Imagine que o final do ano está chegando e a sua empresa precisa melhorar alguns resultados para ultrapassar as metas estipuladas lá em janeiro. Oferecer uma motivação extra para os colaboradores não faria nenhum mal, não é mesmo? Por isso, você precisa conhecer a gratificação salarial e entender como a estratégia pode ser implementada na sua empresa.
O que acha de tirar as suas dúvidas sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo para entender como funciona a gratificação salarial e por que oferecê-la!
O que é a gratificação salarial?
O salário é uma das principais contrapartidas de uma empresa para os seus funcionários. E além desse valor, existem bonificações que podem ser concedidas para cargos e funções específicas, as chamadas gratificações salariais. Essas parcelas, somadas ao salário, geralmente são oferecidas a profissionais que assumem cargos de gestão ou conseguem ser metrificadas, como vendedores.
Como a gratificação salarial funciona?
A gratificação salarial é uma escolha do empregador, ou seja, não existe nenhuma obrigação de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sobre o assunto. Sendo assim, o programa pode funcionar da forma que a empresa definir ser a melhor para a sua realidade e, de alguma forma, sirva para reconhecer performances e resultados dos colaboradores.
Todos os critérios, valores, objetivos e prazos são definidos internamente, de acordo com a realidade de cada companhia. A única coisa que não pode ocorrer é a inclusão das gratificações como parte do salário da vaga. Elas precisam ser pagas separadamente e não precisam ser em dinheiro, podem ser feitas a partir de prêmios, como viagens, dias de folga ou produtos e serviços.
Quais são as vantagens de investir na gratificação salarial?
Mas por que oferecer a gratificação salarial para os colaboradores na sua empresa? Confira alguns dos motivos!
Maior produtividade
Nada melhor do que um incentivo extra para conseguir melhores resultados, não é mesmo? Esse estímulo pode impactar diretamente na produtividade e no desempenho dos colaboradores na sua empresa. O eventual gasto com essa recompensa pode ser, na verdade, uma pequena parte de um lucro maior a partir do resultado que aquele profissional alcançou.
Valorização dos colaboradores
Além disso, os colaboradores se sentem mais valorizados pela sua empresa. Eles enxergam como um voto de confiança em seus trabalhos, o que contribui para a maior satisfação desses profissionais. Estimular a meritocracia e oferecer essa gratificação salarial vai garantir que eles se sintam reconhecidos pelos resultados conquistados ao longo de um período.
Retenção de talentos
Consequentemente, a tendência é que os principais talentos da sua equipe queiram continuar na empresa. A retenção de profissionais, portanto, se torna outro dos benefícios que essa estratégia proporciona. Mesmo que receba uma proposta mais vantajosa financeiramente, esse reconhecimento e valorização atuam a favor da sua empresa para que eles continuem por mais tempo.
Criação de um ambiente positivo
Por fim, esse estímulo extra e a competição saudável para conseguir melhores resultados acaba contribuindo também para a criação de um ambiente ainda mais positivo para todos os colaboradores. Quando se fala em employee experience, esse é um ponto que vai se tornar importante para que as pessoas se sintam mais satisfeitas no seu dia a dia de trabalho.
Como implementar a gratificação salarial na empresa?
O que fazer, então, para implementar a gratificação salarial na sua companhia? Confira algumas dicas!
Defina os critérios e metas
Antes de mais nada, é preciso fazer uma pesquisa salarial no mercado, para entender quais são os critérios e metas da campanha de incentivo. Afinal, não é uma estratégia que pode ser feita de qualquer maneira. Sem planejamento, ela pode resultar em problemas financeiros graves para a sua empresa. A ideia é equilibrar entre o que é atrativo para o colaborador e o que cabe no orçamento da companhia.
Além disso, todos os critérios precisam ser definidos, como os objetivos e metas que devem ser alcançados para liberar a gratificação, por exemplo. O prazo e até mesmo os benefícios também devem ser escolhidos antes de qualquer anúncio. Por isso, é muito importante analisar o mercado para identificar a melhor forma de criar essa conexão com os colaboradores.
Ofereça benefícios relevantes
Como falamos mais acima, a gratificação salarial não precisa ser feita, necessariamente, com dinheiro. Existem outros benefícios que podem ser tão atrativos para os colaboradores. O mais importante aqui é buscar mais informações sobre os seus colaboradores para entender quais são as ofertas que mais fazem sentido para cada um deles.
A ideia é o benefício, de fato, sirva como um estímulo para os profissionais. A melhor forma de conseguir essas informações é realizando uma pesquisa prévia com os colaboradores, identificando quais são as suas principais necessidades e até mesmo os objetivos. Especialmente em um ambiente de trabalho diverso, entender essas questões pode ser bastante importante.
Comunique o programa
Com todos os critérios e premiações definidos, é hora de investir na comunicação. É preciso fazer com que a mensagem chegue para todos os profissionais elegíveis ao programa. Garanta que a dinâmica seja bem explicada e tire as dúvidas dos colaboradores, evitando que qualquer ruído acabe transformando a tentativa de melhorar o ambiente em uma dor de cabeça.
Monitore constantemente
Com o programa em andamento, ainda é preciso monitorar regularmente o que está acontecendo. As metas são realistas? Ou estão muito difíceis de serem alcançadas? Os benefícios oferecidos são realmente atrativos para os colaboradores? Essas questões precisam ser acompanhadas de perto para que o programa seja sempre reestruturado e aprimorado.
A partir do momento em que a sua equipe consegue construir um programa eficiente de gratificação salarial, os benefícios para a sua empresa são muitos. Para se manter relevante em um mercado de alta competitividade, essa é mais uma estratégia que pode ajudar a construir uma reputação positiva no mercado e atrair e manter os principais talentos do segmento por perto.
A gratificação salarial é apenas uma das muitas estratégias que podem contribuir para a criação de um clima organizacional positivo dentro da sua empresa. O que acha, então, de continuar por dentro de novidades para continuar aprimorando o seu trabalho? Use o formulário abaixo para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos como este!
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