Você saberia dizer qual é o retorno que a sua força de trabalho traz para a empresa? De que maneira você mede o verdadeiro valor dos colaboradores que integram o seu quadro de pessoal? O Employee Lifetime Value (ELTV) é um conceito relativamente novo, mas muito relevante para o setor de Recursos Humanos (RH).
Frequentemente, ouvimos — e reproduzimos — a máxima de que o capital humano representa o ativo de maior valor em qualquer organização. Sim, trata-se de um fato. Mas o que realmente isso significa? Não é difícil compreender que as pessoas são as responsáveis pela entrega de valor e pela visão de um negócio. A questão-chave é: como quantificar isso?
Nas próximas linhas, vamos explicar o conceito de Employee Lifetime Value, por que esse indicador é tão importante, como calculá-lo, entre outros pontos. Continue a leitura!
O que é Employee Lifetime Value?
O ELTV pode ser traduzido livremente como o “valor do tempo de vida útil do funcionário”. Ou seja, trata-se de um indicador que torna possível mensurar o retorno financeiro que cada profissional da companhia gerará ao longo do tempo em que trabalhar para a organização.
Os princípios do Employee Lifetime Value provêm de uma métrica empresarial já bastante popular: o Lifetime Value (LTV), que se refere ao tempo de vida útil do cliente, reconhecendo o seu valor durante os anos de relacionamento mantido com a marca. O ELTV se baseia na mesma ideia.
Nesse caso, é importante levar em consideração que a jornada do colaborador tem início antes mesmo do momento da admissão. Afinal, o processo de recrutamento e seleção (R&S) já gera custos para o empreendimento.
Logo após, o talento contratado começa a produzir receita, atuando, geralmente, no seu nível de engajamento máximo. À medida que o tempo passa, porém, é esperado que ocorra uma queda no empenho.
Na prática, há uma redução dos lucros gerados até o momento do desligamento do profissional da empresa, que pode ser voluntário ou em razão de uma decisão da gestão. De todo modo, novamente, é necessário lidar com custos.
Nesse sentido, pode-se dizer que o propósito da gestão de RH é justamente elevar as taxas de Employee Lifetime Value, mantendo o talento totalmente engajado pelo período máximo de tempo viável.
Por que esse indicador é importante?
A transformação digital já é uma realidade há bastante tempo. Estamos vivendo uma era na qual a tecnologia, cada vez mais, assume um papel de protagonismo nos processos de qualquer negócio. Nesse contexto, determinados recursos, como a utilização de dados para embasar as tomadas de decisão e a automação das atividades, elevam a produtividade.
No entanto, como dito, o capital humano mantém o “posto” de ativo mais importante no meio corporativo. Até porque, se não houver um time de talentos eficiente, qualificado e comprometido com o desempenho das suas atribuições, não será possível tirar proveito da tecnologia na busca dos objetivos institucionais.
Isso torna crescente a preocupação em mensurar a contribuição dos profissionais e, claro, em potencializá-la. Diante desse cenário, o Employee Lifetime Value torna mais estratégica a gestão de pessoas. Afinal, com o uso do indicador, passa a ser bem mais fácil, por exemplo:
- calcular o ROI (Retorno Sobre o Investimento) no setor de RH — haja vista que o ELTV representa a base do cálculo, viabilizando uma visão mais precisa e detalhada dos custos relativos à manutenção de cada posição no negócio e de quanto é gerado em ganhos;
- direcionar adequadamente as iniciativas de reconhecimento e desenvolvimento — considerando que uma das contribuições mais interessantes da gestão de pessoas para a empresa como um todo é a capacitação dos talentos, inclusive auxiliando-os na gestão da carreira para que as suas funções sejam executadas de modo otimizado. O ELTV ajuda nisso porque possibilita a identificação dos colaboradores que vêm sendo subutilizados (para desenvolvê-los) e que entregam uma performance “fora da curva” (para recompensá-los);
- reter os profissionais — em razão da alta empregabilidade de determinados colaboradores, que, muitas vezes, tornam-se “alvos” da concorrência, a retenção dos talentos é uma preocupação constante do RH. O Employee Lifetime Value se revela um incrível aliado nesse sentido para otimizar a estruturação do plano de desenvolvimento do quadro de pessoal, o que eleva os níveis de satisfação, engajamento e motivação dos trabalhadores.
Como calcular o Employee Lifetime Value?
Na prática, o cálculo do ELTV é bastante desafiador, já que é preciso criar meios de mensurar valores intangíveis. Reforçando, o Employee Lifetime Value é a relação entre o tempo que o profissional permanece em uma empresa e o retorno que é gerado por ele levando em conta os parâmetros determinados pela gestão.
Logo, é possível resumi-lo à aplicação da seguinte fórmula:
ELTV = retorno por colaborador x período de permanência na empresa
No entanto, a verdade é que são diversos os fatores que precisam ser considerados no cálculo do Employee Lifetime Value, principalmente no que diz respeito ao potencial de geração de resultados do talento e à economia proporcionada à organização. Como exemplos, podemos citar:
- o entusiasmo do trabalhador ao fazer menção à companhia externamente;
- o nível de motivação do profissional para trabalhar em equipe e fomentar uma atmosfera saudável;
- o fit cultural que o talento apresenta (ou o esforço empregado para desenvolvê-lo);
- o potencial criativo que o colaborador tem para inovar e contribuir para a criação de soluções novas etc.
Como analisar o Employee Lifetime Value da empresa?
Complementando o tópico anterior, a análise do ELTV, como dito, requer um estabelecimento adequado dos parâmetros avaliativos, que variam de acordo com o cargo, bem como um acompanhamento regular. Nesse sentido, é fundamental:
- determinar os parâmetros de avaliação de cada posição, que devem refletir os resultados esperados dos profissionais e manter uma associação direta com as atividades desempenhadas;
- monitorar constantemente os indicadores, pois, dessa forma, a empresa poderá reagir de maneira mais positiva a eventuais desvios, seja mitigando problemas, seja aproveitando oportunidades de ganhos e/ou crescimento.
Nessa perspectiva, Marco Tulio Zanini, consultor empresarial, diz sobre as tendências do mercado: “Será mais levada em conta a proposta de valor de cada indivíduo e a avaliação de performance na área em que ele atua. Para a gestão de pessoas ser elevada, é preciso subir um degrau e olhar para as métricas. Além disso, as organizações precisam customizar esses indicadores”.
Percebeu como o Employee Lifetime Value se mostra uma ferramenta valiosa para aprimorar a experiência dos colaboradores da empresa, ao longo de toda a jornada, incluindo o contato inicial? Assim, como resultado, a companhia consegue formar times mais fortes e que produzem resultados potencializados.
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