Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Cultura Organizacional
  • /
  • Qual o papel do RH para a melhoria da comunicação interna na empresa?
Compartilhe
Cultura Organizacional

Qual o papel do RH para a melhoria da comunicação interna na empresa?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 01/02/2022 | 
  • 9 min de leitura
Qual o papel do RH para a melhoria da comunicação interna na empresa?

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • A importância da comunicação interna nos tempos atuais
  • O papel do RH para melhorar a comunicação interna
    • Estabeleça uma rotina de comunicados
    •  Abra espaço para troca de informações
    • Adote bons softwares
    • Crie ações de endomarketing
  • Os benefícios de uma comunicação interna eficiente
    • Alinhamento do time de trabalho
    • Agilidade nos processos
    • Maior engajamento dos colaboradores
  • Otimizando a comunicação interna na empresa

A comunicação interna é uma estratégia usada nas empresas para informar sobre tudo o que de mais importante acontece na organização. Para isso, precisa ser recorrente e fazer parte de um planejamento alinhado com os valores e objetivos organizacionais.

Uma comunicação interna eficiente é essencial para alinhar expectativas entre empresas e funcionários e deve ser capaz de informar e sensibilizar os colaboradores. Uma comunicação interna eficiente reflete em melhores processos, redução de erros e melhoria da motivação da equipe.

Além disso, em tempos em que os modelos de trabalho remoto e híbrido estão cada vez mais presentes, apostar nessa estratégia é fundamental para alcançar os resultados pretendidos pela empresa.

Para ajudar você a implantar uma comunicação interna efetiva na sua companhia, preparamos este artigo. Leia agora!

A importância da comunicação interna nos tempos atuais

O cliente interno, ou seja, os funcionários, são as primeiras pessoas que a empresa precisa conquistar. Isso porque são eles que levarão o nome da empresa para o mercado, defenderão os produtos e serviços da companhia e também são os responsáveis por melhorar e executar da melhor forma os processos.

Assim, quando falamos de comunicação interna, também estamos falando de uma ferramenta altamente estratégica para colocar o time na mesma sintonia, ou seja, empenhado com objetivos e metas organizacionais.

Portanto, sem uma comunicação interna de qualidade, os processos podem perder em eficiência — cenário bastante prejudicial para a companhia.

O papel do RH para melhorar a comunicação interna

O setor de RH tem um papel importante para melhorar a comunicação interna das empresas, já que é o responsável pela gestão de pessoas. Veja a seguir como fazer!

Estabeleça uma rotina de comunicados

Independentemente de a empresa adotar uma comunicação vertical (da alta liderança para os subordinados) ou horizontal (comunicação sem hierarquia), é importante estabelecer uma rotina de comunicados para informar sobre tudo o que de mais importante acontece na organização.

Isso também envolve a comunicação de alterações nas rotinas, novos procedimentos, entre outros. Um fluxo constante dessas informações garante o alinhamento das atividades. Assim, todos os colaboradores estarão aptos a adequar suas atividades ao momento da companhia.

São exemplos de temas para comunicados:

  • alteração no horário de funcionamento entre turnos de trabalho;
  • recesso de feriado;
  • escala de folga ou férias;
  • informativos de reuniões com a equipe.

 Abra espaço para troca de informações

A comunicação é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que a empresa deve estar preparada para ouvir seus colaboradores, o que pode incluir críticas e sugestões do time de trabalho. É preciso que a gestão de RH esteja aberta a esses feedbacks e veja essas inciativas como algo natural dentro da empresa.

A nova geração de trabalhadores tem necessidade de opinar para se sentir parte dos processos, e uma forma de fazer isso é participando efetivamente de tudo o que diz respeito às suas rotinas de trabalho.

Logo, além de estar aberto para o feedback da equipe, a gestão de RH ainda deve estar preparada para fazer os ajustes necessários (e quando possível) para atender às demandas do público interno da empresa.

Adote bons softwares

Toda a comunicação interna da empresa pode ser otimizada com softwares, que são sistemas onde as informações ficam armazenadas para consultas sempre que for necessário.

