Quando se fala em gestão de pessoas é normal pensar apenas em atração, treinamento, contratações e outros assuntos que visam o desenvolvimento de funcionários dentro da organização. Mas e o processo contrário, e as demissões, será que demitir não demanda estratégias e esforços do RH?
Existem maneiras para minimizar este processo que muitas vezes é cercado por conflitos? Sim, existe basta ter uma boa gestão de demissões na política da empresa.
Em uma boa gestão de demissões o RH tem papel fundamental, pois é quem deve acompanhar todo o processo junto aos gestores de cada área que normalmente é quem bate o martelo quanto a decisões de desligamento. Embora a decisão parta de gestores, o RH deve entender todos os motivos que levaram ao fato, somente com o conhecimento de causa é possível agir de forma estratégica.
Estratégia para demitir?
Sim, é preciso entender que todo colaborador que faz parte da organização constitui sua formação, o significado da empresa pertence a cada um de seus colaboradores, quando eles se vão levam consigo conhecimento da empresa, leva experiência que um dia foi útil, por isso respeitar e fazer com que o funcionário não se frustre deve ser uma das estratégias desenvolvidas.
Agir para que os impactos sejam minimizados, com ações de recolocação profissional e outras também devem ser consideradas, pois estas atitudes deixam uma última impressão boa, por meio de um colaborador que terá registrada esta experiência pelo resto de sua vida profissional.
É preciso que o RH acompanhe todo o processo, pois deve ser preparado para estas situações. É primordial que ele auxilie os gestores a serem diretos, mas pacientes. Em uma demissão a precisão deve guiar a dinâmica, visto que não há mais espaço para negociações.
Há diversas formas de se gerir processos de demissões de maneira estratégica para empresa, ambos devem ir de acordo com a cultura da empresa, mas sempre visando o bom relacionamento entre a empresa e seus públicos, mesmo sabendo que ex-funcionários em sua maioria não são públicos primordiais para as organizações.