Você sabe o que é o onboarding digital? Essa é uma estratégia de integração que muitos gestores adotam para acolher novos colaboradores. Estruturar um bom plano de ambientação é muito importante para motivar o engajamento e aumentar as chances de sucesso na relação.
Com a adaptação do modelo de trabalho a distância, o onboarding é uma ótima ferramenta para humanizar o relacionamento entre o negócio e os talentos. Acompanhe, a seguir, e descubra como fazer um onboarding digital efetivo na empresa!
O que é onboarding digital?
O onboarding nada mais é do que um processo de integração que tem o objetivo de introduzir um novo colaborador à equipe de trabalho. Com isso, os gestores têm a oportunidade de apresentar a missão, a visão e os valores da companhia, além dos diferentes setores e times da empresa.
O principal intuito, portanto, é recepcionar adequadamente e oferecer capacitação para os profissionais que estão chegando no empreendimento. Isso permite que os funcionários atuem de maneira mais colaborativa e estratégica, com foco nas necessidades e objetivos do negócio.
O onboarding digital é a principal técnica para aproximar as equipes e contextualizar a jornada do colaborador na rotina corporativa. Ele também representa uma garantia de que o novo profissional terá uma experiência acolhedora, favorecendo como um todo a troca com os colegas de trabalho.
Por que o onboarding é essencial no trabalho remoto?
Existem diversos bons motivos que fazem os gestores investirem no onboarding digital. Antes de tudo, é uma maneira eficiente de reduzir o turnover e manter as taxas de retenção de talentos positivas.
Outro diferencial da estratégia é a questão da integração entre as equipes, que passam a ser mais colaborativas e produtivas. Com isso, a gestão pode contar com mais agilidade na capacitação profissional, promovendo a socialização dos funcionários e facilitando a adaptação ao novo grupo.
Mesmo que o profissional já tenha conhecimento sobre a função a ser desempenhada, a empresa pode aproveitar o momento para treiná-lo de acordo com as suas demandas. Isso pode garantir entregas e resultados mais alinhados com os objetivos e metas do seu setor de atuação.
Como funciona o processo de onboarding?
É justamente no onboarding que o indivíduo vai conhecer a empresa, as operações e os protocolos, e se apresentar ao time. No caso da atuação remota, a gestão deve incentivar a integração e auxiliar os funcionários na construção de uma experiência positiva, que realmente gere satisfação.
O processo de onboarding digital só funciona quando os colaboradores podem contar com uma estruturada adequada. Para isso, assim que o profissional é contratado, a equipe de RH deve fazer um levantamento dos recursos que serão necessários para que ele consiga exercer suas atividades adequadamente.
De forma geral, a ferramenta se baseia em algumas etapas essenciais, independentemente se é presencial ou digital. Treinamento, feedbacks, cronograma, integração e recepção, por exemplo, são ações essenciais em um processo de onboarding. Veja mais sobre cada um, a seguir!
Recepção do novo colaborador
Logo após o processo seletivo e a contratação, a gestão deve garantir um ambiente em que o novo funcionário consiga criar relações interpessoais que contribuam com o seu período de adaptação. A recepção é essencial para criar um sentimento de empatia e de pertencimento na companhia, sobretudo, no regime home office.
Disponibilização de treinamentos
Para que o novo funcionário execute um bom trabalho, também é fundamental que os gestores disponibilizem treinamentos e dialoguem sobre o papel que ele terá na empresa. O quanto antes ele se sentir preparado, mais rapidamente o profissional conseguirá contribuir com os resultados organizacionais.
Cultura de feedback
A cultura de feedback, como parte do onboarding, deve ser continuamente aprimorada no empreendimento. Ou seja, é fundamental que o setor de RH se empenhe, avalie e corrija possíveis falhas. Com isso, a gestão evidencia aos novos talentos que suas opiniões são importantes e consideradas, fortalecendo a imagem da organização como um todo.
Como fazer o onboarding digital na empresa?
O onboarding digital pode parecer desafiador em um primeiro momento. No entanto, à medida que as empresas estão optando pelo trabalho remoto, elas têm o dever de assegurar a boa integração de seus funcionários.
Veja, a seguir, como é possível fazer o onboarding digital, de forma a transmitir uma boa experiência para os colaboradores!
Pré-onboarding
Na fase pré-onboarding, a equipe de RH pode criar um modelo de checklist de integração para cada nova contratação. Essa lista de tarefas deve ser realizada pelo novo talento nos primeiros dias ou mês de atuação, justamente, para prepará-lo para as futuras atividades do processo de onboarding.
Primeiro dia
No primeiro dia de trabalho, igualmente, o RH tem a missão de fazer o colaborador ser acolhido pelo time, alinhar as expectativas e discutir as entregas. Nesse sentido, é interessante enviar um e-mail criativo, oferecer um presente de boas-vindas, marcar uma reunião calorosa e contar a história do negócio.
Primeiro mês
No primeiro mês, a gestão pode fomentar o compartilhamento de conhecimentos entre as equipes, instruir os líderes sobre a alocação dos novos membros e comunicá-los que priorizar o reconhecimento é essencial. Tudo isso para gerar experiências mais positivas ao profissional que está ingressando na empresa.
Avaliação
O RH também deve realizar uma avaliação de desempenho para acompanhar o funcionário. A partir disso, é possível adotar ferramentas e estratégias para manter a produtividade e a motivação sempre em alta.
No formato a distância, o onboarding digital precisa ser bem articulado. A tecnologia, nesse sentido, pode auxiliar significativamente, facilitando uma série de processos nas organizações.
Definir uma estratégia de onboarding digital pode ser desafiador. No entanto, esse tipo de atividade é muito menos trabalhoso do que ter que reiniciar um processo de recrutamento e seleção, concorda? A alta rotatividade nunca é vantajosa, portanto, a indicação é investir o máximo possível na integração dos profissionais.
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