Há muito tempo, o uso de tecnologias no setor de Recursos Humanos deixou de ser uma tendência se tornou uma realidade. A tomada de decisões baseada em dados transformou a área de gestão de gente e garantiu resultados ainda mais certeiros, permitindo que os profissionais tenham uma atuação mais estratégica.
Naturalmente, a adoção das mudanças não trouxe apenas benefícios, mas também desafios, que devem ser encarados a fim de gerar menos impactos no processo de trabalho do time de RH. Vamos entender melhor sobre o assunto?
Benefícios da adoção de tecnologias no RH
A transformação digital na área de gestão de pessoas permitiu que sua atuação — nas tomadas de decisão e no alcance dos objetivos da empresa — fosse mais concreta. Como o setor que seleciona pessoas, é fundamental que a inovação comece por ele e que seus processos reflitam essa característica.
Uma das ferramentas em que isso se percebe de forma mais clara é por meio da automatização de processos (também conhecido como digitalização).
Automatização de processos
Tarefas manuais não são apenas cansativas; elas antes consumiam o tempo que poderia ser dedicado a iniciativas mais estratégicas, fundamentais para o sucesso da organização.
Com a automatização, diversos processos — como a integração de novos colaboradores e o suporte ao recrutamento de talentos — foram otimizados, permitindo que softwares de inteligência artificial agilizem as etapas mais operacionais. Esses sistemas atuam como ferramentas de apoio, aproveitando a expertise dos profissionais de Recursos Humanos para decisões mais complexas e personalizadas.
Por exemplo, o software pode auxiliar na triagem inicial de candidatos com base em critérios predefinidos, liberando a equipe para se concentrar nas entrevistas e nas avaliações mais detalhadas, nas quais o fator humano é essencial.
Melhoria da experiência do colaborador
As vantagens do uso de tecnologias no RH não valem apenas para os profissionais do time em si, mas também para aqueles que almejam entrar na empresa. Hoje, todas as fases de um processo seletivo podem ser feitas de forma remota, da triagem inicial até a entrega de documentos, salvando tempo e dinheiro dos candidatos.
É essa mesma tecnologia que permite que os dados de todos os funcionários sejam salvos com segurança, centralizando as informações e facilitando seu acesso quando necessário.
Tomada de decisões baseada em dados
A utilização de sistemas no RH garante a geração de dados, insights e análises, possibilitando que os profissionais identifiquem tendências e consigam tomar decisões com mais eficácia, orientados por dados, e criando estratégias mais eficientes para solucionar problemas ou avançar em busca de resultados.
Contar com essas informações posiciona a área de Recursos Humanos enquanto um parceiro estratégico da alta gestão, mostrando sua importância e colaboração para a cultura organizacional do negócio.
Agilidade e flexibilidade
Sem dúvida, a agilidade é um dos principais benefícios do uso de tecnologias no RH. Ao delegar as atividades para um software de recrutamento e seleção, por exemplo, o profissional de recrutamento e seleção economiza horas de análise, visualizando currículos e recebe, em minutos, uma triagem mais acurada, próxima do que precisa para a fase seguinte do processo — que também pode ser conduzida via inteligência artificial.
Com setores cada vez menos robustos e a necessidade de otimizar custos, essa flexibilidade se tornou necessária para garantir a produtividade da área.
Desafios na adoção de tecnologias no RH
Ainda que as vantagens se sobressaiam, é inegável que existem desafios com a implementação de novas tecnologias no setor de gestão de pessoas. Conheça alguns a seguir e como lidar com eles.
Resistência à mudança
É natural resistirmos ao que não conhecemos. Nem todos estão dispostos a abraçar novidades de imediato, mesmo quando os benefícios são evidentes.
No caso da tecnologia, o receio comum é que um novo sistema possa substituir funções ou até setores inteiros. No entanto, a realidade é que a tecnologia não veio para substituir, mas para complementar o trabalho humano, ampliando a eficiência e permitindo que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas.
Por exemplo, em vez de eliminar a necessidade de um time de Recursos Humanos, um medo bastante comum, um sistema de inteligência artificial pode automatizar tarefas repetitivas, como o agendamento de entrevistas ou a triagem inicial de currículos.
Isso permite que os profissionais de RH dediquem mais tempo a etapas que exigem discernimento humano, como entrevistas técnicas e desenvolvimento de estratégias de retenção de talentos.
Quanto mais conhecimento e domínio se adquire sobre a tecnologia, mais indispensável o profissional se torna. Assim, o caminho não é resistir, mas sim aceitar e aprofundar-se no seu uso, promovendo uma colaboração na qual a tecnologia apoia a expertise humana, gerando resultados mais sólidos e rápidos.
Segurança e privacidade
Ainda que alguns sistemas ofereçam máxima segurança, sabemos que a internet sempre foi suscetível a ação de hackers, principalmente na fase de treinamento, quando os algoritmos de aprendizado da máquina são criados.
Essa possibilidade, mesmo quando é remota, assusta diante da possibilidade de vazamento de informações importantes e sigilosas. Diante disso, todo cuidado é pouco. É essencial investir na segurança e privacidade dos dados, resguardando-se sempre contra atuações criminosas.
Integração com sistemas existentes
Essa integração consiste em unir diferentes softwares para trabalhar em parceria. Na prática, a ideia é permitir que os dados circulem de forma mais rápida e eficiente entre setores que precisam trocar informações na rotina.
Mesmo que essa medida otimize os processos, centralize os dados e até melhore a experiência dos colaboradores, tornando suas atividades mais ágeis, novamente, a segurança da informação é questionada, quando há esse compartilhamento. Mais uma vez, a necessidade de proteção precisa ser reforçada.
Manutenção e suporte
Toda tecnologia demanda manutenção e suporte. Como qualquer máquina, elas são suscetíveis a erros, e é a manutenção que reduz a possibilidade de erro, como se fosse uma melhoria contínua, prolongando sua vida útil e mantendo-a eficiente.
No entanto, isso não a torna a prova de falhas. Os softwares precisam de suporte periodicamente, e isso pode ser considerado um ponto negativo na hora de aderir a uma nova tecnologia.
A resistência ao uso de novas tecnologias no RH depõe contra qualquer negócio. Hoje, dependemos de aplicativos para realizar atividades rotineiras e, no meio organizacional, não é diferente. Quem não adere fica para trás e, no mercado, isso significa perder clientes e investidores.
Para os mais reticentes, é possível dar um passo de cada vez, estudando quais processos podem ser substituídos. Vale lembrar que o intuito da tecnologia é agilizar, flexibilidade e ajudar, permitindo uma atuação mais estratégica, não só do RH, mas em qualquer área organizacional.
Contribuir para essa melhoria demonstra proatividade e abertura à inovação, um valor comum a todas as empresas que desejam continuar operando e se destacando em seu segmento. Conhecer mais sobre o assunto evita tomar como verdades absolutas ideias de senso comum e auxilia a manter a mente aberta a novas possibilidades.
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