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Profissional de marketing: conheça o seu perfil e como contratar um

*Este conteúdo é uma parceria entre Catho Empresas e Rock Content.

O profissional de marketing precisa ter habilidades ainda mais diversificadas e abrangentes com a evolução do segmento no universo virtual. São diversas características que compõem esse perfil, por isso, a área abriga pessoas de muitos campos profissionais diferentes.

Para contratar pessoas para times de marketing, é fundamental dar atenção à questão da multifuncionalidade e da interdisciplinaridade. Além disso, a contratação deve levar em conta as habilidades principais que fazem um especialista se destacar nessa posição. Falaremos de cada uma delas, neste post.

Confira se quiser aprender mais sobre o profissional de marketing, entender o seu perfil e saber o que é desejado nesse segmento.

O que o profissional de marketing faz na prática? 

O marketing é uma área que cuida da imagem da empresa e da relação com seus clientes. Assim, relaciona-se de forma muito próxima com outras importantes divisões no ambiente corporativo:

  • pensa como o nome da marca gera impacto com as relações públicas;
  • busca captar clientes com o time de vendas;
  • analisa aspectos da identidade da empresa com o pessoal do branding e do design.

Pode-se dizer que o marketing moderno (cada vez mais complexo) abrange essas outras áreas e as transforma em braços dele. Na prática, um profissional de marketing vai cuidar de abordagens e estratégias que visam a promover produtos e a marca em si. Vai pensar em táticas para fazer as pessoas prestarem atenção em determinada oferta, bem como começar a se relacionar com a empresa.

Captação de clientes

A captação de clientes é um objetivo comum e muito importante, tanto para o Marketing Digital quanto para o offline. No mundo virtual, os profissionais gerenciam posicionamento de sites em motores de busca (SEO), email marketing, mídias sociais, anúncios virtuais, landing pages e blogs para tentar se comunicar com o público e atraí-lo. A captação tem como propósito último a conversão de um visitante em um comprador.

No mundo offline, o profissional vai lidar com publicidade física e propagandas em meios clássicos, como outdoors, rádio e TV, que visam a gerar impacto e chamar a atenção das pessoas para o nome da marca e para seus produtos. Um outdoor atua em uma área específica, tentando gerar awareness para o que a empresa representa e, portanto, capturar clientes dispostos a pagar.

Nesse sentido, o especialista de marketing trabalha focado em conseguir contatos importantes para passar para o time de vendas. Busca fazer as pessoas conhecerem e entenderem a marca e intenciona posicioná-la na mente de clientes.

Definição de público-alvo

Outra atribuição do marketing é trabalhar com a definição de público-alvo. Seja em um novo produto, seja no começo de uma marca, o profissional é responsável por delimitar quem é o grupo de alcance das estratégias de comunicação. Desse modo, estudam-se as características dessas pessoas para tentar oferecer uma mensagem eficiente e direcionada.

No marketing mais moderno, o público-alvo se torna uma persona para permitir ações ainda mais profundas de segmentação e personalização. A empresa não fala mais a um grupo de pessoas em um intervalo de características. Agora, relaciona-se com consumidores com nomes, profissões, idades, preferências, medos, ambições.

Geração de valor

Nesse sentido, temos uma importante atribuição que faz parte do marketing online atual: a geração de valor. O profissional da área não é somente o responsável por captar clientes a curto prazo, com publicidade mais direta e incisiva, por exemplo. Ele deve planejar estratégias de longo prazo que criam autoridade e conquistam certo espaço para a marca.

O Marketing de Conteúdo se encaixa nesse caso. É uma abordagem planejada que visa à captação de clientes em um prazo longo. O objetivo principal é desenvolver conteúdo para ajudar as pessoas, de modo que isso crie uma conexão que viabilize o relacionamento comercial posteriormente.

Nesse caso, o profissional atua com a elaboração de cronogramas, pesquisas de temas, análise de palavras-chave e, até mesmo, na redação, revisão e publicação de cada um dos materiais.

Análise de resultados

A análise de resultados e de pesquisas também é uma das funções do profissional de marketing. Eles lidam com pesquisas de campo para avaliar público-alvo, feitas no mundo offline, e métricas para análises de campanhas feitas no mundo virtual.

Como é a sua formação?

O profissional de marketing moderno é cada vez mais interdisciplinar. Preferencialmente, ele é formado em graduações de Comunicação, como Comunicação Social, Jornalismo ou Publicidade e Propaganda.

Contudo, vemos muitas pessoas da área de tecnologia, do Direito, da Administração e de outros setores. É possível termos até pessoas que não são graduadas, mas que têm as habilidades fundamentais para exercer a profissão.

Como veremos nos próximos tópicos, o marketing não se limita somente a criar campanhas e anúncios. Existe, também, um trabalho estratégico e analítico. Por isso, diferentes backgrounds oferecem as capacidades necessárias para que uma pessoa se destaque em diversas frentes nessa carreira.

Quais são as habilidades de um profissional de marketing?

