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Gestão de pessoas

Saiba como fazer gestão comportamental

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 22/06/2023 | 
  • 8 min de leitura
Saiba como fazer gestão comportamental

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  • O que é gestão comportamental?
  • Onde a gestão comportamental é aplicada?
    • Recrutamento e seleção
    • Desenvolvimento de lideranças
    • Gestão de conflito
    • Feedback
  • Quais são as vantagens da gestão comportamental?
    • Conhecer os colaboradores
    • Montar equipes mais produtivas
    • Melhorar o clima organizacional
  • Como colocar a gestão comportamental em prática?
    • Encontrar o perfil comportamental adequado
    • Analisar o perfil comportamental das equipes
    • Incluir os líderes nas análises
    • Ter uma boa comunicação entre as equipes

O mercado empresarial tem mudado muito nos últimos anos e isso reflete a mudança na mentalidade dos gestores e empresários. Diante desse cenário, a gestão comportamental surge para lidar com os diversos desafios que aparecem.

A inovação apresentada pela gestão comportamental está no foco da empresa, que passa a valorizar o desenvolvimento de habilidades e motivar os colaboradores, além de buscar um ambiente laboral saudável. A partir dessa nova perspectiva, a organização se beneficia com o aumento da produtividade e a melhora dos resultados.

Se você quer saber o que é gestão comportamental, como realizá-la em sua empresa e quais são as vantagens que ela permite, leia este artigo até o final!

O que é gestão comportamental?

A gestão comportamental é um modelo de gestão que vem sendo muito aplicado nas empresas, com o objetivo de compreender o comportamento dos colaboradores da organização e se beneficiando de suas habilidades profissionais.

Essa gestão mais estratégica pode ser aplicada em todas as áreas e os setores da empresa, para criar times de alta performance.

Um exemplo disso é a importância dada às habilidades comportamentais ao definir os perfis ideias para cada cargo numa contratação, reduzindo falhas e retrabalho.

Onde a gestão comportamental é aplicada?

A gestão comportamental pode ser utilizada em diversos processos que ocorrem na empresa. Acompanhe.

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores é otimizado ao se fazer a gestão comportamental, pois, como já dissemos, ela busca o melhor perfil para a vaga disponível. Isso faz com que a probabilidade de demissões e de taxa alta de turnover seja reduzida.

Desenvolvimento de lideranças

É importante que a empresa tenha em seus times líderes que assegurem bons resultados, que incentivem os colaboradores e os ajudem a ter um alto desempenho.

Sendo assim, é fundamental organizar treinamentos que proporcionem o desenvolvimento das habilidades necessárias para um líder.

Gestão de conflito

Qualquer organização está sujeita a ter conflitos internamente, seja pela diferença de pensamentos, seja pela não aceitação de um comportamento, por exemplo.

Com a gestão comportamental, resolver esses tipos de conflito fica muito mais fácil, já que os gestores poderão entender os pontos de vista, e serão capazes de resolver os problemas sendo empáticos e mantendo as partes satisfeitas.

Feedback

A cultura do feedback é essencial para uma empresa, pois é a partir dele que o profissional saberá o seu valor e o seu desempenho na execução das atividades.

Conhecer o perfil do profissional será fundamental, principalmente em casos que não esteja cumprindo com suas demandas da melhor forma.

Muitas vezes, o motivo pode ser por não ter o perfil ideal para aquela função, ou não conseguir lidar com as responsabilidades exigidas, e é somente a partir de feedbacks que se pode identificar a questão a fim de saber como solucioná-la.

Quais são as vantagens da gestão comportamental?

Além de favorecer contratações mais certeiras, melhorar os feedbacks e promover treinamentos eficazes, a gestão comportamental proporciona várias outras vantagens competitivas para as organizações.

Veja agora as aplicações práticas da gestão comportamental que geram essas vantagens.

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Conhecer os colaboradores

Analisar o perfil dos colaboradores é um processo contínuo e precisa ser revisto periodicamente. A cada ciclo de avaliação, líderes e liderados têm a possibilidade de identificar seus pontos fortes e onde precisam melhorar.

Montar equipes mais produtivas

Ao montar uma equipe é necessário levar em consideração o perfil de cada profissional para manter o equilíbrio e ter sucesso na gestão de pessoas.

Por exemplo, normalmente um time de vendas é composto de profissionais de perfis executor e comunicador. Mas pode ser necessária a presença de alguém que seja mais estratégico e planejado, características de perfis planejadores e analistas.

Fazer a gestão comportamental nos times permite a pluralidade cultural com qualidade, trazendo melhorias na resolução de problemas e na conquista das metas.

Melhorar o clima organizacional

O clima organizacional aponta a satisfação dos funcionários com seu espaço de trabalho. A qualidade das relações interpessoais influenciam nessa questão, pois são elas que desenvolvem a cultura organizacional e determinam os comportamentos coletivos dos colaboradores.

Uma gestão comportamental adequada identifica as características de cada profissional que devem ser exaltadas e também as que precisam ser trabalhadas para melhorar o convívio em grupo.

Como colocar a gestão comportamental em prática?

A seguir, preparamos algumas dicas de como é possível colocar esse tipo de gestão na prática.

Encontrar o perfil comportamental adequado

Cada função necessita de um perfil de profissional diferente; não é correto selecionar um profissional com perfil executor para ocupar um cargo que exige habilidades estratégicas, por exemplo.

Por isso, é fundamental definir o perfil comportamental mais adequado, diminuindo as chances de um colaborador se frustrar e desmotivar por falta de identificação com a função.

Já com esse mapeamento, o gestor é capaz não apenas de direcionar o melhor profissional para a função, como também aperfeiçoar suas habilidades.

Em um processo seletivo, isso se faz possível por meio de testes (tomando cuidado para que não sejam muito longos e desmotivem os profissionais a se candidatarem) e entrevistas comportamentais, por exemplo.

Para conseguir organizar todas as informações obtidas dos candidatos nas diversas etapas do processo seletivo, uma boa dica é utilizar um fluxograma de admissão.

Analisar o perfil comportamental das equipes

É comum buscar profissionais no mercado, mas não olhar para o seu quadro de funcionários. O resultado é um gasto maior com contratação, treinamento e adaptação do novo colaborador.

Analisar os perfis que já fazem parte da empresa é essencial para preencher lacunas. Identificar quem já está contratado e quais as habilidades que estão em “falta” é uma forma de evitar contratações desnecessárias.

Incluir os líderes nas análises

Apesar de a gestão comportamental ser uma atividade realizada pelo departamento de recursos humanos, o processo pode ser melhorado quando os líderes das equipes são incluídos nessas atividades. Afinal, são com eles que o profissional vai se relacionar profissionalmente.

Ter uma boa comunicação entre as equipes

Manter diálogos constantes com os funcionários sobre suas atividades possibilita uma relação mais clara entre líder e liderado, além de transmitir a importância do profissional para a empresa e mostrar seus pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos.

A gestão comportamental pode proporcionar muitos benefícios para a sua organização. Como você pôde notar, colaboradores que se sentem valorizados e motivados são mais produtivos e trazem melhores resultados para o negócio.

Por isso, lembre-se de todas as dicas que demos, e busque ferramentas que vão ajudar você nesse processo. Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades quentinhas sobre o assunto.

Catho
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