O processo de tomada de decisão é crucial para o sucesso das pequenas empresas, pois impacta diretamente a sua sustentabilidade, contribuindo para o seu crescimento no mercado. No entanto, a falta de recursos e informações adequadas pode tornar essa tarefa desafiadora, exigindo uma abordagem cuidadosa e estratégica.
Para superar esses desafios, é necessário que os empreendedores desenvolvam habilidades de análise e adaptação, a fim de alinhar as suas decisões às necessidades do negócio e do seu ramo de atuação. Quer saber mais sobre esse tema? Neste post, vamos abordar como tomar decisões mais certeiras. Confira!
O que faz parte da tomada de decisão?
A tomada de decisão em uma empresa está alicerçada na análise de diversos fatores que influenciam no seu funcionamento. Entre eles, destaca-se a análise de cenários, que envolve a avaliação de fatores internos, como capacidade produtiva e financeira, e externos, como tendências de mercado e concorrência.
Além disso, a definição de objetivos claros é fundamental para orientar as escolhas e garantir que cada decisão esteja alinhada com a visão e as metas do empreendimento. Outro aspecto essencial é a coleta e interpretação de dados relevantes, permitindo que os gestores tomem decisões mais informadas.
Também fazem parte desse processo a identificação e a comparação de possíveis alternativas, levando em conta seus impactos a curto e longo prazo.
Por fim, a gestão de risco é mais uma parte imprescindível da tomada de decisão, para contornar desafios e incertezas que possam surgir.
De acordo com a Pesquisa da Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil, de 2024, houve uma tendência de aumento na quantidade de empresas com função específica de gestão de riscos, em relação às pesquisas de anos anteriores, evidenciando a importância dessa área.
Qual a importância de tomar boas decisões?
Nas pequenas empresas, onde os recursos são mais limitados e os impactos das escolhas são mais diretos, tomar boas decisões é crucial. Cada resolução, desde a precificação de um produto até a contratação de um funcionário, pode influenciar no futuro do negócio.
Escolhas bem fundamentadas garantem um uso mais eficiente dos recursos, ajudam a aumentar a competitividade e podem melhorar o posicionamento da marca no mercado, além de reduzir riscos e fortalecer sua capacidade de se adaptar a desafios e oportunidades.
Como melhorar a tomada de decisão?
Tomar decisões empresariais vai muito além de escolher o que fazer em determinado momento. É necessário considerar uma série de fatores, a fim de antecipar desafios e oportunidades. Veja, a seguir, como melhorar esse processo.
Defina objetivos claros
O primeiro passo para uma tomada de decisão eficaz é definir objetivos claros. Quando você sabe exatamente o que deseja alcançar, fica muito mais fácil escolher a melhor direção.
Por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas em 20% no próximo semestre, todas as decisões devem estar alinhadas com essa meta, desde as estratégias de marketing até a gestão de estoque. Com metas bem estabelecidas, você evita decisões impulsivas e pode medir o progresso ao longo do tempo.
Faça um planejamento estratégico
A criação de um planejamento estratégico é indispensável para antecipar eventuais desafios e alinhar os recursos disponíveis de maneira eficiente.
Ao elaborar um plano, considere desde aspectos relacionados aos objetivos organizacionais até questões referentes aos produtos e serviços especificamente. Isso vai incluir, por exemplo, consideração de: visão, missão e valores do negócio; público-alvo; concorrência; bem como capital humano e financeiro.
Se você quer lançar um novo produto, planeje todas as etapas dessa atividade, como desenvolvimento e divulgação, o que aumenta as chances de sucesso e reduz o risco de erros.
Identifique o problema
Antes de tomar qualquer decisão, procure entender qual é o problema que você está tentando resolver. Muitas vezes, o que parece ser um desafio de marketing pode ser, na verdade, uma questão de fluxo de caixa.
Portanto, tire um tempo para observar a situação com calma e identificar as reais causas. Caso os clientes estejam insatisfeitos, pode ser um reflexo de um processo de atendimento ineficaz, e não de um problema no produto em si. Identificar essa falha corretamente permite direcionar os seus esforços para área adequada.
