Independentemente do porte e do nicho de atuação, a maior parte das empresas já tem consciência da importância da qualificação profissional, tanto para o desenvolvimento dos trabalhadores quanto para a potencialização dos resultados organizacionais. No entanto, as suas vantagens não cessam aí.
A capacitação oferecida pela companhia aos integrantes da sua força de trabalho se torna um diferencial nos processos de recrutamento e seleção (R&S), impactando positivamente a marca empregadora. Isso, por sua vez, ajuda a atrair os melhores talentos disponíveis no mercado, contribuindo para a formação de uma equipe de alta performance.
Quer entender mais detalhadamente a relação entre a qualificação profissional e a atração — e retenção — de talentos? Continue a leitura!
Por que investir em qualificação profissional na empresa?
Inicialmente, é interessante entender do que se trata a qualificação profissional no contexto empresarial. Nesse sentido, o conceito remete a um conjunto de iniciativas implementadas pelas organizações que têm como objetivo a evolução das habilidades e das competências dos colaboradores, colaborando para o desenvolvimento do seu know-how.
Na prática, trata-se de uma responsabilidade da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), mas é esperado e recomendável que todo o setor de Recursos Humanos (RH) e as lideranças se envolvam no processo. Afinal, a importância da qualificação profissional é imensurável para o progresso do quadro de pessoal e, de modo geral, para a potencialização do capital humano.
A seguir, confira as vantagens mais marcantes de investir em qualificação profissional na companhia.
Destaque no mercado e aumento dos níveis de produtividade
Vivemos em uma era de intensa transformação digital. Com os avanços surgindo em um ritmo extremamente acelerado, destacar-se em um mercado com tanta concorrência, perante um público consumidor cada vez mais exigente, vem sendo um desafio para as empresas.
Os potenciais clientes estão a todo momento expostos a um alto volume de estímulos e de informações. Além disso, toda a praticidade proporcionada pela tecnologia colocou a decisão de consumo a um clique de distância.
Diante desse cenário, passa a ser imprescindível que as companhias aproveitem ao máximo os recursos internos dos quais dispõem. Por essa razão, estimular e oferecer qualificação profissional, investindo na atualização dos seus colaboradores, é um dos melhores caminhos para preservar a sua fatia de mercado.
Inclusive, dotados de conhecimentos teóricos e práticos, os talentos se tornam aptos a desempenhar as suas atribuições com mais eficiência e qualidade, contornando mais facilmente os desafios diários. Isso, por sua vez, eleva os níveis de produtividade e garante entregas mais ágeis e melhores.
Redução das fraquezas e aperfeiçoamento de serviços e/ou produtos
O nível de qualidade das soluções oferecidas por um negócio é um reflexo direto da qualificação dos profissionais que compõem a sua força de trabalho. Portanto, colaboradores mais bem preparados entregam um trabalho bem-feito e, é claro, agregam valor à empresa.
Na prática, é fundamental conduzir uma espécie de mapeamento dos obstáculos e das dificuldades a serem superados pelos times para estabelecer quais são as prioridades em termos de treinamentos. Assim, será possível tornar as entregas mais satisfatórias, minimizando as fraquezas da equipe e aprimorando os serviços e/ou produtos lançados ao mercado.
Ou seja, a longo prazo, o investimento na qualificação profissional resultará no alcance de resultados mais positivos e consistentes.
Elevação da motivação e do engajamento dos talentos
É indiscutível que a falta de motivação gera impactos negativos sobre o rendimento dos trabalhadores. Nesse contexto, disponibilizar regularmente treinamentos e capacitações pode ser uma excelente alternativa, mesmo porque abre espaço para uma atmosfera de inovação e de criatividade.
Além disso, quando os colaboradores são envolvidos em iniciativas assim, a tendência é de que eles se sintam valorizados pela organização. Isso eleva significativamente os seus níveis de motivação e engajamento, aumentando também a sua satisfação.
Fortalecimento da marca empregadora
Resumidamente, a marca empregadora representa as associações e as percepções vinculadas à imagem institucional enquanto local de trabalho. Nesse sentido, quanto mais a empresa investe em ações que beneficiam a sua reputação perante o mercado e os profissionais, mais fácil se torna reter os colaboradores e, inclusive, atrair os melhores talentos.
A seguir, vamos abordar mais detalhadamente essa relação entre a implementação de iniciativas voltadas à qualificação profissional e a atração de talentos.
Qual é a relação entre a qualificação profissional e a atração de talentos?
Cada vez mais, os profissionais buscam oportunidades de trabalho que ofereçam a possibilidade de desenvolvimento e de crescimento, visando à construção de uma carreira bem-sucedida e consolidada. Diante disso, as organizações que são reconhecidas no mercado por adotarem ações de valorização do seu quadro de pessoal, investindo, por exemplo, na qualificação profissional, ganham destaque em relação às demais.
Isso é especialmente verdade em períodos em que determinadas áreas estão mais aquecidas e, consequentemente, são as pessoas que escolhem as companhias nas quais querem atuar. Ou seja, nessas circunstâncias, todo diferencial conta pontos.
Então, se um talento enxerga boas chances de evolução no seu negócio, a tendência é de que a sua empresa sobressaia, mesmo que existam outras propostas atrativas em jogo.
Como implementar treinamentos e planos de capacitação?
Agora que já abordamos a importância da qualificação profissional e a sua estreita relação com a atração de talentos, é hora de elencar algumas dicas-chave para a implementação de iniciativas de desenvolvimento da força de trabalho, como:
- elabore um bom plano de cargos e salários — já que os profissionais costumam vê-lo como uma “promessa” de evolução e de crescimento junto à organização;
- inclua o desenvolvimento profissional na política de benefícios da empresa — considerando que as iniciativas que fomentam o desenvolvimento comportamental e técnico da força de trabalho geralmente “enchem os olhos” dos candidatos disponíveis no mercado e representam um diferencial perante outras companhias;
- identifique o nível atual de know-how — englobando as habilidades, as competências e os conhecimentos que os colaboradores de cada área já apresentam e fazendo um comparativo com o que é considerado desejável para as funções;
- defina o método a ser utilizado — o que viabilizará o desenvolvimento de um planejamento de qualificação profissional que seja baseado nas demandas reais e devidamente alinhado aos objetivos institucionais.
Como visto, investir em qualificação profissional é uma iniciativa que gera vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores. No primeiro caso, a companhia tem a sua marca empregadora fortalecida, passando a atrair os melhores talentos, e passa a contar com uma força de trabalho altamente capacitada. No segundo, os profissionais se sentem mais valorizados e, a partir do desenvolvimento do know-how, têm acesso a mais chances de crescimento.
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