Oferecer um retorno sobre a performance dos colaboradores é uma estratégia muito eficiente para alinhar as expectativas internas. Por essa razão, o feedback construtivo contribui fortemente para o desempenho das equipes, principalmente em Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
A atenção individualizada aos times e aos colaboradores permite ajustar pontos que reduzem falhas, aumentam a produtividade, otimizam tempo e diminuem conflitos. Com isso, cria-se uma cultura organizacional agradável e um ambiente de trabalho mais saudável.
Neste artigo, saiba como aproveitar o feedback construtivo para apontar as falhas e elogiar os acertos de maneira estratégica para impulsionar o time e o crescimento do negócio!
O que o feedback significa nas PMEs?
O feedback tem um papel essencial na gestão de equipes. Afinal, entre a delegação e a execução de uma tarefa, podem existir diversas falhas na comunicação ou na compreensão. Desse modo, o desempenho pode ser mais ou menos satisfatório.
O comentário sobre a performance de um profissional, de um time, de um setor ou da empresa como um todo ajuda a identificar quais foram os acertos e quais foram as falhas. Com isso, é possível fazer ajustes para otimizar os processos cada vez mais.
Nas PMEs, dar feedbacks é ainda mais vantajoso. Afinal, é possível dar mais atenção aos colaboradores e elaborar uma comunicação mais direta e pessoal. Dessa maneira, torna-se mais fácil orientar os profissionais sobre o desempenho, estreitar os vínculos entre líderes e equipe, assim como alinhar as expectativas com o objetivo da empresa.
Na prática, é possível elaborar um plano de desenvolvimento contínuo da equipe e do setor. Consequentemente, os resultados da empresa melhoram de maneira constante, o que permite a criação de uma cultura organizacional eficiente para os objetivos do negócio.
Por que oferecer feedbacks construtivos na PME?
Em geral, existem diferentes tipos de feedbacks. A escolha da abordagem vai de acordo com a proposta da cultura da empresa, a situação gerada, os objetivos de negócio e o perfil dos profissionais.
O feedback construtivo é eficiente, uma vez que é possível apontar as possíveis falhas, sem desmotivar os colaboradores e a equipe. Além disso, é uma estratégia de comunicação eficiente para prevenir conflitos, o que ajuda a trazer mais clareza no diálogo e boa receptividade dos profissionais.
No feedback construtivo, a postura do líder é mais empática. Ou seja, a figura não está ali para criticar, mas para ensinar o profissional sobre a conduta mais adequada e a forma correta de executar uma determinada atividade. Desse modo, é possível apresentar a solução para o colaborador, o que ajuda a alinhar os processos internos.
Outra vantagem de adotar o feedback construtivo na PME é a possibilidade de melhorar o engajamento. Com a atenção para o profissional ou equipes menores, é possível aumentar a valorização do colaborador e permitir que sejam mais ouvidos.
Na prática, o ambiente tende a ser mais favorável para melhorias contínuas, dentro de um clima organizacional positivo. Assim, os colaboradores podem saber o que é esperado deles, a empresa reduz erros recorrentes e os objetivos do negócio podem ser alcançados com mais facilidade.
Como um feedback construtivo contribui para o crescimento da PME?
Para entender melhor os impactos da qualidade na comunicação, principalmente durante o feedback construtivo, é interessante observar os resultados que podem ser gerados para o crescimento da empresa.
A seguir, entenda qual é a influência do feedback construtivo no crescimento de uma Pequena ou Média Empresa!
Aumento da produtividade
A redução de erros e gargalos operacionais, após o feedback, tem de tudo para contribuir para ter mais produtividade na empresa. Afinal, os colaboradores recebem orientações claras para melhorar continuamente o seu trabalho, diminuir a perda de tempo e aumentar a eficácia nas tarefas.
Maior satisfação do colaborador
O feedback construtivo é diferente de uma crítica. Nesse processo, é possível criar um ambiente de aprendizado, que incentiva a busca por melhorias e a aceitação dos colaboradores. Dessa forma, em uma cultura mais empática, o profissional não se sente frustrado com o seu desempenho, mas motivado a melhorar a performance.
Como consequência, um feedback construtivo bem aplicado pode ajudar na redução da rotatividade dos profissionais. Isso porque, um colaborador que se sente acolhido tem menos chances de abandonar o emprego. No entanto, é preciso ressaltar que a diminuição do turnover depende também dos demais investimentos nas equipes.
Melhores resultados internos
A qualidade dos serviços e produtos da empresa pode aumentar continuamente com processos mais alinhados e produtivos. Com isso, não somente os colaboradores se tornam mais satisfeitos, como também os clientes. Desse modo, é possível melhorar o posicionamento no mercado e conquistar cada vez mais resultados positivos.
Como aplicar feedback construtivo na prática?
Mas, afinal, como implementar o feedback construtivo na rotina da empresa? Saiba que o processo não é tão difícil quanto parece. Confira algumas dicas para executá-lo!
Escolha o melhor momento
É importante saber o momento ideal para iniciar a abordagem de feedback construtivo. Isso implica em evitar momentos de estresse ou a exposição de colaboradores. Além disso, reduzir as avaliações formais e aplicar correções pontuais, porém, com um diálogo acolhedor, pode ajudar a por em prática a comunicação construtiva.
Apresente dados reais
Trazer fatos vai ajudar na compreensão dos colaboradores. Além disso, os dados reais ajudam a entender que não é uma percepção enviesada do líder. Com isso, o colaborador pode refletir sobre o seu desempenho e até mesmo sugerir soluções.
Apresentar dados, como prazos, avaliações de clientes, número de entregas e demais métricas por colaborador ou por equipe é uma estratégia muito eficiente para aplicar um feedback de forma construtiva.
Evite críticas
Apontar falhas não é necessariamente usar um discurso forte de crítica. A comunicação objetiva e equilibrada ajuda a dar um bom feedback. Além disso, ajuda a reforçar os pontos positivos e apresentar sugestões de melhorias.
Permita que o colaborador se expresse
Diversos fatores podem ter levado um colaborador a apresentar um baixo desempenho. Portanto, dê espaço também para que o profissional se expresse, seja para se justificar, seja para tirar dúvidas.
Oferecer um ambiente acolhedor para diálogo é uma das melhores maneiras de aplicar a cultura de feedback. Dessa forma, o profissional pode aproveitar para também trazer um retorno sobre a própria perspectiva em relação à empresa.
Em outras palavras, o feedback construtivo faz parte de uma grande estratégia de comunicação eficiente, clima organizacional positivo e cultura inovadora de uma empresa. Ter uma relação positiva com os colaboradores é fundamental para o crescimento de PMEs e ajuda a alinhar processos internos. Com isso, é possível impulsionar os resultados, com a transformação da equipe e da empresa, como um todo.
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