A cultura organizacional, ou cultura corporativa, é a reunião de normas cujo papel é reforçar as ações e as práticas de gestão de pessoas e de resultados de uma empresa, com base em suas crenças e regras morais, éticas e de conduta. Independentemente do porte, toda organização tem uma política organizacional que orienta os funcionários na realização de suas tarefas.
A cultura organizacional constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização, e tem por função tornar o ambiente de trabalho mais produtivo, conduzindo os colaboradores dentro das políticas internas e externas da empresa e colaborando para que eles enxerguem o negócio e passem a agir dentro dele de forma mais incisiva.
Em outras palavras, ela orienta o comportamento dos membros de uma organização e direciona suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. Além disso, permite a prevenção de conflitos internos e problemas interpessoais, e também ajuda a mostrar à sociedade quais são as visões e os objetivos seguidos pela organização.
Quando transmitida de forma efetiva, com os valores bem definidos e compartilhados, a cultura organizacional pode transformar de forma positiva o impacto das lideranças sobre o desempenho dos funcionários, melhorando o ambiente profissional e favorecendo maior entendimento e crescimento dos colaboradores.