Diplomas, cursos e muito conhecimento técnico são importantes para conquistar uma vaga, mas será que são suficientes? Você já sabe que unir hard e soft skills é a melhor forma de obter sucesso em qualquer recrutamento e o profissional T-shaped larga na frente no processo de seleção.
Mas o que é, de fato, um profissional T-shaped, por que ele leva esse nome e, ainda mais importante, como encontrar um?
Acompanhe a leitura e descubra como recrutar a pessoa ideal.

O que é um profissional T-shaped?
Profissional T-shaped significa, literalmente, um “profissional em formato de T”. Essa associação curiosa faz uma proposta de linha horizontal em cima de outra vertical.
De acordo com esse conceito, a parte superior da linha representa as habilidades “superficiais” de um profissional. Aqui, ele demonstrará toda a sua multi capacidade, as suas soft skills e interesses que existem, mas que ainda não foram aprofundados.
Já a parte vertical nos fala sobre o que há de profundamente desenvolvido naquele indivíduo, ou seja, as suas especialidades. É a base do profissional, o que dá suporte para a estrutura acima.
Assim, podemos dizer que o conhecimento profundo é o que permite que o profissional continue curioso e interessado, desenvolvendo-se cada vez mais.
Quais são as principais características desse colaborador?
Agora, vamos a algo que não é ensinado nas faculdades de RH. Um profissional T-shaped é mais procurado porque:
- é colaborativo e proativo;
- tem a mente aberta para novos aprendizados e experiências;
- tem um conhecimento em áreas diversas, ainda que não seja aprofundado;
- é muito bom em sua especialidade;
- entende que os conhecimentos estão interligados;
- tem raciocínio rápido e crítico;
- tem uma visão ampla.
Quais são as vantagens de contratá-lo?
Mas, afinal, quais seriam as vantagens de ter essa pessoa em seu time? Alguns dos destaques incluem:
- melhoria do clima e da cultura organizacional;
- nivelamento “por cima” dos membros da equipe;
- inspiração para outras pessoas do time;
- ajuda de uma pessoa proativa, que está sempre à frente das suas atribuições, entre outros.
Como recrutar um profissional T-shaped?
Contar com um profissional altamente qualificado na seleção – e por um longo ciclo de vida dentro da empresa – também exige contrapartidas, concorda?
Alguém tão especial certamente busca, também, vagas muito especiais. Por isso, é necessário mostrar o que há de melhor e quais são os diferenciais do trabalho em sua empresa.
Destaque pontos como benefícios, possibilidade de crescimento, valorização da autonomia, incentivo ao aprendizado e valorização de hard e soft skills.
Assim, é mais provável que o profissional mantenha interesse em ocupar uma vaga que combine com a sua personalidade. Além disso, que o valorize e incentive o seu desenvolvimento pessoal e de carreira – e sempre seja transparente quanto ao trabalho que ele irá assumir.
Gostou de saber o que é um profissional T-shaped e como recrutá-lo para a sua empresa? Agora, não pare de se informar sobre o assunto e otimize, cada vez mais, o processo de retenção de talentos em seu dia a dia!
Para você poder continuar agora mesmo o seu aprendizado, separamos outro conteúdo imperdível para a sua leitura. Descubra quais são as 8 habilidades do futuro e como elas podem ser desenvolvidas!