As habilidades de um profissional de marketing variam muito, a depender de qual frente ele ocupa. Como vimos, no universo online, temos várias, e no offline, temos outras. É essencial que o profissional tenha habilidades desses dois universos, porém, e consiga transitar bem entre essas formas de comunicação.

Sobretudo, é necessário ser diversificado em suas abordagens e nunca se cansar de experimentar novas coisas. Estar atualizado com tendências tecnológicas também está se tornando uma habilidade importante com as mudanças e inovações recentes.

Qual é o perfil de um profissional de marketing?

Veremos, agora, quais habilidades compõem o perfil de um profissional de marketing.

Criatividade

A criatividade ainda é essencial. Pode ser para desenvolver um anúncio que chame a atenção, que fale com as pessoas e faça com que desejem saber mais e entrar em contato com a empresa. Nesse caso, a campanha requer uma abordagem diferente, que apresente algo especial — em termos de visual, de composição e de escrita —, que vai se destacar aos olhos do cliente.

Pode, também, ser útil para escrever conteúdos e pensar em abordagens únicas para o digital. Nesse sentido, é fundamental que os materiais sejam extremamente originais e falem especificamente com o cliente, de acordo com suas demandas.

Empatia

Marketing é criar ações que geram impacto para outras pessoas. Assim, uma habilidade desejada para um profissional da área é a capacidade de pensar como os outros, de se colocar no lugar deles.

É preciso entender o que a outra pessoa está pensando, o que ela deseja, como ela lida com suas dores. A partir disso, a empresa e o time conseguem pensar em soluções e em como apresentá-las a seu público.

Comunicação

Profissionais de marketing trabalham em equipe e precisam compartilhar ideias. Por isso, a comunicação é outra habilidade muito importante que deve ser requerida por quem avalia novos profissionais.

É mandatório saber trabalhar em grupo e transmitir pensamentos e opiniões para outros, até mesmo opiniões contrárias. Da mesma forma, o profissional deve entender como traduzir questões mais técnicas e expressá-las para leigos.

Empreendedorismo

Também vale citar a capacidade de administrar e empreender. A visão da pessoa que lida com marketing é muito voltada para gerenciar negócios, com um olhar amplo das oportunidades, dos riscos, do público-alvo e de outras questões essenciais.

É importante saber desbravar ambientes e conquistar resultados de uma forma corajosa, a partir de decisões seguras e amparadas em dados. O espírito empreendedor deve guiar a vontade do profissional de crescer, de evoluir e de conseguir sempre melhores resultados para sua companhia.

Como contratar um profissional de marketing?

Uma vez que você já imagina como um perfil ideal de um profissional de marketing é composto, pode pensar em contratar um especialista para integrar sua equipe. Para um recrutamento inteligente, é necessário pensar na especialidade que você busca. Ou seja, analise bem qual é o tipo de marketing que você já faz na empresa e quais são as funções principais.

Isso deve ser traduzido em necessidades que serão supridas com uma posição. A partir desse diagnóstico, a empresa consegue chegar a uma definição exata da vaga e pode fazer uma boa descrição de cargo.

Afinal, em alguns casos, a estratégia é focada exclusivamente no digital, como email marketing, redes sociais, SEO, conteúdo e outras abordagens. Em outros, é muito mais centrada no offline, com os meios tradicionais. Entretanto, também temos cenários em que ambos os tipos de conhecimento são requeridos.

Em seguida, defina muito bem onde procurar o seu profissional. Essa busca deve se assemelhar à procura por clientes em muitos aspectos: é necessário conhecer o perfil que você deseja atrair e entender em que lugares essas pessoas estão. Algumas opções são: LinkedIn, comunidades específicas de profissionais de marketing e grupos fechados em redes, como o Facebook, etc.

O que é preciso analisar em um profissional de marketing? 

Na hora da contratação, os responsáveis devem ter em mente algumas características que se destacam em um perfil. A partir desse norte, os recrutadores são capazes de avaliar corretamente cada candidato.

Nesse momento do texto, é bom retomar alguns aspectos-chave que já comentamos. A interdisciplinaridade é muito importante, uma vez que é preferível alguém com fluência em várias técnicas e visões do que uma pessoa muito restrita. O conhecimento de ferramentas analíticas também pode ser interessante, principalmente, no Marketing Digital.

A autonomia é um ponto relevante. Se o profissional consegue resolver problemas sozinho e apresentar soluções de qualidade, sem precisar de uma orientação externa, ele pode assumir uma posição mais avançada. Conseguirá lidar com as demandas de uma maneira ágil e descentralizada.

A organização também deve ser avaliada, bem como a comunicação. Outra habilidade crucial é o alinhamento do perfil do candidato com a cultura da empresa.

Como vimos, o profissional de marketing é uma pessoa vinda de diferentes áreas de expertise, mas com capacidade de comunicação, criatividade e espírito empreendedor. Assim, é um perfil cada vez mais complexo de definir, pois agrega diferentes habilidades e backgrounds. Para contratar alguém, é necessário definir muito bem a vaga, saber onde procurar e entender como avaliar cada candidato.

Gostou desse conteúdo? Saiba como estruturar, contratar e escalar times de marketing e continue melhorando a sua equipe

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