rh mobile

O que é RH mobile? Conheça essa tendência

O RH mobile é mais uma das atuações da transformação digital nos Recursos Humanos. Já não é novidade que a tecnologia vem se tornando necessária para otimizar os processos do RH reduzir tempo e custos. Há alguns anos, nem passava na cabeça dos recrutadores fazer testes técnicos nos candidatos sem que eles precisassem comparecer à empresa.

Em tradução para o português, esse termo significa RH móvel, ou seja, é um recurso tecnológico utilizado para garantir mobilidade entre recrutadores e candidatos. Conhecer essas inovações é importante para que o seu departamento esteja alinhado à transformação digital e que consiga atuar de maneira mais eficiente e ágil.

Continue neste post e entenda o que é RH mobile, os princípios e benefícios e como colocar em prática na sua empresa. Acompanhe!

O que é RH mobile?

RH mobile é um conjunto de soluções tecnológicas utilizada nos processos operacionais do Recursos Humanos. São recursos que substituem métodos tradicionais, principalmente do recrutamento e seleção.

Em linhas gerais, esse termo está relacionado à utilização de smartphones, computadores e tablets para agilizar e reduzir custos em diversas atividades. Um exemplo disso, são entrevistas feitas a distância e testes de competências técnicas aplicados por meio de plataformas.

A retenção de talentos é um dos processos mais importante da organização, pois é a procedimento responsável por encontrar, e manter na empresa, profissionais qualificados e que tragam resultados e soluções. As empresas de precisam de muito mais além de funcionários que cumprem ordens, mas sim de pessoas que gerem valor.

Apesar de a pandemia da Covid-19 ter aumentado o uso de recursos como o RH mobile, essas tecnologias são importantes em todos os momentos de um negócio.

Quais são os seus princípios?

O principal pilar do RH mobile é a acessibilidade. Isto é, a utilizar a tecnologia para que diversas tarefas possam ser feitas a distância e na palma da mão. Um exemplo disso é o método de gamificação e de feedbacks

A sua empresa pode utilizar tecnologia para fazer dinâmicas e jogos entre os colaboradores, para reportar feedbacks e para acompanhar o desempenho dos funcionários. Outros dois princípios são: processo de recrutamento mobile e comunicação a distância. Entenda mais sobre eles.

Recrutamento e seleção mobile

Graças às tecnologias, diferentes tipos de entrevistas podem ser feitas remotamente. Nem o recrutador, nem o candidato precisam estar ou ir à empresa para entrevistas. O mesmo vale para o retorno de aprovado ou reprovado na seleção, testes técnicos e algumas avaliações que possam ser feitas à distância.

Comunicação a distância

A comunicação feita por meio de aplicativos e plataformas é utilizada principalmente em processos internos. As reuniões passam a ser realizadas por videochamadas, sem a necessidade de alguns cargos ficarem na empresa — isso pode reduzir custos significativos e melhorar a performance do colaborador.

Além disso, a triagem de currículos é feita por meio de plataformas especializadas nesse processo. Caso o recrutador tenha alguma dúvida sobre as informações do candidato, ele pode simplesmente enviar uma mensagem pela própria plataforma.

Quais os benefícios de implementá-lo?

Muito se fala em tecnologia no RH e mobilidade, mas, afinal, quais são os reais ganhos desses investimentos?

Powered by Rock Convert

O principal benefício do RH mobile é que ele garante mais flexibilidade e agilidade nos processos. Imagine que o recrutador precisou fazer uma viagem pela empresa, ou o candidato também está longe. O processo de recrutamento não precisa ser adiado por isso. Uma videochamada resolve o problema.

Esse aspecto também ajuda a contratação de profissionais com deficiência e aqueles que ficarão em regime remoto. Às vezes, o cargo em aberto não precisa de uma pessoa que fique no escritório. A prática de contratar profissionais fora do estado tem aumentado muito e isso é um dos resultados da utilização do RH mobile.

Outros dois benefícios que pode ser destacado é o ganho de tempo e a redução de custos. A tecnologia consegue agilizar e automatizar diversas atividades. Você não precisa mais estar no computador da empresa para fazer o controle de ponto, por exemplo.

Já a economia é percebida em diversos setores e processo. Não há mais a necessidade de grandes estruturas na empresa, tarefas repetitivas e processos fixos são automatizadas ou não mais necessárias.

Como implementar na empresa?

Apesar de essencial, a tecnologia não é aplicada do dia para noite. Para que os processos não falhem e você faça investimentos desnecessários, é preciso planejamento.

O primeiro passo é o mapeamento de processos. Você precisa conhecer todo o fluxo das atividades de um processo, para identificar aqueles que precisam ser automatizados com mais urgência. Esse também é um passo importante para conhecer os responsáveis por cada tarefa e departamento.

Após mapear os setores e processos, confira as próximas etapas para implementar o RH mobile. Veja só.

Defina os processos que serão transformados digitalmente

No mapeamento, você identifica as atividades ou setores que precisam de tecnologia para ganho de eficiência. No RH, por exemplo, essa migração pode começar pelo recrutamento e seleção.

Utilize tecnologias disruptivas, como as plataformas de recrutamento. Os recrutadores conseguirão executar desde a divulgação e triagem de currículos, até agendamento de entrevistas e gestão de benefícios e de remuneração. 

Mude a cultura do negócio

De nada adiantará ter um processo de implementação estruturado, se a cultura da empresa não está alinhada à transformação digital. Todos na empresa, inclusive a liderança, precisa mudar o pensamento para abandonar processos tradicionais e até mesmo arcaicos.

Invista em soluções eficientes

Nem toda tecnologia é de qualidade ou funcional para o seu negócio. O RH tem processos bem característicos e que influenciam toda a empresa. Portanto, é preciso pesquisar para não fazer investimentos sem retorno.

Aqui, voltamos ao exemplo das plataformas para todo o processo seletivo mais eficiente. Também há a opção de softwares para a gestão de folhas de pagamento e de pontos, Programa de Desenvolvimento Individual e comunicação interna.

O RH mobile é um recurso aliado para a sua empresa. O mundo evoluiu e os negócios e processos não podem ficar parados no tempo. Um exemplo disso, além das entrevistas remotas, são os treinamentos a distância e a quantidade de equipes que cada vez mais é migrada para o trabalho remoto.

O que acha de ficar por dentro de tudo sobre o RH? Assine a nossa newsletter e receba dicas, notícias e nossas atualizações.  

Prospecção ativa de candidatosPowered by Rock Convert

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.