Ao traduzirmos literalmente o termo Team Building temos “construção de equipe”, que é uma prática que vem ganhando espaço dentro das organizações, afinal a integração e a otimização do trabalho em grupo, pilares desta atividade, só tem agregado valor às relações organizacionais.
Normalmente, as empresas oferecem uma série de treinamentos e cursos técnicos para suas equipes, no entanto, percebe-se cada vez mais que a construção de equipes aborda outras características como emoções, comportamento, cultura, entre outros. Por isso a utilização de novas técnicas para formar times ganha força.
As atividades em treinamentos de Team Building reforçam e desenvolvem conhecimento em colaboradores, além de criar laços relacionais mais fortes. Com treinamentos que envolvem até atividades como rafting, resolução de desafios como caça a “tesouros”, entre outros, esta ferramenta é importante para líderes e demais profissionais envolvidos em gestão, pois humaniza as relações profissionais e forma equipes de alta performance.
O ideal em treinamentos de Team Building é que eles sejam realizados fora do ambiente de trabalho para que os profissionais envolvidos se sintam mais à vontade e possam se expressar melhor. Na verdade, o maior objetivo é investir na capacidade dos colaboradores para que os propósitos da organização sejam cumpridos.