A experiência do colaborador deve ser prioridade para a equipe de Recursos Humanos. Logo, criar estratégias e ações voltadas à jornada dos colaboradores é fundamental para mantê-los motivados e engajados. Um dos grandes obstáculos para isso é a síndrome de boreout. Conhece esse problema?
A síndrome de boreout atinge trabalhadores diariamente e pode ser irreversível, além de atrapalhar o dia a dia de trabalho, assim como os resultados da empresa. Entenda mais sobre o que é essa síndrome e como evitar que ela atinja os colaboradores.
O que é boreout?
A síndrome de boreout é um termo utilizado para definir quando o colaborador atinge um nível alto de tédio.
O termo foi criado pelos consultores empresariais Peter Werder e Philippe Rothlin no livro “Boreout: Overcoming Workplace Demotivation” (2008) e indica um estado de alta desmotivação e ausência de desafios profissionais. Segundo os autores, 15% dos colaboradores de escritório sofreriam da síndrome.
Pense assim: é quando não recebemos o estímulo suficiente, nos afastamos cada vez mais da motivação e do engajamento com o trabalho que realizamos. Ou quando realizamos tarefas rotineiras e sem espaço para inovação; temos falta de promoção por desempenho e ausência de bons relacionamentos na empresa — tudo isso pode causar o que chamamos de tédio.
Estar entediado pode parecer inofensivo para os profissionais, mas é uma sensação que causa diversos problemas.
No caso, os colaboradores com essa síndrome sentem-se subutilizados, sem muitas tarefas importantes delegadas a eles, fazendo com que o sentimento de frustração se instaure. Assim, ele busca alternativas para sair do tédio e, muitas vezes, é procura por outro trabalho.
Qual a diferença entre burnout e boreout?
Provavelmente, você deve ter ouvido o termo burnout, que se popularizou bastante nos últimos anos. Essa é uma síndrome que atinge o trabalhador que está em um alto nível de exaustão e esgotamento. Desde sintomas psicológicos, como ansiedade, a sintomas físicos, como dores de cabeça, a síndrome da exaustão é mais comum do que muitos pensam.
Já o boreout é o termo usado para pessoas que estão em alto nível de tédio. Então, é possível identificar uma oposição entre os dois termos. O boreout está ligado à falta de trabalhos interessantes; já o burnout está ligado ao trabalho excessivo, à pressão excessiva.
Como identificar o boreout?
Além de conhecer o termo, os profissionais de RH e a liderança devem ser capacitados para identificar colaboradores com a síndrome do boreout. Por isso, selecionamos algumas dicas para facilitar a forma de identificá-los.
Falta de motivação
A falta de motivação pode ser uma pegadinha na hora de analisar o desempenho do colaborador. Isso porque existe a falta de motivação momentânea, que pode ser resolvida com mais estímulos, e existe a falta de motivação já fortalecida na rotina do colaborador.
Ausência e atrasos
As ausências constantes e os atrasos podem ser sintomas da síndrome de boreout. Pode significar que o colaborador não tem mais a motivação para acordar, arrumar-se e ir ao trabalho como antes. É importante verificar se esses atrasos e ausências estão ligados a isso ou a outros problemas de cunho pessoal.
Baixa autoestima
A baixa autoestima pode ser um sintoma da falta de motivação e do tédio. Ela pode ser medida conforme a falta de autoconfiança do colaborador em realizar tarefas. Também sentem-se subestimados e subutilizados.
Falta de engajamento
O baixo engajamento do colaborador com outros colegas e com ações promovidas pela empresa pode ser um sintoma de síndrome de boreout. Por isso, fique atento ao comportamento dos colaboradores nesses momentos.
O mais importante é sempre observar os colaboradores de forma humana, priorizando os seus sentimentos, necessidades e problemas.
Como evitar e prevenir o boreout na empresa?
Um dos desafios dos profissionais de RH é trabalhar na prevenção da síndrome de boreout. Mas como isso é possível? Conheça as melhores dicas para evitar o boreout na empresa.
Criar um ambiente acolhedor
Criar um ambiente acolhedor na empresa ajuda os colaboradores a confiarem mais nos profissionais de gestão, dando feedbacks e demonstrando possíveis insatisfações e receios.
Acolher é muito mais do que criar ações como aniversariantes do mês. Acolher é ouvir e buscar soluções humanas para as dores dessas pessoas.
Delegar tarefas importantes
Para manter o time motivado, é importante que eles sejam responsabilizados com tarefas importantes. Projetos mais elaborados e possibilidade de liderança em alguns desses projetos podem estimular bastante o colaborador, fazendo com que ele se sinta visto pelos gestores.
Criar desafios realistas e atingíveis é fundamental para que a equipe se sinta importante e motivada, capaz de resolver problemas que realmente fazem a diferença nos resultados da empresa. Assim, é possível aumentar a autoestima da equipe e manter os colaboradores engajados.
Estimular inovação e criatividade
Realizar ações que estimulem a criatividade e a inovação é uma forma de aumentar a motivação dos colaboradores. Ações inovadoras podem melhorar o clima organizacional e aumentar a colaboração entre os times.
Ter possibilidades de promoção
Apresentar planos de carreira e possibilidade de promoção, aumento salarial ou acréscimo de benefícios é uma boa opção para manter o colaborador estimulado e engajado.
Geralmente, o plano de carreira é apresentado para o colaborador durante o onboarding para que ele entre na empresa conhecendo as possibilidades futuras. Mas é sempre importante relembrá-lo aonde ele pode chegar.
Oferecer feedbacks
Os feedbacks são importantes para qualquer tipo de empresa. Os gestores devem sempre oferecer e receber feedbacks dos seus liderados. Isso é importante para avaliar o desempenho e entender quais são as necessidades atuais de cada um.
Investir nas lideranças
Investir nos líderes e gestores é uma maneira de criar uma cultura colaborativa, já que o líder é responsável por pessoas e por criar um clima cooperativo e positivo no seu setor. Líderes bem treinados sabem como delegar melhor as tarefas e estimular a equipe de forma mais eficaz.
Com essas atitudes e ações, é possível prevenir o boreout e evitar que os colaboradores fiquem entediados e desmotivados. Manter os estímulos, a motivação e a vontade pode ser uma tarefa bem desafiadora para o RH, mas não é impossível.
Neste artigo, você viu como o tédio pode ser um atrito na jornada do colaborador e na sua rotina na empresa. Por isso, confira o material completo da Catho para melhorar a experiência do colaborador!