O alinhamento cultural é um dos principais fatores na contratação. Ao observar esse aspecto, é mais fácil encontrar o candidato certo, que tenha fit com a missão, a visão e os valores organizacionais.
Ao adotar esse posicionamento, a empresa também tem mais chances de formar uma equipe de alta performance e voltada para o alcance dos objetivos estratégicos. Provavelmente, é isso que você deseja.
Então, que tal saber mais sobre a importância do alinhamento cultural para sua empresa? É o que vamos mostrar neste post. Continue lendo.
O que é alinhamento cultural?
O alinhamento cultural consiste na adoção de práticas que reflitam a missão, a visão de futuro e os valores organizacionais. O propósito é que todos os colaboradores internalizem os comportamentos, as crenças, os hábitos e os acordos internos e externos. Assim, conseguem ter a postura esperada pela empresa, aumentando o seu engajamento.
A grande vantagem de ter esse alinhamento é fortalecer a cultura organizacional e aumentar a motivação dos colaboradores. Dessa forma, todos os contratados entendem o porquê de suas funções e enxergar valor no seu trabalho.
Portanto, essa prática vai muito além de usar um estilo de roupa específico, por exemplo. Tem uma relação muito maior com espírito de cooperação e liderança, engajamento e alcance de objetivos futuros.
Como promover o alinhamento cultural na empresa?
A garantia de alinhamento entre a companhia e os colaboradores requer um mapeamento da cultura organizacional. Embora muitas empresas não a definam de forma adequada, ainda assim, ela está presente.
Diante disso, o que fazer? Veja a resposta a seguir.
Defina missão, visão e valores organizacionais
O primeiro passo é definir missão, visão e valores organizacionais. Isso ajuda a fortalecer a cultura da empresa e ainda mostrar qual é o propósito a ser perseguido por todos. Portanto, na hora da contratação, é possível encontrar o candidato mais adequado a esses aspectos.
Sua empresa pode prezar pelo espírito de liderança, por exemplo. Nesse caso, um candidato que não tenha proatividade e espere que as atividades sejam repassadas a ele não tem o fit cultural necessário para o negócio.
Diagnostique e aplique a cultura na prática
O diagnóstico organizacional ajudará a definir missão, visão e valores, e garantir que os colaboradores conheçam esses aspectos. Nesse cenário, é preciso que todos vivam essa cultura e a internalizem nas suas ações.
Por exemplo, sua empresa oferece o home office e permite que os colaboradores sejam nômades digitais. No entanto, eles devem comparecer a um retreat anual. Assim, a cultura é reforçada e todos entendem o que precisam fazer.
Contrate as pessoas certas
O alinhamento cultural deve iniciar na contratação. Pouco adianta contratar um profissional que tenha todas as competências técnicas necessárias, mas que sabe trabalhar somente sozinho, se sua empresa priorizar a cooperação. Afinal, haverá um choque claro entre ele e todos os outros colaboradores.
Tenha o suporte da liderança
Os gestores e líderes devem ter a mesma percepção da importância do alinhamento da cultura organizacional. Isso significa que, conforme o negócio cresce, haverá uma mudança de papéis.
Ou seja, os gestores passarão a participar menos de algumas decisões rotineiras, enquanto os líderes adotam uma posição mais estratégica. Isso porque eles têm a função de unificar a equipe e evitar a perda da qualidade.
Qual é a importância do alinhamento cultural?
A cultura organizacional está presente em qualquer empresa, mesmo que ela não tenha sido oficialmente definida. Nesse contexto, o alinhamento é uma parte fundamental. Isso porque a dimensão humana é essencial para o crescimento do negócio.
Ao ter colaboradores que entendem a cultura da empresa e a internalizam, há um aumento da motivação e do engajamento. Afinal, o senso de propósito aumenta e todos sabem o que precisam fazer para atingir o que a empresa espera.
Por todos esses motivos, você deve investir no alinhamento cultural. Para isso, adote as boas práticas recomendadas e faça um processo seletivo adequado. Assim, você encontrará os candidatos certos para as vagas e terá o melhor resultado na sua equipe.
Quer saber como fazer uma busca precisa? Então, entenda a importância e o que é o candidate persona, e saiba por que essa estratégia pode ajudar seu negócio!