Além dos comunicados e informativos, essas ferramentas costumam abrigar o holerite e a folha de ponto para consulta, que podem ser acessadas sempre que o funcionário desejar. Com isso, o setor de Departamento Pessoal fica menos sobrecarregado e pode se dedicar a questões mais estratégicas.

Crie ações de endomarketing

Envolver os colaboradores com ações de endomarketing é fundamental para que eles permaneçam engajados com os resultados da organização. Criar um calendário de eventos de marketing interno é uma boa forma de manter a constância desse tipo de ação. Além disso, o endomarketing também pode ser usado para informar e educar os colaboradores sobre o lançamento de novos produtos e serviços.

Assim, quando essas soluções forem lançadas no mercado, eles já saberão do que se trata e poderão tirar as dúvidas de clientes e sociedade no geral, de modo mais efetivo, o que também contribui para os resultados do negócio.

Os benefícios de uma comunicação interna eficiente

Não importa se sua empresa tem 10 ou 5.000 funcionários. Mantê-los informados sobre os rumos da companhia traz uma série de vantagens. Separamos os principais para você a seguir. Confira!

Alinhamento do time de trabalho

Para desenvolver o seu máximo potencial, a companhia deve trabalhar para que o público interno atue de acordo com os valores, a estratégia do negócio e a missão da empresa. Assim, é possível fortalecer a cultura organizacional, elevando o índice de qualidade e eficiência dos processos. Logo, quando a empresa investe em comunicação interna, consegue melhores resultados, o que colabora para a sustentabilidade de todo o negócio.

Agilidade nos processos

Quando a equipe de trabalho está integrada com os procedimentos e com os setores da empresa, é possível usufruir de processos mais eficientes e ágeis, o que colabora de forma direta para a tomada de decisões mais assertivas, favorecendo o aumento da produtividade.

Maior engajamento dos colaboradores

Um dos maiores desafios da gestão de RH da atualidade é engajar os colaboradores nos objetivos da empresa. Porém, quando a comunicação interna é utilizada como uma aliada, todo esse processo se torna muito mais fácil e também fluido.

Isso acontece porque os funcionários passam a entender sua função nos processos da empresa. Isso também colabora para que os profissionais se sintam mais valorizados, contribuindo para que eles se tornem defensores da marca da empresa.

Otimizando a comunicação interna na empresa

Para otimizar a comunicação na empresa, além dos softwares de gestão de RH com espaço para comunicados e informativos, é preciso apostar em reuniões periódicas, treinar a liderança para que elas sejam capazes de conceder feedbacks assertivos, criar canais de comunicação direta com a diretoria — a exemplo das caixas de sugestões — e usar os recursos disponíveis para reforçar cada informação.

Também é importante avaliar o perfil do público para estabelecer o canal de comunicação mais eficiente. O público operacional, por exemplo, tende a se adaptar melhor à comunicação em murais e jornais impressos. Logo, faça a adequação dos canais e da linguagem para falar com todos dentro da companhia. Isso ajuda e eliminar os ruídos de comunicação, além de garantir uma comunicação interna mais efetiva.

Como vimos ao longo desta leitura, a comunicação interna na empresa é uma ferramenta estratégica para a gestão de RH e pode ser usada para elevar os resultados da companhia, desde que para isso siga um planejamento alinhado com os valores e os objetivos organizacionais.

Se você gostou deste artigo sobre qual o papel do RH para a melhoria da comunicação interna na empresa, assine nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos como este!

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner

Artigos relacionados

    Cultura Organizacional

    Quais os perigos da liderança autoritária em PMEs?

    Tem líder que confunde respeito com medo, e isso é mais comum do que parece em pequenas empresas. A liderança autoritária [...]
    01/02/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    Descubra o poder do feedback construtivo para o crescimento da PME

    Oferecer um retorno sobre a performance dos colaboradores é uma estratégia muito eficiente para alinhar as expectativas internas [...]
    01/02/2022 Leia o artigo
    Cultura Organizacional

    6 causas da improdutividade no trabalho que precisam ser resolvidas

    A improdutividade no trabalho é um problema silencioso, mas extremamente caro para pequenas e médias empresas. Em um escritório [...]
    01/02/2022 Leia o artigo

Seja o primeiro a comentar em “Qual o papel do RH para a melhoria da comunicação interna na empresa?”

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.