teste de proficiência

RH: como avaliar candidatos com testes de proficiência?

Profissionais de RH responsáveis pela contratação de novos talentos devem desenvolver ações que viabilizem os procedimentos avaliativos entre diversos candidatos sem que haja a necessidade de analisar uma quantidade exorbitante de currículos. Nesse sentido, é importante saber como aplicar um teste de proficiência simples, mas eficiente, que evite as chances de cometer erros no momento de contratar um colaborador. Investir em contratações assertivas é o primeiro passo para obter sucesso em qualquer empreendimento, acredite!

Confira agora mesmo nosso guia sobre avaliações de proficiência e fique por dentro das maiores tendências dessa área!

Qual a importância do teste de proficiência para os processos seletivos?

Todo processo seletivo merece atenção especial, principalmente por parte do RH, quando for examinar as habilidades de qualquer candidato para um cargo específico. Existe a necessidade de se levar em consideração alguns fatores que ajudam na compreensão da personalidade de cada um e verificar qual é a mais adequada para a função. É muito importante dominar a metodologia e poder contar com mais um tipo de teste para que ocorram adaptações no decorrer dos exames de capacitação.

Analisar currículos manualmente é um trabalho muito cansativo, ainda mais se tratando de uma quantidade muito grande de papel. Além disso, diversos candidatos conseguem omitir informações decisivas no momento da contratação, como o nível de inglês ou informática. Esse fato prejudica verdadeiramente o processo seletivo, aumentando, por exemplo, o tempo de recrutamento ou as chances de uma contratação fora do perfil.

Pense apenas na quantidade de horas perdidas após um certame para selecionar candidatos e no final ele não ser o que você esperava. O profissional de RH tem o dever de se aprofundar em avaliações de seleção mais eficientes para testar as habilidades dos profissionais a serem admitidos na sua empresa.

Em relação ao teste de proficiência, o candidato vai demonstrar sua capacidade de compreender um determinado assunto, principalmente idiomas. É verdadeiramente necessário que os testes de idiomas sejam realizados para provar que a pessoa está capacitada a fazer parte da instituição a que está concorrendo, servindo de exemplo para comprovar seu conhecimento vasto da língua.

Dessa maneira, esse tipo de teste é vital para que a sua equipe esteja cada vez mais qualificada e possa se adequar a cargos mais altos à medida que se especializar em assuntos de seus interesses profissionais.

O seu negócio só tem a ganhar com os testes admissionais. Os benefícios vão desde a organização e otimização do processo por meio de plataformas digitais, certeza de estar contratando alguém com o perfil certo, até o melhor gerenciamento das relações profissionais na empresa.

Assim, o jeito mais simples para você achar alguém com um perfil característico para compor o seu time é realizando testes de proficiência durante um processo seletivo.

Quais habilidades podem ser testadas pelo teste de proficiência?

São inúmeras as opções de testes que podem ser realizados para avaliar a proficiência de um candidato. Todavia, é preciso escolher um tema específico como exigência do perfil que se deseja filtrar. Durante o certame, não será possível omitir defeitos ou qualidades: a pessoa, simplesmente, receberá uma pontuação de acordo com o próprio desempenho, de maneira justa e assertiva.

Ou seja, você quer saber, realmente, se quem você está contratando entende de inglês? Faça um exame de proficiência para ter a certeza de que aquele contrato não foi em vão. Existem diversos tipos de testes e cada um apresenta finalidades e benefícios diferentes. Confira agora as principais habilidades que podem ser avaliadas!

Teste de proficiência em inglês

Deve ser ressaltada a importância do exame de proficiência em inglês para quem esteja avaliando um possível candidato. Nesse caso, existem alguns certificados que já deixam claro se a pessoa está apta a ser contratado, são eles:

  • TOEFL: trata-se do tipo mais amplamente aceito e respeitado, reconhecido por mais de dez mil instituições de nível superior;
  • TOEIC: funciona como uma simulação de conversas reais que apresentam relevância no modelo de trabalho global. Seus relatórios emitem uma apuração dos principais pontos fortes e fracos;
  • TEAP: exame da língua inglesa bastante utilizado entre os pós-graduados brasileiros pela maneira como alcançou destaque internacional. Objetiva a habilidade acadêmica de leitura e compreensão de textos.

Teste de proficiência em lógica

Frequentemente utilizados em processos seletivos, os testes de lógica são comuns em diversos concursos, sendo extremamente necessários para avaliar o tipo de raciocínio do candidato. Com a intenção de avaliar a capacidade analítica de cada um, esse exame consegue analisar se cada concorrente está apto a resolver questões por meio do raciocínio adotado.

Para escolher o melhor teste de lógica recomendamos um nível básico de matemática e interpretação de texto, além de certo conhecimento em probabilidade, geometria e equações.

Quando se trata desse tipo de avaliação você deve sempre ponderar a capacidade de cada um em resolver as questões, evitando o máximo de erros. Alguns testes desse tipo podem ser cronometrados para que possam ser avaliados de maneira mais críticas antes de se chegar a um resultado sobre determinado candidato.

Teste de proficiência em Excel

Sendo um dos softwares mais populares quando o assunto é planilha, o Excel faz parte do cotidiano de mais de 95% das empresas de todo o planeta e representa a melhor solução para cálculos de diversos formatos.

O exame de proficiência desse tipo avaliará os conhecimentos gerais empregados por meio desse aplicativo, objetivando a resolução prática de problemas matemáticos. São aquelas famosas fórmulas que fazem a diferença no caso de alguém que esteja pronto para fazer a prova. Muito versáteis e às vezes complexas, essas fórmulas auxiliam profissionais de diversos setores a realizarem cálculos necessários ao cotidiano do trabalho.

Teste de Compreensão de Texto

A compreensão da leitura é uma construção que envolve processos cognitivos distintos e complexos. Na realidade, cada um consegue interpretar um determinado texto de acordo com a sua bagagem individual de cultura e domínio da língua portuguesa. Cabe ao examinador saber analisar as abordagens e visões de mundo de cada candidato para chegar a uma conclusão construtiva no final.

É muito importante dominar a norma padrão da nossa língua para conseguir avaliar corretamente quem será contratado. Cabe lembrar que cada pessoa apresenta uma maneira de enxergar um texto, mas as interpretações não podem sair muito do padrão esperado para o processo seletivo.

Após serem realizados todos os exames, fica fácil selecionar o candidato que mais se encaixa no perfil, basta analisar quais são as proficiências que mais pesam para o cargo em vigência. Vale a pena lembrar que existe uma maneira de facilitar os testes de proficiência da sua empresa. Não existe mais a necessidade de perder tempo aplicando provas e mexendo com papelada: com a Solução Busca Certa da Catho, você agiliza o processo de recrutamento por meio de uma plataforma de candidatos já avaliados.

E aí? Gostou do conteúdo? Está procurando por soluções que simplifiquem os processos seletivos da sua empresa? Busque currículos por meio da interface Catho de maneira ágil e fácil.

Prospecção ativa de candidatosPowered by Rock Convert

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.