rh 4.0

RH 4.0: entenda como a tecnologia está revolucionando a área

A indústria 4.0 incorporou a tecnologia em seus processos, trazendo mais agilidade, eficiência e otimização de recursos, o que também impactou na economia dos negócios e em toda a sociedade. Nesse cenário, o RH 4.0 também surge para aumentar a eficiência das empresas, usando a tecnologia para conquistar processos seletivos mais assertivos, colaborando para a redução de custos, entre outros fatores.

Diante desse cenário, a digitalização dos processos traz uma série de vantagens para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Quer saber mais sobre RH 4.0 e como a tecnologia está revolucionado o setor? Então continue a leitura!

O que é a indústria 4.0 e quais mudanças traz para as empresas?

A indústria 4.0 é referente à 4ª revolução industrial, mas diferentemente do que aconteceu nas anteriores, onde a maior transformação se concentrava na incorporação de novas tecnologias, a indústria 4.0 também traz consigo importantes modificações nas formas de trabalho nas indústrias, onde a mão de obra ganha outros formatos para acompanhar as transformações digitais.

Devido às mudanças que englobam sistemas e robótica, por exemplo, a mão de obra tem deixado, cada vez mais, de ser operacional para se tornar estratégica, com o manuseio de softwares e outras ferramentas de comando, transformando, assim, as demandas de trabalho na indústria.

A indústria 4.0 tem tecnologias que podemos considerar os pilares dessa grande transformação digital nas empresas. Separamos as principais para você conhecer a seguir. Acompanhe!

Internet das Coisas

A Internet of Things (IoT), também conhecida como internet das coisas, tem como conceito a conexão de aparelhos físicos à rede mundial de computadores. Diz respeito à hiperconectividade que colabora para melhorar o uso dos recursos dentro das organizações, mas isso, não necessariamente, quer dizer mais aparelhos conectados.

Esse fenômeno também acontece dentro das residências, com os aparelhos eletrônicos, como ar condicionado conectado à televisão. Nas indústrias, temos como exemplo as máquinas que geram relatórios automáticos de produção para o software de gestão na nuvem. Todas essas possibilidades têm como bases a indústria 4.0.

Big Data

Big Data é o termo utilizado para designar a grande quantidade de informações armazenadas na rede. Esses dados, que são produzidos e alocados diariamente, tornam possível que as máquinas trabalharem com maior eficiência.

Os algoritmos criados por cientistas são capazes de tratar e separar esses dados com grande eficiência, superando a capacidade humana.

Inteligência artificial

Com a internet das coisas (conexão entre máquinas e sistemas) e o big data (coleta, armazenamento e tratamento de dados), as empresas conseguem produzir em uma grande escala e com qualidade superior, já que a tecnologia é capaz de otimizar todos os processos, reduzindo as margens de erros. Isso porque a inteligência artificial (IA) torna possível uma tomada de decisão mais acertada, inclusive sem a interferência humana.

Segurança

A segurança do trabalho sempre foi uma grande preocupação dos gestores nas empresas. Mas com os ambientes laborais cada vez mais inteligentes, com máquinas e softwares, essa preocupação com relação à segurança do trabalho muda um pouco. O foco agora está na segurança da informação, que ganha mais relevância na prevenção de problemas na comunicação entre as máquinas.

Computação em nuvem

A internet possibilitou que informações sejam acessadas de qualquer lugar do mundo, desde que para isso se tenha acesso à internet, o que no ambiente empresarial garante a ampliação das possibilidades de conectividade entre sistemas, de forma mais ágil e com menos custos.

Como funciona o RH 4.0 em comparação ao RH tradicional?

A automatização de tarefas — como folha de pagamento, registro de ponto e recrutamento e seleção — tornou os processos muito mais ágeis com os processos digitalizados.

Se comparado com os processos de RH tradicional, onde os profissionais tinham de lidar com um grande volume de papéis e processos manuais, inclusive passíveis de erros, o RH 4.0 traz mais agilidade e eficiência à medida que todas as informações ficam concentradas no sistema e, em apenas alguns cliques, é possível encontrar os dados que a pessoa procura. Um bom exemplo é o recrutamento na era digital, onde os processos seletivos são feitos com a ajuda de softwares de recrutamento e seleção. Eles permitem:

  • fazer a divulgação das vagas para diversos sites, redes sociais e outras plataformas de emprego;
  • selecionar currículos com a utilização de filtros, que ajudam a encontrar profissionais por região, nível de escolaridade, entre outros;
  • aplicar teste comportamental e outras dinâmicas;
  • fazer entrevista a distância;
  • utilizar recursos de vídeos, entre outras facilidades.

Assim, os profissionais de RH têm as demandas operacionais amenizadas, o que permite que eles atuem de forma mais estratégica em outras frentes de trabalho dentro do setor, contribuindo para uma gestão mais estratégica e, consequentemente, com o desenvolvimento da empresa como um todo.

Quais os benefícios do RH 4.0?

Apesar de ainda encontrar resistência de alguns gestores, o RH 4.0 tem sido um forte aliado do setor à medida que não substitui mão de obra, mas cria oportunidades para agilizar processos, ao mesmo tempo em que reduz custos.

Além disso, com a adesão da tecnologia, a empresa reduz a burocracia, o fluxo de trabalho é melhorado e a mão de obra operacional passa a ser cada vez mais estratégica, pois as atividades mecânicas e repetitivas são substituídas por softwares de gestão.

Assim, a equipe de RH passa a trabalhar focada em entregas qualitativas em vez de quantitativas. Todos esses fatores ajudam na retenção de talentos, no melhor aproveitamento dos recursos da organização e para a formação de um clima organizacional positivo.

Como se manter relevante nessa nova era?

Os profissionais de RH que desejam se manter atuantes no mercado precisam se atualizar e estar abertos a essa nova realidade. Isso porque as empresas já perceberam os benefícios que as soluções tecnológicas são capazes de conferir para elas, como o trabalho remoto. Nesse cenário, a adaptação é fundamental para uma atuação eficiente no setor.

Além disso, quando você se atualiza e aceita os novos recursos, o trabalho ganha mais eficiência, tornando-se menos operacional e mais estratégico, o que possibilita contribuir com o desenvolvimento da empresa como um todo.

Como os parceiros podem ajudar o RH a se tornar mais estratégico?

Contar com uma empresa parceira para a implantação de soluções tecnológicas no setor de RH é fundamental para o sucesso das iniciativas. Isso porque você terá à sua disposição, além das soluções que a sua empresa precisa, equipes capacitadas para orientar no processo de transição do RH tradicional para o RH 4.0. Esse suporte é fundamental para esclarecer dúvidas e ter a segurança necessária para dar andamento nos processos nos novos formatos.

Como vimos ao longo desta leitura, o RH 4.0 já é uma realidade que traz grandes vantagens para as empresas, como a otimização de recursos, agilidade e mais eficiência nos processos, ao mesmo tempo em que permite um melhor aproveitamento da mão de obra, que se torna cada vez mais estratégica e menos operacional.

Se você gostou deste artigo sobre RH 4.0, entre em contato para conhecer as nossas soluções!

Guia para liderar a Transformação Digital no RH: da teoria à práticaPowered by Rock Convert

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.