agora que você já sabe o que é CIPA e qual seu objetivo, tenha em mente que a criação e execução de uma comissão desse tipo na empresa é uma das atividades que o setor de RH precisa monitorar. A CIPA precisa ser vista como uma oportunidade de adotar boas práticas e reduzir a exposição dos funcionários a riscos. 

Aproveite a visita e entenda quais são as principais causas de processos trabalhistas. A insalubridade e a periculosidade estão na lista!

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Treinamento e Desenvolvimento

    Tem medo de empreender? 7 dicas para ajudar a superá-lo

    Empreender pode ser um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, uma das jornadas mais gratificantes da vida. No entanto, muitas [...]
    05/09/2022 Leia o artigo
    Treinamento e Desenvolvimento

    Aprenda como dar um feedback corretivo para a equipe

    Embora a intenção de toda a empresa seja reduzir os erros ao máximo, é inevitável que eles ocorram em algum momento. Nesse [...]
    05/09/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Guia rápido: os documentos e processos essenciais ao abrir uma empresa

    Transforme seu sonho em realidade: aprenda tudo sobre os documentos e processos para abrir sua empresa sem complicações. Leia [...]
    26/02/2025 Leia o artigo

2 comentários em “O que é CIPA e como funciona?”

  1. Sandra maria diniz 2 anos atrás

    Gostaria de aprender mais

    Responder
    1. Avatar photo
      Equipe Catho Empresas Autor do site 2 anos atrás

      Olá, Sandra!
      Tudo bem?

      Temos vários conteúdos que podem te auxiliar em nosso blog Carreira e Sucesso. Acesse e saiba mais: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/

      Responder

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.AceitarPolítica de cookies e privacidade