Colete as informações
A coleta de informações é uma etapa indispensável para decisões bem-informadas. No caso de pequenas empresas, isso pode incluir pesquisas sobre as preferências dos consumidores, tendências de mercado e análise da performance de vendas.
Está pensando em expandir para um novo mercado? Para tanto, será preciso pesquisar sobre a demografia local, concorrência e comportamento de compra para ter uma visão mais clara e mitigar riscos. Tenha em mente que quanto mais dados você tiver, mais sólida será sua decisão.
Nesse sentido, a IA pode ser uma grande aliada, pois oferece ferramentas que permitem prever desde as demandas até o comportamento de consumo. Com isso, é possível identificar oportunidades de negócios e se antecipar a elas.
Liste as soluções possíveis
Ter alternativas antes de tomar uma decisão permite avaliar diferentes cenários e escolher a opção mais vantajosa para o empreendimento. Sendo assim, faça uma lista de possíveis soluções e examine cada uma delas com cuidado.
Suponhamos que a empresa precise cortar custos. Em vez de demitir funcionários, talvez você possa considerar opções como renegociar contratos com fornecedores ou otimizar processos. Assim, você faz escolhas mais equilibradas, evitando decisões drásticas que possam afetar negativamente o ambiente de trabalho.
Avalie os riscos
Toda decisão envolve algum grau de risco que deve ser avaliado antes de agir. Isso pode ser feito considerando possíveis consequências e o impacto de cada escolha.
Se a empresa pretende lançar um novo produto, por exemplo, deve analisar os riscos de não ter a aceitação esperada no mercado. Estude o comportamento do consumidor e o cenário econômico atual. Com isso, você pode se preparar para imprevistos e minimizar surpresas ao longo do caminho.
Seja criativo
Muitas vezes, a solução para um problema pode vir de uma perspectiva. Quando as vendas caem e você não pode aumentar o orçamento de marketing, por exemplo, pode pensar em parcerias criativas com outras pequenas empresas ou influenciadores locais.
A criatividade é uma aliada valiosa para obter resoluções inovadoras, capazes de impulsionar o empreendimento. Além de solucionar os problemas imediatos, ela contribui para a criação de oportunidades que fortalecem a presença da marca no mercado.
Quais métricas acompanhar?
Acompanhar as métricas certas ajuda o empreendedor a entender se as decisões tomadas estão trazendo bons resultados ou precisam ser reajustadas. Nesse sentido, indicadores como fluxo de caixa podem evidenciar a saúde financeira da empresa, enquanto a taxa de conversão revela se suas estratégias de vendas estão realmente funcionando.
Já o custo de aquisição de clientes (CAC) avalia se os investimentos em marketing estão gerando o retorno esperado, e a taxa de retenção mostra quão bem o negócio está fidelizando clientes. Recomenda-se, também, monitorar o ticket médio para identificar possibilidades de aumentar a receita.
Quais os erros a serem evitados?
Um dos erros mais comuns na hora de tomar decisões em empresas de pequeno porte é agir por intuição sem embasamento em dados, o que pode levar a escolhas precipitadas e pouco estratégicas.
Ignorar a análise financeira também é um risco, pois decisões sem considerar custos e retornos podem afetar o seu caixa. Outro equívoco é não avaliar diferentes alternativas, tendo em vista que isso limita o potencial de encontrar a melhor solução para um problema.
Ademais, não resista à adaptação, nem insista em estratégias que não funcionam mais em um mercado dinâmico. Para evitar esses erros, é preciso basear suas decisões em informações concretas, preparar-se para diferentes cenários e manter a flexibilidade para efetuar ajustes conforme o necessário.
A forma como a tomada de decisão é gerenciada dentro de uma pequena empresa pode ser um diferencial para o seu desenvolvimento, consolidação e expansão no mercado. A partir de escolhas baseadas em dados e planejamentos estratégicos é possível ter mais controle sobre os rumos do negócio, minimizar erros e potencializar oportunidades de rendimentos.
Quer acompanhar mais dicas para a gestão da sua empresa? Siga as redes sociais da Catho e fique por dentro das nossas novidades. Nós estamos no Instagram, YouTube e LinkedIn.