Conhecido também como mentoring, apadrinhamento ou tutoria, a mentoria é uma ferramenta de desenvolvimento profissional onde uma pessoa torna-se mentor de um indivíduo menos experiente. Além de desenvolver questões ligadas à vida profissional do mentorado, o mentor toca em assuntos que não necessariamente tem a ver com carreira, visando maximizar resultados positivos.
A prática ganhou mais visibilidade com os processos de coaching existentes no mercado, mas a mentoria originou-se nos departamentos de RH quando profissionais mais experientes treinavam outros colaboradores das organizações. O que difere dos treinamentos convencionais, é que no processo de mentoria, vários aspectos são considerados, não apenas os profissionais.
A abordagem de mentoria enxerga o profissional de maneira mais humana como a gestão de pessoas deve ser, sendo assim, o mentorado é visto como pessoa e o profissional é apenas mais uma das atribuições dela. Neste ponto de vista o mentorado recebe instruções que ajudam a administrar todo o seu dia a dia.
Em um processo de mentoria o mentor ensina e mostra os melhores caminhos, mas assim como em todas as vertentes das relações humanas, existem trocas de experiências que acabam enriquecendo e personalizando o processo. Os departamentos de gestão de pessoas já entenderam que esta ferramenta resulta em diversos benefícios e o principal é ter profissionais com visão apurada e 360° de seus negócios
Boa tarde!
Teria algum serviço na catho, para verificar se meu cadastro está bom?
O que poderia fazer para melhorar meu currículo?
Tem alguém para me ajudar nas entrevistas?
Grata
Olá, Mirian!
Tudo bem?
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