O follow up é uma importante ferramenta que costuma ser utilizada nas empresas para monitorar o andamento de determinada tarefa ou processo. De origem inglesa, em português o termo significa continuação, acompanhamento, seguimento, supervisão, fiscalização ou verificação.
De forma geral, ele se refere à comunicação que envolve o acompanhamento dos objetivos estabelecidos, uma vez que a partir do acompanhamento frequente, problemas podem ser sanados, falhas podem ser corrigidas e novas estratégias podem ser aplicadas, garantindo o resultado esperado ao final do processo.
Em outras palavras, a técnica tem como vantagem, se aplicada frequentemente no controle das tarefas executadas, aumentar as chances de identificar os erros e, de forma mais rápida, colocar em prática as ações necessárias para que tudo volte ao planejado.
O follow up é também uma poderosa estratégia de vendas, com a finalidade de descobrir se os desejos dos consumidores estão sintonizados com o que a empresa pretende oferecer.