avaliar inglês de candidato a emprego

Como avaliar o inglês dos candidatos?

Avaliar o inglês de candidato a emprego é algo fundamental, principalmente nas grandes corporações. Isso porque, em mercados cada vez mais globalizados, o domínio desse idioma garante que o profissional possa se comunicar com facilidade com os vários públicos de relacionamento da empresa ao redor do mundo.

Por isso, é essencial garantir a contratação de profissionais qualificados. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, visto que o nível de fluência em inglês é um dos dados que os candidatos mais mentem no currículo. Além disso, na prática, são poucos os candidatos que realmente dominam a língua.

Diante desse desafio para o RH, é comum surgir a dúvida de como avaliar o inglês de candidato a emprego. Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir. Confira!

Qual é a importância de avaliar o inglês de candidato a emprego?

Como adiantamos, vivemos em uma sociedade global, e o inglês é considerado uma língua universal, sendo indispensável para que a comunicação ocorra de forma fluida entre os públicos de relacionamento da companhia, principalmente no caso das empresas multinacionais.

O profissional precisa manter contato com os colegas de outras filiais ao redor do mundo, e essa comunicação, geralmente, acontece em inglês. Sendo assim, cabe ao setor de RH avaliar o nível de fluência do candidato ainda na triagem de currículos.

Como avaliar o inglês do candidato?

Para avaliar a proficiência do inglês dos candidatos, os profissionais de RH podem usar alguns recursos. Confira a seguir!

Solicite os certificados de cursos

Solicitar os certificados dos cursos é a forma mais prática de garantir que os candidatos realmente tiveram contato com a língua inglesa. No entanto, isso não significa que eles estejam no nível de fluência descriminado no documento. Por isso, apesar de ser uma etapa importante, essa não pode ser a única verificação feita na avaliação.

Faça entrevistas no idioma

Muitas corporações já fazem as entrevistas em inglês para averiguar o nível de proficiência dos candidatos. Se o profissional responsável pela seleção não estiver apto para conduzir sozinho esse processo, pode contar com serviços de profissionais terceirizados, que o ajudará na condução dessa entrevista em inglês.

Peça comprovação de experiência internacional (caso o candidato a tenha)

Se o candidato sinalizou no currículo que fez intercâmbio em países da língua inglesa, é interessante solicitar a comprovação da escola internacional e avaliar o desempenho apresentado pelos boletins e outros recursos de avaliação da instituição.

Aplique os testes de acordo com o que a empresa espera do candidato

A aplicação de testes também é uma forma válida para verificar, principalmente, a proficiência escrita dos candidatos. Esse recurso pode ser aplicado levando em consideração o nível de exigência de fluência do candidato. No caso da necessidade do inglês para assuntos técnicos, também vale a pena fazer associações com a rotina do trabalho.

Candidatos com alto nível de inglês devem ser capazes de responder às ações propostas com uma boa comunicação, sendo que são normais algumas poucas falhas de vocabulário. Por exemplo, uma pessoa que não se mostra capaz de construir frases falando sobre a sua carreira, não pode ser considerada fluente e, portanto, não é a melhor opção para um cargo que exija essas competências técnicas.

conte com a catho

Já para vagas com o nível intermediário, é preciso que os candidatos sejam capazes de construir frases simples, mantendo uma conversação sobre temas básicos. De modo geral, essas pessoas apresentam um maior número de falhas e se apresentam inseguras no discurso. Logo, é fundamental considerar qual é a necessidade da empresa com relação à fluência na conversação, leitura e escrita.

Não peça a outros funcionários para avaliarem os candidatos

É comum que as empresas tenham em seu quadro de colaboradores nativos da língua inglesa ou algum profissional que se destaque no idioma. Mas apesar de esses profissionais dominarem o inglês, eles não possuem o treinamento adequado para avaliar os níveis de linguagem dos candidatos.

O ideal é contar com a ajuda de especialistas para esse tipo de avaliação, já que eles possuem técnicas específicas para entrevistar os candidatos. Portanto, fazer a avaliação de colaboradores fora de contexto pode induzir à contratação de profissionais pouco preparados para ingressarem no quadro de colaboradores, causando transtornos no futuro.

Nesse cenário, se o profissional de RH não for apto para fazer esse tipo de avaliação de proficiência, o mais indicado é a corporação contratar uma empresa especialista. Com isso, é possível assegurar uma maior qualidade na seleção.

Por que personalizar os testes de inglês de acordo com a vaga?

Quando o RH da empresa tem o cuidado de personalizar os testes de acordo com a vaga, as chances de contratar um profissional mais alinhado com as exigências do cargo são bem maiores.

É muito importante que o candidato seja capaz de se expressar bem na sua área de atuação, conseguindo conduzir as atividades sem a interferência de ruídos que possam colocar em risco a credibilidade e o andamento dos trabalhos.

Mas como muitas corporações fazem uso de um teste padrão, o real nível gramatical desejado pode passar despercebido. Assim, mais uma vez, contar com uma empresa especialista no teste de proficiência em inglês é fundamental para que a decisão pelo candidato mais apto seja tomada de forma mais acertada.

Uma empresa especializada possui o conhecimento necessário e tem experiência para fazer as avaliações de forma a extrair o máximo potencial do candidato, além de contar com profissionais que dominam a língua inglesa. Com isso, elas são capazes de avaliar se o profissional atenderá às expectativas de um determinado departamento.

Ao contar com o Busca Certa, você tem acesso a candidatos pré-avaliados na proficiência em inglês, o que otimiza o tempo e a qualidade dos processos de recrutamento e seleção da sua empresa.

Diante disso, fica evidente que avaliar o inglês de candidato a emprego é fundamental para a efetivação de profissionais mais preparados e que realmente possam somar em suas funções e no desenvolvimento da empresa. Para isso, contar com especialistas é fundamental.

Se você gostou deste artigo sobre avaliar o inglês de candidato a emprego, conheça a solução Busca Certa!

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.